Evento marca o início das obras no Campus Itajubá
Na manhã desta quinta-feira, dia 26, a direção do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) se reuniu com autoridades parlamentares para assinar a Ordem de Serviço, que marca o início das obras no Campus Itajubá. O novo campus funcionará na antiga sede do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).
Na ocasião estiveram presentes o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, o deputado federal Odair Cunha, o deputado estadual Ulysses Gomes, o diretor do LNA, Wagner Barbosa, o prefeito de Itajubá, Rodrigo Rieira, vereadores, autoridades locais e todo o colégio dirigente do Instituto.
Em sua fala de boas-vindas, o reitor agradeceu a todas as pessoas que tiveram participação na conquista do espaço para a instalação do novo campus do IFSULDEMINAS, entre elas o diretor do LNA e os deputados presentes, apontando-os como grandes patronos do IFSULDEMINAS desde a época das escolas agrotécnicas, “a gratidão é a mãe de todas as demais virtudes”, destacou Cleber. Ele também enfatizou a importância de ofertar educação pública e de qualidade a quem mais precisa, sendo essa a missão do Instituto agora também na cidade de Itajubá, “hoje, a história está sendo escrita à frente dos nossos olhos, debaixo dos nossos pés. Esse ato que hoje celebramos simboliza mais do que o início de uma obra, representa a chegada de oportunidades, desenvolvimento e inclusão”.
O deputado Odair Cunha emocionou-se em seu pronunciamento ao falar da importância da educação na formação das pessoas, “queremos formar gente trabalhadora e dedicada. A escola técnica forma pessoas para o mundo do trabalho e, a partir desse caráter que a gente carrega, nós construímos oportunidades para todos”.
O deputado Ulisses enfatizou as parcerias e empenho de todos os envolvidos na conquista do espaço para o novo campus, principalmente do diretor do LNA pela doação do espaço, “esses olhares que mostram compromisso público são muito gratificantes, não tem lado, não tem cor, não tem posição política, tem um objetivo comum, que une a todos nós. Então parabéns, isso aqui dá orgulho, a gente está na vida pública lutando pelo bem da nossa comunidade e parabéns ao Instituto Federal e a todos que acolhem a nossa unidade Itajubá como a mais nova instituição do nosso querido Instituto Federal”.
Em sua fala, o prefeito do município ressaltou a relevância das instituições de ensino na cidade de Itajubá, especialmente na oferta de cursos superiores e a transformação que a chegada do IFSULDEMINAS representará com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos. “Este presente que Itajubá recebe hoje vai além do que poderíamos imaginar”, concluiu o prefeito ao celebrar as novas oportunidades que se abrem para toda a região.
Outra atividade que chamou a atenção dos presentes foi a apresentação do diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Wagner Barbosa, sobre os trabalhos desenvolvidos pela instituição. Durante sua fala, ele apresentou um panorama das atividades de gerenciamento, desenvolvimento e montagem de instrumentos astronômicos de alta complexidade, além dos estudos conduzidos pelo LNA voltados à observação e compreensão do universo. “O LNA abriga o maior telescópio em solo brasileiro, equipado com um espelho primário de 1,60 metro de diâmetro”, destacou Wagner ao ressaltar a relevância da infraestrutura científica instalada na região.
Obras
Os estudantes de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre e estagiários da Diretoria de Obras e Infraestrutura, Victor Hugo de Lima e Silva Noronha e Leonardo Alexander Wroblewski, apresentaram o projeto das obras que serão iniciadas, junto do engenheiro civil do IFSULDEMINAS, Paulo Roberto de Oliveira.
As obras se iniciam com a construção de um bloco pedagógico, com 10 salas de aulas, divididas em dois pavimentos. As novas instalações também incluem sanitários masculino e feminino, com atendimento a Portadores de Necessidades Especiais em ambos os banheiros, além de acessibilidade a todas as estruturas garantida por meio de rampas, seguindo as legislações pertinentes.
O investimento previsto é de R$ 4.037.235,03, e o processo para contratação da empresa responsável se deu por meio de licitação por ampla concorrência.
Novo Campus Itajubá
Espera-se que o campus inicie seu funcionamento já no segundo semestre do próximo ano. No mês passado, o Instituto deu início a um amplo processo de escuta pública com representantes do setor produtivo, instituições de ensino e sociedade civil, com o objetivo de identificar as demandas locais e definir os cursos que serão ofertados.
Esse diálogo incluiu a realização de uma pesquisa especializada com a população e será encerrado com uma audiência pública, no dia 15 de julho.
Com investimento inicial de R$ 25 milhões, o Campus Itajubá deverá atender, quando em pleno funcionamento, de 800 a 1.200 estudantes, priorizando a oferta de cursos técnicos, além de graduações e futuras parcerias em pesquisa e inovação.
O Campus Itajubá faz parte do Novo PAC, uma iniciativa do Governo Federal, que em março de 2024, anunciou a criação de 100 novos Institutos Federais.
Confira as fotos do evento:
Texto: Monalisa Pereira / Dicom IFSULDEMINAS
Publicado: 27/06/2025
Redes Sociais