Página inicial > Institucional Geral > Acontece nos Campi > Passos: No ar, rádio educativa on-line oferece informação e entretenimento

Passos: No ar, rádio educativa on-line oferece informação e entretenimento

radiook

Federal FM

A Federal FM é uma emissora do Campus Passos. A proposta dela é levar à comunidade conteúdo musical, informativo e programas de entretenimento de qualidade. Sua política de programação segue os princípios e valores que norteiam os veículos públicos de radiodifusão: diversidade, pluralidade e universalidade. Ou seja, os programas devem ser capazes de atender o conjunto diverso da população.

A ideia para abertura da emissora começou em 2013, quando o professor Tiago Severino iniciou tratativas junto ao Ministério das Comunicações para abertura de canal de rádio educativa na cidade de Passos. A partir dos seus pedidos, a Anatel liberou o canal 106,3 em Frequência Modulada. Em 2014, por orientação do professor, a direção do campus enviou uma manifestação de interesse ao Ministério para que o canal fosse incluído no Plano Nacional de Outorgas (PNO). No ano seguinte, o PNO foi aberto, o campus candidatou-se e foi contemplado. Até o presente momento, o processo tramita dentro do Ministério ainda sem prazo definido para encerramento.

Apesar do canal não ter sido liberado, devido a demanda dos estudantes e necessidade do curso de Produção Publicitária, o professor iniciou ações para colocar no ar uma emissora on-line que pode ser acessada via navegador web ou por aplicativo próprio (ainda a ser desenvolvido). O importante desta fase é estruturar a emissora e produzir conteúdo. Quando houver a liberação da outorga de modo definitivo, o campus já estará estruturado com uma rotina de produção radiofônica consolidada e conteúdo já sendo veiculado on-line. A proposta é que toda geração de conteúdo da rádio seja feita, exclusivamente. por estudantes com apoio de professores e profissionais da área técnica. Confira o site da rádio: http://www.federalfm.com.br/

Leia mais: Carta de Princípios da Federal FM | O que é Radiodifusão Educativa?