Encontec 2023

Pró-reitorias apresentam projetos na 10ª edição da Encontec em Muzambinho

Imagem do WhatsApp de 2023 04 03 às 11.10.50No dia 1º de abril aconteceu a 10ª edição presencial do Encontro Tecnológico do Instituto Federal do Sul de Minas (Encontec), no campus Muzambinho. Com o tema "Gestão na Agropecuária", o evento contou com apresentações de trabalhos experimentais na área de ciências agrárias, com grupos de estudo e pesquisa, com minicursos e com a Feira Tecnológica, que expôs projetos de empresas, instituições parceiras e de diversos curso.

A 10ª Edição ficou marcada pelo número recorde de participantes, que somou mais de 830 pessoas, entre estudantes, produtores, parceiros e servidores. Além do número expressivo de participantes, o evento também contou com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, e de representantes da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PPPI) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex) do IFSULDEMINAS.

cleberCom tradição de mais de 10 anos, o evento promove a integração de diversos setores relacionados à agropecuária e se vale da educação profissional para divulgar os projetos e os resultados de pesquisas obtidos no IFSULDEMINAS. Neste ano, o Encontec teve ainda uma novidade dentre as atrações: A roda de conversa "Papo com as mulheres do agro", um momento onde as participantes puderam discutir o papel e a importância da mulher no ambiente do agronegócio.

Durante a Feira, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação participou de exposições de trabalhos ligados a vários cursos e Grupos de Estudos como GEAGRO, GECAF, GETAM, GEGAM, GESUIF, GEBIF, GEFITO, GPLANTINVITRO. Já a Proex apresentou 4 projetos voltados à comunidade, sendo eles:

• Programa Expedição - Programa que busca proporcionar o diálogo entre o IFSULDEMINAS e as comunidades locais, promovendo a integração social com a participação voluntária dos estudantes e servidores do Instituto com as comunidades da região, a fim de buscar soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável local e ampliem o bem-estar da população.
  • Programa Aprendendo com as diferenças - O programa, que atua com 41 instituições - sendo 35 Apaes, tem como objetivo o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento pertinentes à vida da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla.
  • Feira de Estágios - Já em sua 10ª edição, a Feira de Emprego e Estágio do IFSULDEMINAS oferece oportunidade aos visitantes com ofertas de emprego, estágios, capacitação, orientação profissional e ações de cidadania, incentivando o cidadão a buscar o desenvolvimento profissional.
  • SEJA - Projeto que tem como objetivo principal oportunizar espaços de interação, promover cursos de formação e proporcionar o diálogo sobre a situação da juventude rural do Sul de Minas Gerais. Por meio de palestras, experiências bem-sucedidas e diferentes minicursos, serão oferecidos aos jovens rurais subsídios para que possam entender o seu papel de protagonistas no desenvolvimento de suas comunidades, tendo o turismo rural como ferramenta estratégica na geração de renda e trabalho no campo.

cleber 2Para o reitor, eventos como a Encontec reforçam o compromisso da instituição em formar estudantes atuantes e preparados para o mercado de trabalho. "A energia do campus, dos alunos e participantes é contagiante. São muitos projetos promissores e pessoas engajadas com o desenvolvimento da área agrária. Outro ponto que me chamou muita atenção, foi ver o quanto os grupos de estudos são fundamentais para a desenvoltura dos alunos. Nosso objetivo é fortalecer e ampliar esses grupos!", concluiu.

O Encontec busca incentivar o desenvolvimento do conhecimento científico a partir da oportunidade de intercâmbio e networking entre professores, técnicos administrativos, colaboradores, estudantes, empresas parceiras e visitantes.

Texto: Dicom
Com informações: Ascom/Muzambinho