Página inicial > Institucional Geral > Posse Consup 2023-2024

Posse Consup 2023-2024

Posse dos novos membros do Conselho Superior e entrega de títulos Doutor honoris causa marcam 1ª Reunião deste ano do Consup

posseNa manhã desta quarta-feira, 29 de março, aconteceram a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e a outorga inédita de títulos Doutor honoris causa pelo Instituto a personalidades, cujas ações têm contribuído para a Cultura, a Educação e o desenvolvimento social do país.

O evento realizado no Espaço Sociocultural do Campus Machado e transmitido de forma online pela TVIFSULDEMINAS, canal do Instituto no Youtube, reuniu os conselheiros eleitos pela comunidade acadêmica, para mandato no biênio 2023-2024, em processo eleitoral realizado de forma online, de 05 a 07 de dezembro de 2022, e homologado pela Comissão Eleitoral em 14 de dezembro do ano passado. O processo eleitoral envolveu a escolha de 33 representantes - com seus respectivos suplentes - que passam a responder pelos segmentos dos docentes, técnicos administrativos, discentes e egressos. Cada campus elegeu um representante em cada categoria.

Para abrir os trabalhos, o reitor convidou os membros titulares e suplentes para a assinatura do termo de posse. Além dos representantes do IFSULDEMINAS, também compõem o Conselho Superior integrantes de entidades patronais, sindicais, de trabalhadores, além de representantes do setor público ou estatais e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), assim como os diretores-gerais dos campi, os ex-reitores e o atual reitor do Instituto. Confira a relação dos membros eleitos para o biênio 2023-2024 do Consup.

Fala do reitorposse 7

Após a posse dos conselheiros, o reitor do IFSULDEMINAS, que preside o Conselho, deu as boas-vindas aos presentes no evento e aos novos conselheiros. O reitor enfatizou que a configuração do Consup e suas atribuições demonstram que a gestão do Instituto é realizada de forma colegiada, participativa e democrática. Além disso, contextualizou os conselheiros sobre a conjuntura e as perspectivas favoráveis para os rumos da educação no país. “Esse colegiado se materializa numa conjuntura nacional muito favorável ao contexto educacional, com a Educação voltando a ser prioridade junto ao Governo Federal. É um momento de energias e esperanças renovadas, no qual iremos buscar agendas, aprimorar processos e voltar a estabelecer um planejamento que não esteja à mercê de cortes e de bloqueios sucessivos, como tivemos recentemente. Esse Conselho terá um papel fundamental nos encaminhamentos e deliberações para que o IFSULDEMINAS continue a ser um grande instrumento social”, discursou o reitor.

Captura de tela 2023 03 29 190206Título Doutor honoris causa

A educadora e premiada escritora Maria da Conceição Evaristo de Brito e o pedagogo, ativista social e presbítero católico, padre Júlio Renato Lancellotti, foram as primeiras personalidades agraciadas pelo IFSULDEMINAS com o título Doutor honoris causa. Esse tipo de honraria é oferecido à personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. A concessão de outorga dos títulos foi aprovada em sessão do Conselho Superior, realizada em dezembro de 2022.

A escritora Maria da Conceição Evaristo de Brito recebeu a honraria das mãos do reitor. “O primeiro título Doutora honoris causa a gente nunca esquece, né? Principalmente, porque me é conferido por uma instituição de Minas Gerais, sendo eu mineira. Esse título me fortalece, indica e comprova que a trajetória é essa, de dentro da academia, mas também de fora, na efervescência da vida", falou a escritora, reconhecida por obras que exaltam a mulher e a cultura negra e que já lhe renderam premiações nacionais e internacionais, como o Prêmio Jabuti, em 2015, com o livro 'Olhos D'água'.

O padre Lancellotti não pode estar presente na cerimônia e enviou uma mensagem em vídeo agradecendo a homenagem.

Palestra com o procuradorposse 9

A última agenda do evento, no período matutino, foi a palestra do procurador federal da AGU e procurador federal do IFSULDEMINAS, Dauri Ribeiro Silva, com o objetivo de esclarecer sobre as atribuições do Conselho, a responsabilidade e funções dos conselheiros. De acordo com ele, o Consup é a instância máxima do Instituto que possui como especificidades a gestão democrática, eleição de dirigentes e uma atuação politizada e crítica.

O procurador falou sobre a importância dos conselheiros terem conhecimento sobre a legislação que rege o Instituto, como a Lei 11.892/2008 (criadora dos IFs), o Estatuto do IFSULDEMINAS, o Regimento Geral e o Regimento Interno do Conselho Superior e ainda as normas do Ministério da Educação.

Reunião do Consup

Ainda nesta quarta, no período da tarde, o Consup, já com seus novos membros, realizou a primeira reunião do novo biênio. Entre as pautas estavam a apresentação do Relatório de Gestão 2022 e a criação e aprovação do PPC do Curso Técnico Concomitante em Edificações do Campus Muzambinho. Acesse aqui para assistir à gravação da 1ª Reunião ordinária do Consup, da gestão 2023/2024.

Data: 29/03/2023