IFSULDEMINAS - planejamento de 2023
Apresentação do planejamento de 2023 e homenagens marcam evento na reitoria
A equipe de gestão do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) apresentou, hoje, 07/02, o planejamento das ações das pastas para todos os servidores da reitoria. A ação vem ao encontro da proposta do reitor Cleber Ávila Barbosa, de integração e envolvimento entre a gestão e os servidores.
Foram apresentadas as perspectivas e os projetos que cada área irá trabalhar no próximo ano. O evento teve início com uma dinâmica de integração, promovida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) no pátio da reitoria, com o objetivo de despertar o espírito de equipe dos presentes.
Retornando ao auditório da reitoria, o reitor Cleber abriu as apresentações falando da importância daquele momento simbólico de início de ano, que renova as energias e esperanças. Ele comentou sobre as agendas que teve com o Governo Federal, em janeiro, e as demandas que foram levadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), como a Portaria 10.723/2022, que trata das redistribuição dos servidores; a atualização da matriz orçamentária, que se ocorrer trará um aumento significativo no orçamento de todo o IFSULDEMINAS; obras paralisadas e em andamento; e o projeto IF Mais Empreendedor. Apresentou também o projeto Reitoria Ativa, que tem como objetivo a aproximação dos laços entre reitoria, campi, alunos e pais.
Na sequência, o Pró-Reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias Rocha, apresentou os projetos e as ações das Diretorias de Ensino a Distância, Diretoria de Ingresso, Diretoria de Ensino e Diretoria de Assuntos Estudantis. Segundo ele, a pasta se guiará pelas premissas de aproximação, parceria e horizontalidade, para, assim, resultar na confiança entre a instituição e a comunidade.
A Pró-Reitoria de Extensão, representada pela pró-reitora Elisângela Silva, mostrou as ações em andamento, os novos projetos, bem como o cronograma de eventos que já foi iniciado, além dos projetos de internacionalização, como cursos de línguas e intercâmbios.
O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Carlos Henrique Reinato, falou das ações importantes que estão sendo criadas e fortalecidas, como Escritório de projetos, Professor visitante, Programas de pós-graduação, eventos como Café com a PPPI: conhecimento, discussão, união e fortalecimento, entre outros.
Aprimoramento dos processos, compra compartilhada, padronização por grupo de despesa, compartilhar conhecimento e gestão estratégica foram as pautas principais abordadas pelo Pró-Reitor de Administração, Honório Morais. Em sua apresentação, ele falou da importância dos levantamentos dos dados orçamentários da instituição que a pasta vem desenvolvendo, o que possibilita uma melhor gestão dos recursos financeiros, visando à transparência e à utilização consciente dos recursos públicos.
Já o pró-reitor Clayton Mendes trouxe como principais temas: desenvolvimento pessoal e profissional, modernização e simplificação de processos, comunicação eficiente e qualidade de vida do servidor como metas principais para a PROGEP. Ele destacou a importância de momentos de integração como os de hoje entre os servidores e o compromisso de colocar em prática as ações previstas pelo reitor em seu plano de governo, que visam ao bem-estar e à capacitação dos servidores.
A Diretora de Comunicação, Jacssane Andrade, destacou que todos os esforços da equipe serão voltados a três prioridades: Vestibular, Imagem institucional e Marketing digital. Explicou sobre a dimensão do trabalho das campanhas de vestibular e sobre as ações que já trouxeram resultados positivos no último processo seletivo, bem como a criação de uma campanha institucional que será apresentada em breve a toda a comunidade e ações que visam ao fortalecimento e à ampliação de estratégias utilizando o marketing digital para atrair e reter novos alunos.
O Diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais, Marcelo Bregagnoli, apresentou diversas ações que envolvem Obras e Infraestrutura, Materiais e Logística, Arquivos, Planejamento, Sustentabilidade, Energias renováveis e Eficiência energética. Destacou o desenvolvimento e a coordenação das ações que envolvem o novo PDI, que contemplará todo o planejamento da instituição para os próximos quatro anos e como é importante a colaboração e o envolvimento de toda a comunidade nesse documento.
Já para o Diretor de Tecnologia da Informação, Ramon Marques, o tripé que norteará toda a equipe é baseado na manutenção da estabilidade dos sistemas, na segurança e no alinhamento às áreas de negócio, buscando ações que sejam estratégicas para a comunidade. Destacou que um dos maiores desafios é fortalecer o modelo de gestão e governança de soluções de tecnologia da informação (TI) com as unidades e os campi e que ações de integração e aproximação são fundamentais para vencê-los.
Homenagem ao Diretor da DDRI e Ex-reitor Marcelo Bregagnoli
Ao final das apresentações, o Reitor Cleber Ávila convidou os professores Mariana Felicetti, Marcelo Bottazzini e Paulo Roberto Ceccon para uma homenagem ao Diretor da Diretoria de Desenvolvimento e Relações Institucionais (DDRI) e ex-reitor, Marcelo Bregagnoli, que deixará a equipe de gestão do IFSULDEMINAS em breve.
Cleber começou sua fala destacando a grande amizade e o companheirismo que sempre encontrou no professor Bregagnoli, que deixa um grande legado a toda a comunidade do IFSULDEMINAS.
Citou os diversos avanços obtidos durante a sua gestão e, na sequência, os amigos e colegas reforçaram as homenagens que podem ser traduzidas em gratidão, respeito e admiração. Um vídeo com fotos de momentos do professor Bregagnoli fechou as homenagens que se seguiram de minutos de palmas de todos os presentes, reforçando, ainda mais, a admiração dos servidores pelo ex-reitor.
Em suas palavras, Marcelo confessou que dificilmente fica trêmulo, mas que a ocasião, que o pegou de surpresa, fez seu coração tremer e transbordar de alegria. Agradeceu por todos os momentos vividos e a cada um que fez parte das conquistas da sua trajetória.
Almoço de confraternização
Para encerrar a manhã, um almoço preparado pelo professor e chef Vanderlei Almeida, do campus Machado, foi servido na área de convivência da reitoria. A ação foi fomentada pela equipe de gestão e promovida pela PROGEP.
Redes Sociais