Página inicial > Institucional Geral > Comunicação do IFSULDEMINAS - Eleições Gerais 2022

Comunicação do IFSULDEMINAS - Eleições Gerais 2022

comunicacao 750 195

Nota oficial sobre a comunicação do IFSULDEMINAS no período eleitoral

Durante o período eleitoral, que se inicia em 02 de julho e termina em 02 de outubro, podendo ser estendido até 30 de outubro, se houver segundo turno, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em cumprimento à legislação específica para o período, procederá com mudanças, temporariamente, em seus canais de comunicação com a comunidade acadêmica e público externo.

Uma vez que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos deverá ter apenas caráter educativo, informativo e com orientação social, não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, os portais institucionais da reitoria e dos campi, os perfis da instituição nas redes sociais, os informes enviados por e-mail aos servidores e os releases para a imprensa passarão a funcionar da seguinte maneira:

Portal Institucional

Continua funcionando e sendo atualizado diariamente, porém, exclusivamente com informações de interesse do cidadão, com teor estritamente informativo, de orientação ou de prestação de serviço, sem qualquer emissão de juízo de valor ou exaltação de ato ou autoridade. Portanto, permanece, normalmente, a publicação de notícias sobre a abertura de editais e seus resultados.

Algumas seções do portal, como os módulos de redes sociais, além de determinados conteúdos em texto, vídeo e imagem, que podem configurar propaganda institucional (vedada no período eleitoral), ficarão indisponíveis para consulta e visualização temporariamente.

Facebook, Instagram e LinkedIn

Os perfis oficiais permanecem ativos. Contudo, o conteúdo das postagens restringe-se a levar informação ao cidadão que seja explicativa ou relevante em data ou período específico de tempo como, por exemplo, o período de inscrição em processo seletivo.

A interação com usuários passa a ser moderada com mais rigor, com a imediata exclusão de possíveis comentários de cunho eleitoral em posts, como a alusão a partidos políticos, a candidatos à eleição e a programas de governo.
As mensagens diretas enviadas pelo usuário para o Instituto continuarão sendo respondidas.

TVIFSULDEMINAS (Youtube)

Permanece em funcionamento. Entretanto, determinados vídeos, que podem configurar propaganda institucional (vedada no período eleitoral) ou aqueles com a identificação da marca do Governo Federal, serão ocultados temporariamente. Os comentários no canal ficarão suspensos.

E-mails

A comunicação interna será mantida e conterá exclusivamente informações de interesse do cidadão, com teor estritamente informativo, de orientação ou de prestação de serviço.
Mensagens da comunidade interna e externa que chegarem pelos e-mails institucionais permanecerão sendo respondidas.

Releases

A comunicação com os órgãos de imprensa permanece e deve ser impessoal e exclusivamente contendo informações de utilidade pública, como serviços para o cidadão.

As providências tomadas pelo IFSULDEMINAS podem ser revistas a qualquer tempo, a fim de se adequar e evitar qualquer publicidade sujeita ao controle da legislação eleitoral em sua comunicação digital, visando ao cumprimento da lei.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 30/06/2022