Página inicial > Institucional Geral > Intercâmbio - em produção

Intercâmbio - em produção

Seria possível a produção da atividade prática internacional de um estudante do IFSULDEMINAS?

O estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas-IF Sul de Minas- campus Muzambinho, Ramon de Souza Marques que está fazendo intercâmbio estudantil na Universidade UTADEO em Bogotá na Colômbia, foi convidado para conhecer e participar de atividades na sede de Biologia Marinha em Santa Marta, Colômbia. Durante a experiência, ele participou de classes, atividades práticas em laboratório e pesquisas sobre contaminação do mar, solo, peixes e plantas marinhas, também observou pesquisas de monitoramento e quantificação de microplásticos na água, nos sedimentos e peixes marinhos, participou de um projetos com tartarugas e fez mergulho com estudantes e pesquisadores.

“ A oportunidade foi incrível, tanto no campo teórico, quanto no prático, na teoria e na pesquisa é impresionante como os trabalhos de investigação são minuciosos e seguem uma metodologia severa para que a sociedade tenha os dados em forma de publicações científicas, no caso dos microplásticos, os pesquisadores tem que coletarem as amostras e literalmente buscar, contar e pesar todos os micro resíduos encontrados em microscópio, uma tarefa muito difícil que exige muita dedicação e uma equipe muito sincronizada de trabalho. Já a prática de mergulhar e ver a vida marinha de perto, com explicações e esclarecimentos de profissionais nos faz refletir muito sobre o nosso no planeta, o mar é como um planeta alienígena diante dos nossos olhos e esse lindo ecossistema está aqui desde muito antes de chegarmos, e está extremamente ameaçado pelos efeitos e danos causados por nossa espécie, isso é muito triste e a cada dia o tempo para mudanças drásticas do nosso comportamento diminui.”

{gallery}2022/junho/08/intercambio{//gallery}