VI Semana do Jovem Agricultor (SEJA).2022
Jovens Agricultores do Sul de Minas debatem desenvolvimento do turismo rural na região
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), com os circuitos turísticos e com as organizações de agricultores da região realizaram a VI Semana do Jovem Agricultor ao longo da semana passada, de 03 a 06 de maio.
O evento trouxe à discussão o tema “A Juventude como protagonista no desenvolvimento do Turismo Rural” e ocorreu simultaneamente nos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho e no Campus Avançado Carmo de Minas, que abriram espaços de interação, formação e diálogo sobre a situação da juventude rural do Sul de Minas.
Segundo Rafael Hunn, gestor do circuito turístico "Caminhos Gerais" e parceiro do evento, a Semana colocou o jovem como protagonista do Turismo Rural. "Entendendo e propondo que, para o desenvolvimento do setor, existe uma participação fundamental da agricultura familiar, do agricultor e do jovem, que está ali no meio agrícola, o evento ofertou experiências mostrando que é possível para o jovem continuar na roça, e não ir para a cidade, porque a roça tem elementos importantíssimos para o desenvolvimento cultural, rural e econômico", ressaltou.
Aline Oliveira Guidis Kielblock, coordenadora técnica regional da Emater, também parceira na realização da Semana, destacou a grandiosidade do evento, que abrangeu todo o Sul de Minas. “O conteúdo gerado no evento foi de muita qualidade, repassado por pessoas que são referência na área de Turismo Rural. A cada ano, a Semana se aperfeiçoa mais e é desenhada com a cara do jovem, a partir de demandas reais da juventude local, com as necessidades e anseios deste momento”.
Confira como foi a movimentação nos campi
Campus Inconfidentes
Durante os dias de evento, a plateia foi formada por jovens agricultores das cidades de Senador Amaral, Gonçalves, Senador José Bento e de outros municípios vizinhos ao campus. Mais de 300 jovens estiveram na Semana, que teve o objetivo de oferecer aos jovens experiências para que compreendam o papel que podem ocupar como protagonistas no desenvolvimento das comunidades, tendo o Turismo Rural como ferramenta estratégica na geração de renda e trabalho no campo.
Segundo um dos organizadores do evento, professor Luiz Carlos Dias da Rocha, a Semana conversa com o futuro de uma categoria que nos últimos anos tem sido deixada de lado pelas ações governamentais. “Por isso, se aproximar da juventude rural e reconhecer suas demandas, significa acender suas chamas para o desenvolvimento de ações autônomas e alinhadas ao desenvolvimento da região. O Turismo rural se apresenta como uma grande oportunidade”, explicou Rocha, docente do Campus Inconfidentes.
Confira a cobertura do evento no Campus Inconfidentes aqui.
Campus Machado
Estudantes do Campus Machado e de escolas públicas de Paraguaçu, Poço Fundo, Silvianópolis, Douradinho e Monsenhor Paulo participaram da edição, que contou com palestras que ressaltaram, por exemplo, as oportunidades atuais para os jovens, envolvendo o meio agrícola, e os avanços tecnológicos, principalmente as redes sociais, que têm sido utilizadas pelos jovens para dar mais visibilidade ao campo.
Os participantes também tiveram acesso a informações atuais sobre Turismo Rural e sobre experiências exitosas. Houve apresentação dos principais pontos turísticos da região e a visão de historiadores e de produtores sobre a cultura do marolo na cidade de Paraguaçu.
Dezenove minicursos e oficinas foram oferecidos também. Servidores e egressos da instituição, além de colaboradores externos compartilharam conhecimentos sobre diferentes áreas que podem ser exploradas no turismo rural. O momento foi de abordagem prática aos jovens participantes. Mais de 400 vagas foram preenchidas por estudantes do campus e de escolas públicas da região.
Gabriela de Souza Melo é aluna da Escola Estadual São Marcos de Poço Fundo e participou dos dois dias de evento, que para ela foram incríveis. O curso que mais chamou sua atenção foi o de Barista. “Aprendi muito sobre a profissão e sobre preparo de café, desde a lavoura até o preparo da bebida. É uma opção de profissão para o meu futuro”.
Confira a cobertura do evento no Campus Machado aqui.
Campus Muzambinho
Entre os dias 05 e 06 de maio, a Semana do Jovem Agricultor do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, reuniu cerca de 280 participantes para uma série de palestras, minicursos e troca de experiências.
Segundo informações da servidora da Coordenadoria Geral de Extensão do Campus Muzambinho, Tânia Gonçalves Bueno da Silva, durante os dias de evento, do total de participantes, 44,7 % foram de jovens rurais, 57,1% de estudantes e 71,4 % exercem atividades agrícolas. Além dos estudantes do campus, diversos jovens de cidades vizinhas compareceram ao evento.
No período da manhã, houve um café de boas-vindas e a abertura oficial do evento, foi realizada a palestra "Agroturismo: Oportunidades e desafios para a agricultura familiar do Sul de Minas"; Já a parte da tarde, foi dedicada à minicursos sobre Empreendedorismo, a importância do Cooperativismo, turismo rural, classificação de café e avicultura. O dia foi encerrado com uma visita pelo Campus, guiada pelo servidor Carlos Esaú.
Confira a cobertura do evento no Campus Muzambinho aqui.
Campus Avançado Carmo de Minas
Os participantes assistiram à palestra "O desenvolvimento do Turismo Rural no Sul de Minas Gerais', conheceram experiências exitosas sobre a produção de queijo e de café e, ainda, tiveram a oportunidade de realizar minicursos sobre turismo gastronômico, mídias sociais, gestão de empreendimentos, entre outros.
A professora Raquel Luiza de Oliveira participou e acompanhou os alunos da Escola Estadual Prof. Guedes Fernandes ao evento. Ela enfatizou sobre a importância de proporcionar aos jovens, principalmente aos da zona rural, maior interação com o mundo acadêmico. "Ações como esta devem ser feitas sempre. Parabenizo por abrir o IF à comunidade local e mostrar que zona rural é forte e produtiva"
IFSULDEMINAS e EMATER promovem a VI Semana do Jovem Agricultor (SEJA)
Marcando a retomada dos eventos presenciais, o IFSULDEMINAS e a EMATER MG em parceria com os circuitos turísticos e as organizações de agricultores da região realizarão, de 03 a 06 de maio, a VI Semana do Jovem Agricultor (SEJA) com o tema: “A Juventude como protagonista no desenvolvimento do Turismo Rural”.
Trata-se da continuidade de um evento que aconteceu de 2009 a 2013 e tem por objetivo oportunizar espaços de interação, formação e diálogo sobre a situação da juventude rural do Sul de Minas.
O evento será realizado nos seguintes locais e datas:
-
Campus Inconfidentes - Dias 03, 04 e 05 de maio
-
Campus Machado - Dias 03 e 04 de maio
-
Campus Carmo de Minas - Dia 05 de Maio
-
Campus Muzambinho - Dias 05 e 06 de maio
Por meio de palestras, experiências bem-sucedidas e diferentes minicursos, serão oferecidos aos jovens rurais subsídios para que possam entender o seu papel de protagonistas no desenvolvimento de suas comunidades, tendo o turismo rural como ferramenta estratégica na geração de renda e trabalho no campo.
As inscrições poderão ser realizadas pelos links:
Muzambinho - https://forms.gle/iwHR9tgtqRfcTfuA7
Machado - https://forms.gle/5536RdXbQDsqTJsF8
Inconfidentes - https://forms.gle/WUkcYLMT3PGEZDRw9
Carmo de Minas - https://forms.gle/V3opApprQE4nK4aF6
Mais informações poderão ser obtidas nos escritórios locais da EMATER ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
PROGRAMAÇÃO
Redes Sociais