Página inicial > Institucional Geral > IFSULDEMINAS, Conservador da Mantiqueira e União Química

IFSULDEMINAS, Conservador da Mantiqueira e União Química

IFSULDEMINAS, Plano Conservador da Mantiqueira e União Química se reúnem para tratar possível parceria

Empresa farmacêutica custeará o plantio de 1 milhão de mudas num período de 5 anos

WhatsApp Image 2022 04 08 at 16.05.38Aconteceu na manhã desta sexta-feira, (08), no prédio da Reitoria do Instituto Federal do Sul (IFSULDEMINAS) uma reunião com representantes da empresa farmacêutica União Química, sede Pouso Alegre, além de representantes do Plano Conservador da Mantiqueira. O encontro teve o intuito de fechar parceria, por meio do projeto "Raizes da União", com objetivo de distribuir e plantar 1 milhão de mudas de árvores em locais onde a União Química possuí uma unidade operacional.

Estiveram presentes no encontro o Reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, o Supervisor de meio ambiente da União Quimica de Pouso Alegre, Juliano Toledo e os prepostos do Plano Conservador da Mantiqueira, Paulo Henrique PereiraPaulo Roberto Ceccon.

WhatsApp Image 2022 04 08 at 16.05.38 1Para o reitor, Marcelo Bregagnoli, esse econtro estabelece uma possível parceria entre o Instituto Federal, Plano Conservador da Mantiqueira e União Química para o plantio de mais de 1 milhão de mudas de árvores. "Esse é um projeto que passa pelo plantio de mudas e sobre tudo, para a preservação das nascentes e educação ambiental. A União Química irá pratrocinar o plantio e as ações que envolvem a educação ambiental num período de 05 anos". Explica.

"Estamos aqui na intenção de firmar uma parceria com o IFSULDEMINAS, por meio do projeto "Raizes da União", lançado em novembro de 2021. "Serão plantadas espécies nativas de plantas dos biomas da Mata Atlântica e Cerrado com biomas típicos das localidades onde estão inseridas as unidades Fabris da União Química". Disse, Juliano Toledo, Supervisor de meio ambiente da União Quimica de Pouso Alegre.

WhatsApp Image 2022 04 08 at 16.05.38 2Paulo Henrique Pereira, Coordenador do Plano Conservador da Mantiqueira e Secretário de Meio Ambiente de Extrema, salienta que será elaborada uma rota para o plantio dessas mudas a partir de Pouso Alegre, onde a empresa União Química possuí sede, passando por Paraisópiolis, Itajubá, Poços de Caldas e Machado.

"Na atualidade, estamos trazendo oportunidades de interesses de empresas privadas para realizar um trabalho conjunto no território dos municipios do Sul de Minas. Esses munípios que já foram mobilizados, capacitados e criaram sua políticas públicas, por meio do Projeto Conservador da Mantiqueira", expica Paulo.

Plano Conservalor da Mantiqueira

ConservadorO Plano Conservador da Mantiqueira é uma iniciativa coletiva, que une agentes na esfera pública, no terceiro setor, em instituições de ensino e no setor privado a fim de promover a restauração de paisagens na região de influência da Serra da Mantiqueira. Ele surgiu após uma experiência da expansão do projeto Conservador das Águas, da prefeitura de Extrema (MG), feita entre 2015 e 2016.

- Clique aqui e saiba mais sobre essa iniciativa

Raizes da União

RaizesO programa é uma iniciativa da empresa farmacêutica União Química, que ao completar 85 anos, lançou o “Raizes da União”. O objetivo é alcançar a meta de 1 milhão de mudas nos próximos cinco anos. Os lugares escolhidos para o plantio das árvores são onde estão localizadas as unidades industriais da empresa: São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Texto: Ascom/Reitoria
Publicado em: 08/04/2022