Página inicial > Institucional Geral > ELAP - Vagas remanescentes

ELAP - Vagas remanescentes

Estudantes de graduação podem se inscrever para as vagas remanescentes do Programa Futuros Líderes na América

Selecionado receberá bolsa para estudar durante 4 meses no Canadá

- Link para a página do edital 57/2022

- Faça aqui sua inscrição!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), com a Coordenadoria Geral de relações Internacionais do IFSULDEMINAS, por meio do acordo de cooperação acadêmica, firmado com o Sault College, no Canadá, oferta duas bolsas para estudante de graduação que queiram participar do processo seletivo do Programa Futuros Líderes na América (ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program), financiadas pelo Governo Canadense. O objetivo do ELAP é apoiar o desenvolvimento do capital humano da próxima geração de líderes das Américas, enquanto fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior do Canadá, da América Latina e Caribe.

O período de estudos para bolsas de graduação é de quatro meses, compreendidos entre janeiro e abril de 2023.

Bolsa

As bolsas consistem num total de $8.200 dólares canadenses, que servirão para custear as despesas com visto, passagens aéreas, seguro-saúde, livros, materiais escolares, alimentação e estadia. Para mais informações acesse a página do programa Líderes Emergentes nas Américas (ELAP).

Requisitos

Serão selecionados dois estudante de graduação que atendam aos seguintes requisitos:

> Ser maior de 18 anos;

> Estar regularmente matriculado nos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Química, Medicina Veterinária, Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Engenharia Ambiental do IFSULDEMINAS;

> Ter cursado, no mínimo, 40% e no máximo, 80% da carga horária total da matriz curricular do seu curso, conforme o Projeto Pedagógico de Curso vigente. (item eliminatório)

> Apresentar perfil de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, com um Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 7 (sete). (item eliminatório)

> Ter nível intermediário de inglês, comprovante obrigatório e eliminatório conforme notas mínimas estabelecidas pelo ELAP.

> Não ter participado de nenhum edital de mobilidade acadêmica internacional discente do IFSULDEMINAS.

> Apresentar pelo menos dois itens previstos no item 4.2 deste edital.

Inscrições

As inscrições serão realizadas até o dia 06 de março, por meio do envio dos documentos digitalizados em PDF, solicitados nos itens 3.3 e 3.4, para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O “assunto” do e-mail deverá estar no seguinte formato: NOME_SOBRENOME_ELAP2022_SaultCollege_Vagas_remanescentes_IFSULDEMINAS. Vale lembrar que a falta de algum dos documentos solicitados no presente edital acarretará na eliminação do candidato.

Seleção

A etapa consiste na classificação dos candidatos inscritos que estiverem em conformidade com os requisitos dos itens 3.3 e 3.4 deste edital, levando em consideração a nota obtida de acordo com os critérios de seleção do item 4.2.1.

Resultado

O candidato que obtiver a maior nota no processo e que tenha o nível de proficiência da língua inglesa devidamente comprovado, de acordo com a pontuação mínima, terá seu documento enviado para a Sault College com a solicitação de que seja submetida ao ELAP, cabendo à instituição canadense a decisão de submetê-la ou não. O resultado do processo de pré-seleção será divulgado na página do IFSULDEMINAS, conforme cronograma.

Durante este período, aconselha-se aos estudantes que iniciem o processo para obtenção do passaporte. Mesmo não sendo garantida a aprovação, se esta ocorrer, será necessário iniciar o processo para obter o visto tão logo seja requerido.

Recurso

O candidato poderá interpor recurso pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., em até 24 horas a partir da divulgação do Resultado Final, anexo III.

Evento Data
Período de Inscrições 08 de fevereiro a 06 de março de 2022
Resultado Preliminar 07 de março de 2022
Interposição de Recurso Até 24 horas da divulgação do Resultado Preliminar