Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

13ª ONHB.2021

Campus avançado Três Corações está na semifinal da 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Competição acontece de 07 a 12 de junho

 

ONHB 300X200Dez equipes formadas por estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - campus avançado Três Corações, orientadas pelo professor Gabriel Amato, participam, desde o início de maio de 2021, da 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Na totalidade, as equipes são formadas por 30 estudantes das turmas do Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de Administração, Informática e Mecânica. Desta forma, todas estão na fase seis da competição/semifinal, realizada de 07 a 12 de junho de 2021.

 

A Olimpíada

A ONHB é organizada pela Universidade de Campinas (Unicamp) desde 2008. Possui uma proposta de ensino-aprendizagem de História baseada na análise e discussão de fontes históricas primárias ou textos escritos por historiadores. As questões e tarefas abordam temas diversos. Mas, todas se referem à história do Brasil e exigem senso crítico, faro investigativo e muito debate entre os membros das equipes e o professor-orientador para serem resolvidas.

Edição 2021

Na edição de 2021, os olímpicos e olímpicas já debateram assuntos como a epidemia de Gripe Espanhola no início do século XX; a Semana de Arte Moderna, que completará 100 anos em 2022; e as representações artísticas de pessoas negras e indígenas na pintura e na música ao longo do tempo. Na fase 5, cada equipe foi desafiada a produzir uma exposição sobre vários aspectos do processo de independência do Brasil, que completa o seu bicentenário em 2022.

ProfessorEsta é a segunda vez que o professor Gabriel Amato, de História, orienta equipes do campus e a quarta vez que ele participa da ONHB. Em 2020, sete equipes do campus participaram da competição e seis delas chegaram até a fase quatro. Desde o início de maio os estudantes têm se reunido de forma remota com o professor, pelo menos uma vez na semana, para discutirem as questões e tarefas propostas pela ONHB. Segundo Gabriel, “o engajamento dos alunos, mesmo neste momento de ensino remoto emergencial, é muito grande. Tem sido empolgante participar dos debates, sempre acalorados, e acompanhar o desenvolvimento do raciocínio contextual de cada um ao longo das fases”.

Depoimentos

Os nomes das equipes classificadas para a fase final da ONHB serão divulgados no dia 17 de junho. Confira  alguns depoimentos:

CelinasMaria Clara Reis Sales, do 3º ano de Administração, está participando pela segunda vez da ONHB e é membro da equipe Celinas. Conta que está muito feliz com o desempenho e o de sua equipe.  “Adquiri novos conhecimentos e fui apresentada a novos pontos de vista das histórias tradicionalmente contadas. A cada  fase, era uma imensidão que se abria aos meus olhos. No mais,  só tenho a torcer pelo resultado final e a agradecer a toda equipe da ONHB pelo incrível projeto, e também ao professor Gabriel, que me apresentou a olimpíada e nunca mediu esforços para me esclarecer dúvidas e auxiliar no progresso.”

 

 

ConspiradoresMarcelo Rodrigues Júnior, estudante do 3º ano de Informática, está participando da ONHB pela primeira vez e é membro da equipe Conspiradores ainda que tardios. “Sendo bem sincero, eu não esperava uma experiência muito diferente de todas as outras olímpiadas, nas quais há uma prova objetiva e você avança de etapa conforme seu desempenho. Entretanto,  fui surpreendido pela dinamicidade da olímpiada, a metodologia das questões e as tarefas. É tudo muito diferente. A realização da ONHB acrescentou muito à minha capacidade comunicacional (fator essencial em uma equipe) e ao meu senso crítico"

 

 

Marias LibertasJá Lavínia Santos, do 2º ano de Administração, é membro da equipe Marias Libertas e também está participando da ONHB pela segunda vez. Diz que, “através da ONHB, pude aprender muito, principalmente sobre a história de nosso país. Mudou a minha visão sobre muitas coisas; me sinto como uma verdadeira historiadora. Agradeço ao professor e orientador Gabriel, por ter nos apresentado a ONHB e dado essa oportunidade de expandir nossos conhecimentos sobre história e nos ajudado em todas as fases.”

 

 

 

Confira a lista das equipes 

Equipes  Nomes Cursos

 

Celinas  

Maria Clara Reis Sales Administração  3º ano
Yasmin Souza  Administração  3º ano
Gabrielly Sthefani Gentil Administração 3º ano

 

Conspiradores ainda que tardios  

Laura Fernanda Costa Silva Administração 3º ano
Marcelo Rodrigues Júnior  Informática 3º ano
Otávio Augusto Nogueira Informática 3º ano

 

Guaranhus

Amanda Silva Mencarelli Administração 1º ano
Eduarda Madureira Administração 1º ano
Layla Ferreira Administração 1º ano

 

Historiadores do IF

Karolyne Amaral  Administração 1º ano
Jamilly Silva  Mecânica 1º ano
Eryc Tristão Administração 1º ano

 

Marias Libertas 

Helena Dubiel  Administração  2º ano 
Andressa Marcela Administração 2º ano
Lavínia Santos  Administração 2º ano

 

Misthios 

Giuliana Finochio  Informática  2º ano 
Lucas Palmeira Informática 2º ano
Cauã Arcanjo Informática 2º ano

 

Nefirpatra

Sara Isabele Lima de Oliveira Mecânica 3º ano
Maria Clara Vilela Ribeiro Mecânica 3º ano
Emanuelle Bandeira Mecânica 3º ano

 

Rosas de Hiroshima

Kéven Rafael  Informática 3º ano
Isabela Ribeiro  Informática 2º ano
Vitória Ferreira Informática 2º ano

 

Outrora

Lavínia Rocha Administração 1º ano
Geovanna Estefany  Administração 1º ano
Bianca Marcolan Administração 1º ano

 

Stoirya  

José Geraldo Caria da Silva Informática  2º ano
Wellinton Oliveira Santos  Informática  2º ano 
Luís Henrique  Informática  1º ano 
 
Texto: Gabriel Amato/Prof. de História, campus avançado Três Corações 
Revisão: Ascom/Reitoria
Data: 10/06/2021

 

Fim do conteúdo da página