Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional Geral > Avaliação Institucional.2021
Início do conteúdo da página

Avaliação Institucional.2021

Comissão Própria de Avaliação (CPA) inicia 4ª etapa na avaliação institucional quesito: dimensões (6, 7, 8 e 10)

 Esta etapa é para os campi e acontece de 22 a 26 de novembro

 

CPA participe da pesquisa

Comissão Própria de Avaliação Institucional iniciará no período 22 a 26 de novembro, o processo de avaliação Institucional para o ano de 2021, que ocorrerá em diversas etapas conforme cronograma.

Responda com atenção! A participação é voluntária, mas extremamente importante.  Após a coleta dos dados, eles são compilados e analisados, considerando o comparativo entre os segmentos participantes.  

As avaliações serão feitas via formulário eletrônico, cujo link será enviado pela CPA a todos os servidores e alunos

 

Cronograma

Confira  o cronograma de aplicações (questionário único):

Quesito Período
Dimensões
(1, 3 e 4)
todos os campi
07 a 11/06
Ensino Remoto
todos os campi
19 a 23/07
Ensino Remoto
somente Campus avançado  Carmo de Minas
02 a 10/08
Dimensões
(6, 7, 8 e 10)
todos os campi
22 a 26/11
As avaliações serão feitas via formulário, cujo link será enviado pela CPA a todos os servidores e alunos.

 

Entenda como funciona a CPA

A Comissão Própria de Avaliação é estruturada em comissões locais, uma em cada campi que possua curso superior, e uma comissão institucional. Cada comissão local é composta por:

- 02 representantes docentes e 01 suplente;
- 02 representantes técnico-administrativos e 01 suplente;
- 01 representante discente e 01 suplente;
- 01 representante da sociedade civil com 01 suplente.

Já a comissão institucional é composta pelos coordenadores das comissões locais e por um representante do segmento discente, além de um representante da sociedade civil. Por meio deste instrumento, são avaliadas diversas dimensões da instituição, o que possibilita a implantação de melhorias a partir da participação da comunidade acadêmica.

Metodologia

Quanto à metodologia, a CPA elabora questionários para os três segmentos da comunidade acadêmica:

- Docentes,
- Técnicos administrativos;
- Discentes.

Esses questionários são disponibilizados no e-mail institucional , podendo ser acessados e respondidos por alunos e servidores de todos os campi do Instituto Federla do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Periodicamente, os instrumentos são revisados para atender às demandas da instituição da melhor forma possível.

Mobilização: campi e Reitoria

Para motivar a participação na pesquisa, é feito um processo de mobilização nos campi e na Reitoria, coordenado pela comissão central e organizado pelas comissões locais. Uma ampla divulgação da avaliação é realizada. Após a coleta, os dados são compilados e analisados, considerando-se o comparativo entre os três segmentos participantes em cada questão, bem como as dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A CPA pode utilizar, além do questionário, relatórios, dados e informações institucionais para realizar a autoavaliação institucional.

Etapas

Nesta perspectiva, o processo de autoavaliação das atividades de ensino, pesquisa, extensão, planejamento e gestão no IFSULDEMINAS é norteado pelas etapas:

- Planejamento;
- Sensibilização;
- Questionário;
- Coleta e análise de dados;
- Apresentação dos resultados;
- Plano de ação e melhorias;
- Retorno à comunidade acadêmica;
- Relatório de autoavaliação e publicidade.

Desta forma, essa ação tem o intuito de conscientizar alunos e servidores da importância da autoavaliação, mostrando que é possível através dos resultados atender as demandas da comunidade acadêmica.

Texto: (Prof.a Daniela Augusta Guimarães Dias)
Revisão e adaptação: Ascom/ Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 31/05/2021
Atualizado em: 16/07/2021
Atualizado em: 30/07/2021
Atualizado em: 22/11/2021
Fim do conteúdo da página
Salvar
Preferências do usuário sobre cookies
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar conforme o esperado.
Aceitar todos
Recusar todos
Ler mais
Analytics
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
Aceitar
Recusar
Marketing
Conjunto de técnicas que têm por objeto a estratégia comercial e em particular o estudo de mercado.
Google
Aceitar
Recusar
Facebook
Aceitar
Recusar
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
Cookies
Aceitar
Recusar