Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PLE.2021

 IFSULDEMINAS oferece curso de Português - como língua estrangeira - para alunos de Instituições Internacionais parceiras

Foram selecionados 80 estudantes da Argentina, Peru e Colômbia

 

image

Desde 2018 o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-reitoria de Extensão (ProEX), através da Coordenadoria Geral de Relações Internacionais (CGRI), oferece às Instituições Internacionais parceiras, de língua espanhola, curso de cinco meses de Português como língua Estrangeira (PLE), com certificado de 250 horas. A chamada, para os estudantes estrangeiros, foi realizada via e-mail com infomações sobre o quantitativo de vagas e as instruções do funcionamento do curso. Para 2021, foram selecionados 80 estudantes da Argentina, Peru e Colômbia e as aulas tiveram início em 19 de abril.

O curso

A ação, Coordenada pelo CGRI, recebe apoio dos campi Inconfidentes, Pouso Alegre e Passos, respectivamente, com os professores Everaldo Ferreira, Daniel Lupinacci, Lucas Firmino e Kelly D'Angelo, além dos Coordenadores e professores Rafael Gomes Tenório e Ana Paula Villela.

Desta forma, o curso acontece em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA),via plataforma moodle,com 18 lições, além de atividade síncrona, momento de interação entre professor e estudantes.

"Iniciativas como esta podem romper barreiras linguísticas com a promoção da língua portuguesa, aumentar as ações entre as Instituições Internacionais", explica o Coordenador Geral de Relações Internacionais, Rafael Gomes Tenório.

 Ponto de Vista

Para Everaldo Ferreira, professor de Língua Portuguesa do campus Inconfidentes, os desafios são muitos. "Sou professor de Língua Portuguesa há quase 30 anos e sempre ensinei o idioma para quem sabia falá-lo. Nunca me imaginei ensinando o meu idioma para estrangeiros. O grande desafio é a comunicação, já que não falo espanhol. Entretanto, com bom humor e persistência, a comunicação acontece".

Essa é a segunda vez que Everaldo atua como professor de Língua Portuguesa para estudantes estrangeiros. "Recebi o convite do Coordenador do Projeto, Rafael Tenório, no ano passado (2020) e, como a experiência foi muito prazerosa - conseguir fazer com meus alunos se expressassem em português - resolvi aceitar novamente o desafio", explica.

Expectativas

Joaquim Maldonado

"Con este curso espero aprender el portugués porque es un idioma que me gustaria aprender para realizar cursos y pasantías en Brasil, también para poder interactuar con la gente de ese país". Disse Joaquín Maldonado, de 18 anos, estudante da Escuela Técnica Raggio/Buenos Aires - Argentina.

 

Ximena AlexandraJá para a estudante, Ximena Saavedra, de 20 anos, pertencente a Universidade de Tolima, o maior desafio está na pronúncia. "Muitas vezes sinto que embora o espanhol e o português sejam semelhantes, há algumas palavras e sons que são complicados para mim. Tentarei fazer o meu melhor para aprender tanto quanto possível. ...a cultura brasileira é uma das minhas favoritas e eu gostaria de aprender tudo sobre ela". 

 
 
Texto: Ascom/Reitoria do IFSULDEMINAS
Data: 10/05/2021

 

 
 



 
 
 
 
Fim do conteúdo da página