PSAN.2021

Política Alimentar e Nutricional começa a ser discutida nos campi do IFSULDEMINAS

Mudanças estão previstas para acontecer no 2º semestre de 2021

Acesse o documento na íntegra

mediterranean cuisine 2378758 1920O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio dos seus oito campi,  está em processo de construção de sua política de segurança alimentar e nutricional (PSAN). Antes de propor a aprovação do documento, estudantes e servidores contribuem para a sua construção. Dessa forma, a comunidade acadêmica, de cada campus, está sendo consultada sobre a ação, prevista para acontecer no segundo sementre de 2021.

A execução das ações da PSAN serão garantidas por meio de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e outra parte, com recursos originados do orçamento do próprio campus.

"Todos os campi do IFSULDEMINAS oferecem refeições para os seus estudantes. Dessa forma, se apresentava a necessidade de definição de parâmetros institucionais para a oferta de uma alimentação saudável, que contemple as necessidades nutricionais, que seja equilibrada e também o desenvolvimento de ações educacionais com relação à alimentação", explicou  Pedro Paulo Oliveira, responsável Técnico em Nutrição do IFSULDEMINAS.

documento, tido como primeira etapa do PSAN,   foi elaborado em conformidade com a legislação vigente, inicialmente pela equipe de nutricionistas dos campi Inconfidentes - Magda Mª. de Faria; campus Machado - Mª. de Socorro Coelho; campus Muzambinho -Tathiana D. Baldini Pallos; e campus avançado Carmo de Minas - Pedro Paulo Oliveira. Na segunda etapa do PSAN, o texto foi apresentado aos campi que discutiram com a comunidade (docentes, técnicos e discentes) para fazer suas  sugestões.

Reuniões

Todos os campi do IFSULDEMINAS receberam o documento e participaram, de forma virtual, da apresentação inicial do PSAN. Esses encontros, segundo  Pedro Paulo Oliveira, foram organizadas em quatro momentos distintos, com a presença de servidores de dois campi em cada reunião, na seguinte ordem:

1ª reunião: Campus Inconfidentes e Passos;

2ª reunião: Campus Machado e Poços de Caldas;

3º reunião: Campus Muzambinho e Pouso Alegre;

4ª reunião: Campi avançados de Carmo de Minas e Três Corações.

Em cada reunião de apresentação houve a presença de um nutricionista que auxiliou na apresentação e esclarecimento de possíveis dúvidas.

Maria de Socorro Coelho, nutricionista do Campus Machado, explica que "para os campi que não possuem nutricionista, existirá um responsável técnico que é do IFSULDEMINAS que coordenará as ações, sempre com a ajuda de uma comissão local de implementação do PNAE. Isso vai acontecer nos campi que tem nutricionista também. Visto que as ações são muitas, teremos sempre que contar com a ajuda e colaboração de todos os atores como alunos, servidores, pais de alunos etc".

Alimentação nos campi

Captura de tela inteira 17052021 151029 Pedro Paulo explica que cada campus tem um formato de funcionamento no que se refere aos refeitórios.  Inconfidentes, Machado e Muzambinho possuem o refeitório próprio, gerenciado pela gestão do campus. Já Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e os avançados Carmo de Minas e Três Corações são geridos por empresas terceirizadas que fornecem a alimentação.

Assim, estudantes da educação básica têm gratuidade da refeição, garantida por lei. Já alunos de cursos superiores podem utilizar os restaurantes mediante pagamento de  ticket ou por meio de bolsas concedidas pelo próprio campus.

"Os recursos são provindos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinado aos discentes da educação básica. Outra parte  origina-se no orçamento do próprio campus ou é viabilizada via recursos da Assistência Estudantil, tanto para os campi que possuem orçamento do Regime Interno Pleno (RIP) ou para aqueles que não possuem esse recurso e que recebem apoio da Diretoria de Assuntos Estudantis", complementou Pedro.

O que mudará

O PSAN será implementado com a coordenação dos nutricionistas da Instituição e com a colaboração de toda a comunidade. "A política vai indicar quais tipos de alimentos poderão ser consumidos dentro das escolas, tanto nos refeitórios quanto nas cantinas, além de trabalhar na Educação Alimentar e Nutricional  na escola, trazendo o assunto para discussão em sala de aula e fora dela também", disse  Socorro Coelho.

Será criada uma comissão gestora, centralizada na Reitoria, com membros de diferentes setores e de comissões nos campi.

Confira algumas ações nos campi

- Inconfidentes;

- Machado;

- Muzambinho;

- Passos;

- Poços de Caldas;

- Campus Avançado Três Corações;

Cronograma da PSAN

Ação
Data/Período
Envio do documento aos campi
15 de abril de 2021
Reunião de Apresentação aos CGAE/SAE e convidados
26 a 30 de abril de 2021
Inconfidentes e Passos
26 de abril de 2021
Machado e Poços de Caldas
27 de abril de 2021
Muzambinho e Pouso Alegre
28 de abril de 2021
Três Corações e Carmo de Minas
29 de abril de 2021
Prazo para discussão do documento e devolutiva à DAE
até 14 de maio de 2021
Organização do texto com as sugestões dos campi
até 19 de maio de 2021
Discussão final com representantes dos campi e fechamento do documento
Sugestão: 5 representantes para os campi maiores e 4 representantes para os campi menores.
Representação dos estudantes.
20 de maio de 2021
Encaminhamento às câmaras institucionais para aprovação
20 de maio de 2021