Página inicial > Institucional Geral > Destaque em redações no Enem.2020

Destaque em redações no Enem.2020

Estudantes do campus avançado Carmo de Minas destacam-se no ENEM.2020

50% dos alunos do Tec. em Informática, que fez o ENEM, teve notas de redação acima de 840

Catálogo Colorido de Loja de Brinquedos

52% dos alunos do 3º ano do Curso Técnico em Informática, do IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas, que fizeram o ENEM, tiveram notas acima de 840 na redação do Enem 2020, que tem nota máxima de 1000. O resultado, segundo a instituição, é fruto de um trabalho coletivo, sólido, em que há engajamento e responsabilidade por parte de todos os professores e muita dedicação e empenho dos estudantes.

A professora de Língua Portuguesa, Siméa Ceballos, oferece ao 3º ano uma Oficina de Redação, com encontros semanais de uma hora e meia, ao longo de todo o ano. O objetivo é ensinar as técnicas, além de orientar no desenvolvimento da argumentação, interpretação e escrita de acordo com a norma padrão. Há também debates sobre diferentes áreas do conhecimento e leitura de textos diversos. De acordo com a docente, a participação nas oficinas torna os discentes mais críticos e capacitados quanto à produção textual, amplia o repertório e a percepção sobre as mais variadas temáticas. “As produções são corrigidas e comentadas e, assim, eles têm a oportunidade de perceber a evolução dos textos, bem como os aspectos que precisam ser mais bem trabalhados. Meu coração se enche de alegria ao ver a conquista deles, graças a muita diligência, interesse e comprometimento. É gratificante acompanhar o crescimento na organização do pensamento, no alinhamento da argumentação e testemunhar o quanto a visão de mundo se expande, o que contribui muito para a formação humanística que tanto almejamos nos Institutos Federais”, disse Siméa.

Acompanhe os depoimentos de alguns dos estudantes

POST Destaques notas redação ENEM Laenia Oliveira Magalhães Nota Redação 960Laênia de Oliveira Magalhaes

“A escrita é uma das ferramentas mais importantes para uma sociedade. Pensando nisso, o projeto “Oficina de Redação”, ministrado pela professora Siméa Ceballos, proporciona um caminho de sucesso e muita aprendizagem. Mas, é necessário estar disposto a aprender e, principalmente, praticar, já que quando estamos inseridos nas aulas, o dito popular que a “prática leva à perfeição”, nunca fará tanto sentido quanto nesse contexto. Portanto, a oportunidade de participar transformou não só a minha escrita como a de muitos colegas. Por isso, não pensando somente na nota final, eu convidaria todos os colegas, que possuem interesse em transformar sua escrita, para se permitirem abraçar o projeto e adentrar nessa arte de escrever, com garantia de resultado e imensa gratidão pela oficina e pela professora”.

POST Destaques notas redação ENEM Matheus Fernandes de Aquino Nota Redação 960Matheus Fernandes de Aquino

“A Oficina de Redação do instituto é, com certeza, um projeto que oferece uma preparação completa para que o aluno possa obter um bom resultado na prova do ENEM. No começo do processo de aprimoramento da minha escrita, enfrentava diversas dificuldades para iniciar, desenvolver e articular minhas ideias e, então, construir um bom texto. Porém, com a ajuda da professora Siméa, que oferece todo o apoio e carinho para nos auxiliar nessa etapa, a construção foi se tornando cada vez mais fácil e completa. Ao longo do ano, trabalhamos não só as competências do ENEM de forma aprofundada, mas, também, construímos um grande repertório argumentativo e aprendemos a organizar nosso tempo e nossas ideias”.

Marcos Rogério de Paula Jr

POST Destaques notas redação ENEM Marcos Junior Nota Redação 940

“Bom, gostaria de falar que nunca achei que conseguiria ir tão bem na redação, pois minha escrita não era tão boa. Por isso, entrei na oficina, na expectativa de melhorar. A professora Siméa ajudou muito desde o começo e sempre ensinou da melhor forma. Tenho certeza que qualquer um consegue melhorar muito, com bastante dedicação e treino, e o que é o principal: fazer muitas redações e a cada uma delas melhorar o que precisar ser melhorado”.

Entenda como funciona a avaliação da nota da redação no ENEM

A redação segue uma lógica de correção em que pelo menos dois professores vão avaliar o texto, sem que um saiba a nota dada pelo outro. Ao todo, cinco competências são consideradas:

1º - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;

2º - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
dissertativo-argumentativo em prosa;

3º - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

4º - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

5º - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

(Fonte: Quero Bolsa)

Conheça os alunos

Texto: Ascom Reitoria
(com informações professora Siméa Paula de Carvalho Ceballos e apoio Arthemisa Freitas)