Mensagem - Fim de Ano
IFSULDEMINAS divulga mensagem de Fim de Ano dirigida a toda comunidade acadêmica
Instituto também apresenta balanço das ações on-line promovidas em 2020
Nesta quarta-feira (23), o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga mensagem em vídeo do reitor Marcelo Bregagnoli dirigida a toda comunidade acadêmica.
A mensagem traz, e não poderia ser diferente, o contexto desafiador imposto pela pandemia do novo Coronavírus, que a partir de março deste ano modificou o viver em sociedade, exigindo de todos o distanciamento social e a adoção de mudanças estruturais na área da Educação, na qual o IFSULDEMINAS sempre atuou com o compromisso de entregar um ensino de excelência.
Para minimizar ao máximo o impacto nas aulas e no trabalho dos servidores, o Instituto foi pioneiro na adoção emergencial do ensino e das atividades remotas e na criação e implantação de programas e ações que os viabilizassem, como: programa de doação de equipamentos de informática; oferta de auxílio internet aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica; suporte e apoio das áreas de assistência social, psicologia e pedagogia; capacitação on-line e continuada de docentes para trabalhar em ambiente virtual; programa de tutoria e mediação on-line, dentre outros. Porém, como ressaltou o reitor, na gravação, todo esse movimento só foi possível devido à união, força e determinação de servidores, colaboradores, estudantes e comunidade.
Confira, abaixo, a Mensagem de Fim de Ano do IFSULDEMINAS:
Balanço 2020
O IFSULDEMINAS também apresenta um balanço das ações realizadas de forma on-line neste ano. É uma forma de prestar contas à sociedade e mostrar que nos momentos críticos, a criatividade e a dedicação abrem novas oportunidades. Os dados são das Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI), Extensão (Proex) e de Gestão de Pessoas (Progep).
PPPI
A Pró-Reitoria realizou seis eventos on-line, como o Hackathon, a 12ª Jornada Científica e Tecnológica, o 9º Simpósio de Pós-Graduação e a Semana Global do Empreendedorismo, que por diversos dias discutiram temas atuais e apresentaram a produção científica realizada por estudantes e profissionais do IFSULDEMINAS.
Além disso, foram realizadas 12 lives e webinários que trouxeram tanto temas mais teóricos como Ética na Pesquisa, Inovação, Marketing Digital, quanto temas mais práticos: “como trabalhar com Matriz SWOT”, “cadastro e atualização do currículo Lattes” e “como utilizar o programa Canvas”. As transmissões ao vivo eram direcionadas a públicos diversos, como os membros de empresas incubadas e juniores vinculadas ao Instituto, acadêmicos e sociedade.
A PPPI ainda iniciou o curso de Valoração com servidores internos e estabeleceu dez parcerias com entidades públicas e privadas, entre elas as Universidades Federais de Alfenas e a de Itajubá, a Universidade do Vale do Sapucaí e o Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Progep
As Coordenadorias de Desenvolvimento de Pessoal e Qualidade de Vida do Servidor, ligadas à Progep, desenvolveram ao longo de 2020 diversas ações virtuais, voltadas para o conhecimento e para o bem-estar.
Com a implantação do trabalho remoto, foram realizados programas, lives e palestras on-line para ajudar o servidor a se adaptar da melhor forma possível à nova condição e ajudá-lo a manter um bom rendimento. Dessa forma, foram tratados, por exemplo, os temas “Ergonomia no trabalho remoto”, “Como administrar a ansiedade”, “Trabalho remoto e acidentes de trabalho”. Além disso, foi criado o programa "Saúde em Ação", que disponibiliza vídeos produzidos por profissionais do Instituto no canal TVIFSULDEMINAS para estimular a prática de atividades físicas e relaxamento.
A capacitação de servidores também foi uma pauta constante. A Progep elaborou o catálogo de capacitações do IFSULDEMINAS e ofertou dez cursos ao longo do ano, que contaram com a participação de cerca de 170 servidores. Da parceria firmada com a Escola Nacional de Administração Pública foram ofertados os cursos:
- Teoria e Prática do Direito na Administração Pública
- Elaboração de Termos de Referência para Contratação de Bens e Serviços
- Priorizando e Selecionando Projetos
- Relações Interpessoais e Feedback
- Atuação Estratégica de Equipes de Gestão de Pessoas
- Gestão da Estratégia com BSC
- Transformando Ideias em Projetos
Proex
Mesmo sendo mediada pelas tecnologias digitais, a Extensão do IFSULDEMINAS conseguiu conectar a instituição à comunidade regional. Em 2020, 425 eventos e palestras virtuais, lives e webinários foram realizados pela Pró-Reitoria de Extensão ou pelos oito campi do Instituto.
Além disso, a partir de abril deste ano, foram ofertadas cerca de 80 mil vagas em diversos cursos gratuitos, como de idiomas, cuidador de idoso, fotógrafo, garçom, operador de telemarketing, porteiro, vigia, entre tantos outros. Muitas dessas oportunidades foram consequência das pactuações feitas entre IFSULDEMINAS e Governo Federal, por meio do Programa Novos Caminhos.
Ainda houve a manutenção dos programas de Mobilidade Acadêmica Estudantil e de Dupla Diplomação, sendo que 15 estudantes do IFSULDEMINAS estiveram ou ainda se encontram em intercâmbio em países da América do Sul e da Europa. E a implementação do programa de Mobilidade Virtual, no qual graduandos do IFSULDEMINAS puderam cursar disciplinas em universidades estrangeiras pela internet.
Portanto, ao longo do ano, o IFSULDEMINAS buscou alternativas para manter seus trabalhos junto à comunidade interna e externa. Além da manutenção do processo educacional, implementou cerca de 20 ações sociais para combater o avanço da Covid-19.
A primeira ação e a mais vultosa foi a produção e distribuição de mais de 8.300 litros de álcool em gel para 230 instituições das áreas de saúde, segurança pública e assistenciais de 73 municípios. A ação foi fruto de uma parceria entre a Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas e o IFSULDEMINAS. A Receita enviou 40 mil litros de bebidas alcoólicas apreendidas. A mão de obra especializada e a tecnologia do Instituto converteram a bebida em álcool em gel.
Outros trabalhos desenvolvidos pelo Instituto no combate à pandemia foram: distribuição de mais de 8 mil itens originários do PNAE e 10 mil cestas de produtos cultivados nas escolas-fazenda do IF para 80 instituições regionais; produção e distribuição de 5 mil litros de sabonete líquido, de 5 mil máscaras de acetato, 75 mil máscaras de TNT (parceria com iniciativa privada/recursos MEC-SETEC), 93 mil máscaras de pano (parceria com iniciativa privada/recursos MEC-SETEC); e criação do Siga COVID, com mapeamento para traçar o avanço do novo Coronavírus na região.
Proen
A Pró-Reitoria de Ensino também realizou diversos eventos virtuais envolvendo as comunidades interna e externa. A Diretoria de EaD - DEaD promoveu uma rodada de 4 capacitações on-line com os professores do IFSULDEMINAS, no intuito de prepará-los para os desafios que o ensino remoto exigiria com o avanço da pandemia. Foram mais de 200 docentes capacitados pela iniciativa. Também foi executado o projeto “Conexão Se Liga”, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. A rodada de webinários capacitou mais de 15 mil servidores, entre professores, dirigentes e técnicos, em 7 temas relativos ao ensino remoto: Educação em Tempos de Pandemia, Comunicação Assertiva para Ensino Remoto, Sequência Pedagógica, Metodologias Ativas, Planos de Aula, Avaliação On Line e Tecnologias Educacionais.
Já a Diretoria de Assuntos Estudantis - DAE realizou diversas reuniões online com os representantes das organizações estudantis e com os estudantes que atuaram como mediadores virtuais, sempre com a participação do Reitor e Pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão, dentre outros membros da equipe de gestão. No dia 17 aconteceram duas palestras virtuais: uma do professor André Lucas Novaes, do Campus Poços de Caldas, e outra com o atleta e campeão olímpico Gustavo Borges. Enquanto isso, o Programa Mediadores Virtuais mostrou-se um sucesso com a atuação de cerca de 270 estudantes mediadores nos oito campi do IFSULDEMINAS, que realizaram atendimento aos colegas e, com isso, possibilitaram a permanência e êxito de muitos discentes em um ano tão desafiador. 2020 também foi marcado pela elaboração, discussão e aprovação da Política de Assistência Estudantil, dos Regimentos do NAPNE e da Comissão de Heteroidentificação Complementar, além de outros documentos importantes para o desenvolvimento das ações institucionais. Por fim, foram realizados treinamentos para as comissões específicas do Processo Seletivo que, em razão da pandemia, teve todo o seu formato modificado.
A Diretoria de Ensino - DIREN, com o apoio e direcionamento do Pró-reitor de Ensino, desenvolveu ações objetivando ajustar as metodologias e os processos de ensino por meio de atividades remotas. Nesse sentido, diversas reuniões virtuais com as diretorias de ensino dos campi foram realizadas para a elaboração de Instruções Normativas adequadas à nova realidade, bem como assembleias com docentes e discentes para apresentação dos programas de ensino e das Instruções Normativas. Foram realizadas duas rodadas de conversa com os coordenadores de cursos e gestores de todos os campi do IFSULDEMINAS, além da criação do Painel de Monitoramento de Matrículas do instituto federal, que tem como objetivo estabelecer procedimentos para o monitoramento da participação dos estudantes nas atividades acadêmicas durante o período de atividades remotas. Este painel propiciou o Ciclo de Reuniões que envolveu toda a gestão dos campi com a participação do reitor e dos pró-reitores de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e Extensão.
Outra ação importante envolvendo a gestão da reitoria e dos campi foi o evento de divulgação do Conceito Preliminar de Curso - CPC que trata, além do desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, do corpo docente, da infraestrutura e dos recursos didático-pedagógicos da instituição. Esse resultado é parte dos insumos que compõem o Índice Geral de Cursos, importante indicador estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP que evidencia a qualidade dos cursos superiores ofertados no país.
Redes Sociais