Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Institucional Geral > Licença destinada a capacitação dos servidores - 2020
Início do conteúdo da página

Licença destinada a capacitação dos servidores - 2020

IFSULDEMINAS abre processo para concessão de licença destinada à capacitação de servidores

As inscrições vão até o dia 06 de novembro e deverão ser realizadas por meio de formulário eletrônico

 

- Edital 152/2020

Inscrição

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou nesta quarta-feira, 14/10, a abertura do processo classificatório unificado que tem como objetivo estabelecer diretrizes e critérios de classificação para concessão de licença para a capacitação dos servidores da Instituição.

Das vagas

Após cada cinco anos de efetivo exercício, o servidor poderá, no interesse da Administração, afastar-se do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, por até três meses, para participar de curso de capacitação profissional. A concessão da licença para capacitação será condicionada ao planejamento interno do campus de lotação do servidor e/ou reitoria.

Assim, caberá à chefia imediata coordenar o planejamento das ações de capacitação e aperfeiçoamento do setor e, com isso, se responsabilizar pela liberação tanto dos servidores Técnicos Administrativos, como dos servidores Docentes.

 

Campus
Total de servidores em exercício
Quantidade máxima de servidores em licença para capacitação
Carmo de Minas
33
2
Inconfidentes
199
10
Machado
210
11
Muzambinho
220
11
Passos
106
5
Poços de Caldas
108
5
Pouso Alegre
108
5
Três Corações
37
2
Reitoria
114
6
Total
1.135
57

 

A carga horária mínima exigida do conjunto de ações de desenvolvimento que o servidor deverá cumprir, de acordo com o cargo, estão descritas no artigo 08 do edital,.

Inscrições

As inscrições vão até o dia 06 de novembro e deverão ser realizadas por meio deste formulário eletrônico. A classificação preliminar e o resultado final serão divulgados conforme cronograma divulgado neste edital.

Recursos

O candidato poderá interpor recurso contra o resultado preliminar devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, respeitando os prazos conforme cronograma. Quanto à classificação, os recursos deverão ser enviados exclusivamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., conforme data e horário previstos no cronograma.

Da efetivação da licença para capacitação

O servidor classificado, dentro do número de vagas disponibilizadas pelo campus e reitoria, deverá requerer a licença para capacitação, apresentando no setor de Gestão de Pessoas os documentos listados no artigo 19 do presente edital.

As licenças poderão ser interrompidas, a qualquer tempo, a pedido do servidor ou no interesse da administração, condicionado à edição de ato da autoridade que concedeu a licença.

Quanto ao retorno do servidor, o mesmo deverá comprovar a participação efetiva na ação que gerou sua licença, no prazo de até 30 dias da data de retorno às atividades, devendo apresentar:

I - certificado ou documento equivalente que comprove a participação;
II - relatório de atividades desenvolvidas; e
III - cópia de trabalho de conclusão, monografia, dissertação ou tese, com assinatura do orientador, quando for o caso.
 
A não apresentação da documentação de que trata este artigo sujeitará ao servidor o ressarcimento dos gastos com sua licença ao órgão ou à entidade, na forma da legislação vigente.
 
Cronograma
Evento
Data
Publicação do edital
13/10/2020
Inscrições
13/10/2020 a 06/11/2020
Resultado Preliminar
Dia 16/11/2020
Recursos
Até o dia 17/11/2020
Resultado Final
A partir de 19/11/2020
Início das Licenças para Capacitação
A partir de 01/01/2020
 
Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS,
Data: 14/10/2020 
Fim do conteúdo da página