Reabertura do Processo Seletivo Superior 2020.2

IFSULDEMINAS reabre Vestibular 2020/2º semestre para cursos Superiores

A forma de ingresso, para os 3 cursos oferecidos em Machado e Muzambinho, será pelas notas do Enem e SiSU

- Edital 50/2020 – retificado

- Inscreva-se

Perguntas do Processo Seletivo 2020/2

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou nesta terça-feira, 19/05, a reabertura do processo seletivo destinado ao ingresso de estudantes no segundo semestre de 2020,  nos cursos superiores da instituição. No total, são ofertadas 120 vagas nas unidades de Machado e Muzambinho. A única forma de ingresso, para os três cursos, será pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Inscrições

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas a partir das 14h do dia 01 de junho a 15 de julho de 2020. Desta forma, os candidatos deverão acessar este link; em seguida, clicar na opção “Inscrições” e preencher todos os campos obrigatórios apresentados na ficha de Inscrição

O Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI) será disponibilizado ao candidato a partir do dia 17 de julho de 2020, por este link, na opção Inscreva-se/Acompanhe sua inscrição.

As inscrições nos campi

Considerando a pandemia e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sobre distanciamento social, não haverá inscrições presencialmente nos campi. Dúvidas na realização da inscrição devem ser encaminhadas para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ações Afirmativas e PcD Geral

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de Ações Afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de MG. Os outros 50% (cinquenta por cento) serão destinadas à Ampla Concorrência, sendo que, destes, 5% (cinco por cento) serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 5 do edital.

Provas e vagas

Não haverá provas presenciais sendo que, 80% (oitenta por cento), do total das vagas, serão destinadas  aos candidatos que optarem pelo ingresso por meio da nota do ENEM e 20% (vinte por cento) pelo SISU.

Matrículas

Os aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar a matrícula no respectivo campus em que se inscreveu.

Para candidatos que concorrem às vagas destinadas às Ações Afirmativas, haverá pré-matrícula na qual o candidato deverá apresentar a documentação comprobatória da ação pretendida. Após a análise da documentação a pré-matrícula será DEFERIDA (confirmada) ou INDEFERIDA (desconsiderada).

Já a matrícula dos candidatos classificados e que se inscreveram nas vagas destinadas às ações afirmativas e PcD Geral estarão condicionadas à apresentação e deferimento da documentação comprobatória de tais condições, descrita nos itens 6 e 8 deste Edital.

Disposições finais

Todas as informações pertinentes à entrega PRESENCIAL de documentação, sejam procedimentos para pré-matrícula e matrícula, comprovação das ações afirmativas, dentre outros que demandem comparecimento presencial nos campi, foram elaboradas considerando-se um cenário de SUSPENSÃO das orientações dos órgãos de saúde para distanciamento social.

Caso, ao tempo de realização dos procedimentos descritos no item anterior, persistir a situação de pandemia e, consequentemente, a orientação dos órgãos de saúde para a manutenção do distanciamento social, serão disponibilizadas novas instruções no site institucional, em tempo hábil para informação dos candidatos, considerando os cuidados relacionados à higiene que garantam a preservação da saúde e segurança dos candidatos e servidores envolvidos no processo.

Assim, diante da continuidade da orientação dos órgãos de saúde para distanciamento social, o semestre letivo poderá se iniciar com atividades executadas de forma não presencial (atividades remotas).

Data/Período

Inscrição para o Processo Seletivo

Das 14h do dia 01/06/2020 até às 23:59 do dia 15/07/2020

Período para retirada do Comprovante Definitivo de Inscrição