Proficiência para professores de Letras - Espanhol da Rede Federal
Conif divulga edital para professores interessados em aperfeiçoar o idioma espanhol
Cada instituição da Rede Federal terá direito a uma vaga e as atividades serão por EaD
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMNAS), por meio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), publicou nesta quinta-feira, 03/04, processo para seleção de professores de Letras - Espanhol, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, para participação em curso de aperfeiçoamento no ensino da língua, realizado em parceria com o Escritório de Educação da Embaixada da Espanha no Brasil.
As atividades do curso começarão no primeiro semestre de 2020 por meio de plataforma de ensino a distância (EaD), disponibilizada pela Embaixada da Espanha. O tema será: “Didática da Gramática do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira”.
Vagas
Cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica terá direito a uma vaga. Assim, as vagas remanescentes serão distribuídas por chamadas conforme a classificação geral obtida pelo candidato neste Edital, desde que os professores de uma mesma instituição não sejam contemplados em uma mesma chamada.
Requisitos
Para participar deste processo de seleção o candidato precisa ser professor de Letras - Espanhol dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, ou do Colégio Pedro II; não estar afastado ou gozando qualquer tipo de licença durante a presente seleção; ter disponibilidade para participar das aulas e atividades propostas no curso, no ambiente virtual, nas datas e horários propostos; e anuência do dirigente máximo da instituição além de possuir nível B2 de proficiência em espanhol, segundo o Quadro Comum Europeu de Referência de Línguas, ou equivalente. Não será exigida comprovação para o teste de proficiência.
Inscrição
A inscrição é feita exclusivamente por meio de formulário que deverá ser devidamente preenchido até o dia 20 de abril, onde deverá constar os documentos, em formato PDF, listados no item 6.1 do Edital.
Qualquer documento enviado após a data e horário limite não serão considerados e nem incluídos, mesmo que a inscrição tenha sido realizada dentro do prazo.
Seleção
A seleção será realizada em fase única por comissão ad hoc, composta por representantes do Conif, da coordenação do Fórum de Assessores Internacionais (Forinter) e por um professor de espanhol da Rede Federal, obedecendo aos critérios do presente Edital e à distribuição da pontuação apresentada na tabela constante no item 7.7.
Resultado
O resultado preliminar será divulgado por e-mail para os assessores de relações internacionais de cada instituição até o dia 23/04, e o resultado final no dia 30 do mesmo mês.
Caso haja interesse em impor recurso, o candidato deverá enviar para o seguinte endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e no assunto do e-mail constar o seguinte título:
ESPANHA_2020_recurso_Sigla_da_instituição_Nome_da_candidata.
Não serão aceitos recursos encaminhados fora do prazo ou por qualquer outro meio que não o endereço eletrônico indicado no item 10.1.
Cronograma
Evento | Data |
Prazo final para envio da documentação completa conforme item 6 do Edital | 20 de abril de 2020 |
Divulgação do resultado preliminar | Até 23 de abril de 2020 |
Prazo para interposição de recursos | De 24 de abril a 27 de abril de 2020 |
Divulgação dos resultados dos recursos | 29 de abril de 2020 |
Divulgação do resultado final | Até 30 de abril de 2020 |
Previsão de início do curso | A partir de 4 de maio de 2020 |
Redes Sociais