Página inicial > Institucional Geral > IFSULDEMINAS contra a COVID-19

IFSULDEMINAS contra a COVID-19

IFSULDEMINAS implementa ações para minimizar impacto da crise devido a COVID-19

WhatsApp Image 2020 04 01 at 22.41.08 1Em meio à pandemia do Coronavírus (COVID-19), o IFSULDEMINAS tem buscado alternativas para manter seus trabalhos. Assim, implementou uma série de ações voltadas à comunidade acadêmica.  Em uma delas, a reitoria em conjunto com os diretores de campi - antes mesmo das determinações estaduais e federais – orientou a suspensão das aulas presenciais e o fim de atividades que envolvessem aglomerações.  A substituição das aulas presenciais foi feita por atividades remotas, minimizando os efeitos da crise, que poderia impactar os calendários dos anos seguintes e comprometer a aplicação de recursos. Para tanto, buscou embasamento nos pareceres emitidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF (OFÍCIO nº 87/2020), Conselho Nacional de Educação - CNE (nota de esclarecimento, de 18/03/2020) e na legislação - Portaria MEC nº 343/2020 (retificada pela Portaria MEC nº 345/2020). Foi realizada uma análise sucinta das questões legais, técnicas e pedagógicas para que as atividades remotas fossem contabilizadas como dias letivos, enquanto perdurar o isolamento social. Logo, não haverá reposição, evitando-se retrabalho e interrupção do ano vigente.

Inclusão digital

Neste período inicial, o IFSULDEMINAS trabalha em uma política de inclusão digital, com a  distribuição de notebooks e computadores disponíveis nos campi. Também foi criado um auxílio de seis meses, para contratação provisória de pacote de dados e serviços de internet aos alunos e a entrega de  pen drives aos campi, para que disponibilizem os conteúdos das aulas para os discentes. Segundo o reitor do Instituto Federal, professor Marcelo Bregagnoli, “caso a atividade remota não apresente êxito, em casos específicos, serão buscadas alternativas para que os estudantes sejam atendidos com todo o apoio institucional”. Como reforço, serão contratados  bolsistas de atendimento educacional especializado, para que  auxiliem os campi no atendimento especializado remoto.

A estruturação e o bom funcionamento dessas atividades tem sido prioridade na instituição e vem sendo tratadas de perto pela Pró-Reitoria de Ensino, com o apoio das Diretorias de Desenvolvimento Educacional dos campi.

Programa de Arrecadação e Doação de Equipamentos de Informática

Post Programa de Arrecadação e Doação de Equipamentos de InformáticaO Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEX), publicou nesta terça-feira, 23/06, edital para arrecadação, reparo e doação de equipamentos de informática (hardware) constituídos por computadores de mesa, notebooks, monitores, teclados, mouses e afins, que estejam em funcionamento ou em condições de funcionamento, junto à iniciativa público/privada e ou doações autônomas.

Desta forma, os equipamentos serão analisados pelos setores de Tecnologia da Informação do IFSULDEMINAS (campi e reitoria), visando assim sua adequação para então, serem destinados a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais, comprovadamente em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Veja na íntegra, matérias sobre as doações:

Auxílio estudantil e bolsas

A instituição também garantirá o auxílio estudantil já efetivado por meio de seus editais, no período de atividades letivas remotas.

Intercâmbio e informação transparente

O IFSULDEMINAS conta hoje com 21 intercambistas, divididos em 4 campi e na reitoria. Sua alimentação e abrigo estão sendo mantidos, bem como o monitoramento quanto às suas condições de saúde e parte pedagógica. Em contrapartida, há 20 brasileiros do IFSULDEMINAS no exterior. Eles estão sendo acompanhados à distância pela Assessoria Internacional da Reitoria.

Informação correta e transparência também são armas do IF nesta batalha. Os sites dos campi, da reitoria e as redes sociais contêm amplo material explicativo sobre a COVID-19. Exemplo disso foi uma página especialmente preparada para tal. O envio de e-mails com orientações aos servidores foi ampliado e a higienização dos campi e da reitoria reforçada. O trabalho em sistema de revezamento e ou remoto também foi adotado.  A estrutura não parou. Enquanto os docentes trabalham no preparo e envio das aulas, materiais e exercícios, os técnicos administrativos mantêm todas as demais atividades em funcionamento. Um desses exemplos é a reitoria, que manteve todos os departamentos ativos, em sistema de revezamento, com parte do trabalho remoto e a outra presencial.

Vestibular e eventos suspensos

Toda a programação do IFSULDEMINAS para 2020 está temporariamente suspensa. Exemplo disso é o vestibular para ingresso no segundo semestre. A instituição julgou mais prudente suspender (sem prejuízo para quem já se inscreveu) e aguardar a situação se normalizar. Os eventos anteriormente marcados serão reagendados.

Avaliação contínua e ações sociais

A cada semana a equipe de gestão se reúne para reavaliar e tomar novas decisões, com base no avanço da COVID-19 e nas determinações do MEC/SETEC e Ministério da Saúde. Além do ensino, pesquisa e extensão, o IFSULDEMINAS tem atuado junto a comunidade externa, na produção e distribuição de álcool e álcool  em gel 70%, - na confecção de escudos faciais (máscaras de acetato) e estuda a possibilidade de produção de sabonete líquido. Todos os materiais estão e serão doados a instituições beneficentes cadastradas e às forças policiais e de saúde do sul de Minas. Para isso, é importante destacar parcerias como a Receita Federal de Poços, que doou mais de 21 mil litros de bebidas apreendidas, entre outras de empresários regionais, que possibilitaram tais ações. Esse é o IFSULDEMINAS cumprindo seu papel social e na educação.

Texto: Reitoria/Ascom
Data: 02/04/2020