Doação de Álcool em Gel
IFSULDEMINAS inicia distribuição de álcool gel no sul de MG
Forças de segurança e saúde, além da Santa Casa, são os primeiros beneficiados
Na manhã desta terça, 24/03, o IFSULDEMINAS iniciou a distribuição do primeiro lote de álcool gel 70%, produzido por meio de bebidas apreendidas pela Receita Federal de Poços de Caldas e doadas ao Instituto. Os primeiros 125 litros foram produzidos no campus Inconfidentes e serão usados no combate ao coronavírus. Em Poços, foram doados 50 litros para a Santa Casa. O restante foi entregue a Polícia Militar, SAMU, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, à própria Receita Federal e ao campus do instituto na cidade.
Segundo o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, “parcerias como a da Receita Federal possibilitam fazer o bem à sociedade, unindo esforços em um momento tão difícil. Quero agradecer a todos que direta e indiretamente tem se envolvido na ação. O trabalho conjunto e corajoso não é para o instituto. É para os mais vulneráveis e para os profissionais que estão na linha de frente desta batalha”.
O delegado da Receita Federal de Poços, Michel Lopes Teodoro destacou a importância da parceria e do trabalho feito. “São ações como essa que mostram à comunidade que coisas ruins podem se transformar em benefícios. As bebidas apreendidas, tornaram-se arma contra o coronavírus. Ficamos muito felizes com o resultado”.
Solidariedade
Para que o primeiro lote fosse entregue, o Instituto Federal do Sul de Minas conseguiu a doação do carbomero 940, conhecido como carbopol, agente gelificante usado na preparação de géis transparentes. O material foi doado por um empresário sul mineiro do ramo de cosméticos, que preferiu não se identificar.
Improviso para o bem comum
Dada a dificuldade inicial em se conseguir embalagens, o IFSULDEMINAS improvisou. Estão sendo usados squeezes que a instituição mantinha guardados para eventos esportivos, que garantem que o gel seja armazenado em segurança e em ótimas condições de higiene. Também foram utilizados galões de 5 litros cada. A ideia é que os beneficiados guardem os recipientes, que serão recarregados a medida que a produção aumentar. O planejamento é que outras instituições de cidades sul mineiras também tenham acesso ao álcool gel. “Estamos cadastrando os interessados e fazendo uma triagem. São muitos que necessitam. A prioridade, no momento, são as forças de saúde e de segurança, bem como asilos, entidades assistenciais e beneficentes”, explicou Bregagnoli.
Redes Sociais