Página inicial > Institucional Geral > IFSULDEMINAS E O COVID-19

IFSULDEMINAS E O COVID-19

COMUNICADO DO IFSULDEMINAS SOBRE  COVID-19 (coronavírus)

2O IFSULDEMINAS tem tomado providências e estabelecido diretrizes em relação ao Coronavirus disease 2019 (COVID-19), seguindo as orientações do Ministério da Saúde e Ministério da Educação. Um ofício foi encaminhado aos Diretores Gerais dos 8 campi do IFSULDEMINAS, sobre a realização de eventos, com a orientação de que sejam suspensos, evitando a aglomeração de pessoas. Também há a recomendação de que sejam suspensas as visitas técnicas a localidades onde haja suspeita de ocorrência do vírus.

Até a presente data as aulas estão mantidas em todos os níveis. É importante ressaltar que o IFSULDEMINAS está monitorando junto a Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais sobre o agravamento dos casos e, até o momento, em nenhuma cidade e região em que os campi estão localizados, temos casos confirmados.

É mantida a prerrogativa da direção dos campi para suspender as aulas e demais atividades, de acordo com as ocorrências e variáveis locais, respeitando o calendário de reposição, até que a instrução oficial do MEC seja divulgada.

Materiais informativos estão sendo amplamente divulgados em todos os nossos canais de comunicação. Para o reforço de ações de higienização nos campi e reitoria, foi feita uma aquisição suplementar de álcool gel e produtos de higiene.

Outra orientação é que estudantes e servidores em grupo de risco (vindos do exterior, oriundos de cidades com casos confirmados, com mais de 50 anos, gestantes ou servidores com doenças crônicas, tais como: diabéticos, pneumopatas, imunossuprimidos, doenças cardiovasculares e oncológicas) ou que residam com pessoas em grupo de risco poderão solicitar autorização para trabalho/estudo remoto, diretamente à direção de seu campus/Reitoria com apresentação de atestado médico, presencialmente, ou por e-mail.

Alunos e servidores que estejam apresentando sintomas de problemas respiratórios (febre, tosse, coriza, dor de garganta, congestão nasal ou falta de ar) estão sendo instruídos a buscar orientações junto aos setores de saúde e qualidade de vida dos campi e reitoria, para avaliação médica. Todas essas ações estão sendo tomadas como medida preventiva, visando a proteção de toda a comunidade acadêmica.

Nesta segunda-feira (16/03) será realizado um alinhamento entre as Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo da Rede Federal, para evitar a disseminação e o contágio do COVID-19.

Tão logo o instituto receba novas orientações do Governo Federal, elas serão imediatamente colocadas em prática. Os impactos do coronavírus atingem não só o IFSULDEMINAS, mas toda a sociedade. Por isso, é indispensável que as ações estejam alinhadas e sincronizadas com as autoridades públicas e privadas do País e da região.

O IFSULDEMINAS está atento à evolução dos casos e medidas emergenciais poderão ser tomadas de acordo com a evolução do quadro.

O maior patrimônio do IFSULDEMINAS são seus alunos, servidores e toda a comunidade. A instituição está atenta, acompanhando em tempo real todo o panorama e preparada para agir. Faça sua parte, siga as recomendações do Ministério da Saúde (https://coronavirus.saude.gov.br/), da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (https://www.saude.mg.gov.br/) e auxilie na divulgação destas informações.

IFSULDEMINAS /REITORIA

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) também emitiu nota oficial. Clique na imagem abaixo e leia na íntegra:

NOTA OFICIAL CONIF V2

Texto: Ascom/Reitoria