Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional Geral > Volta as aulas – 1º semestre 2020
Início do conteúdo da página

Volta as aulas – 1º semestre 2020

Recepção dos calouros e veteranos marca o início do semestre letivo nos campi do IFSULDEMINAS

inicio aulas 750x195

 

Tiveram início as atividades acadêmicas do primeiro semestre letivo de 2020 do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). O primeiro campus a receber calouros e veteranos foi o deTrês Corações, no dia cinco de fevereiro. Na semana seguinte, dia 10/02, todos os cursos superiores e técnicos de Inconfidentes, Muzambinho e Passos tiveram suas atividades iniciadas. Já   Machado, Poços de Caldas e o avançado Carmo de Minas, além dos cursos técnicos iniciados no dia 10 do mesmo mês, deram boas-vindas aos calouros dos superiores no dia 12/02, com ressalva a Poços de Caldas, que iniciou na segunda-feira, 17/02, as atividades  para a graduação.

 

Campus avançado Carmo de Minas

CapaNo dia 12 de fevereiro aconteceu no campus Avançado Carmo de Minas a volta às aulas para os cursos Técnicos e de Graduação. A aula magna da primeira turma do Superior em Administração contou com a participação da direção, docentes e técnicos administrativos. Também participaram os alunos ingressantes ao curso superior e os discentes dos técnicos subsequentes de administração e alimentos. O evento contou com a participação de autoridades locais como o prefeito e vereadores.

O Diretor-geral Pró-tempore do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus avançado Carmo de Minas, professor Dr. João Olympio de Araújo Neto, deu às boas-vidas e destacou a importância de implementar cursos de graduação no campus. Em seguida a aula magna denominada “Administração: a arte de gerar resultados” foi realizada pelo representante do Reitor, professor Marcelo Bregagnoli, o Pró-Reitor de Extensão, professor Cleber Ávila Barbosa.

Leia notícia na íntegra acessando este link.

 

Inconfidentes

CapaAs aulas dosTécnicos tiveram início na manhã do dia 10/02. As atividades foram orientadas pela Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando (CGAE). Os estudantes foram recebidos na quadra poliesportiva do prédio principal. No primeiro dia letivo tiveram acesso à estrutura física e pedagógica.

A Incubadora de Empresas (INCETEC) também foi apresentada. “Empreendedorismo é ter uma visão de negócios, envolvendo inovação e riscos”, disse a servidora Sissi Karoline Bueno, dirigindo-se à plateia. Ela mostrou os projetos em andamento e as atividades que serão ofertadas pela IINCETEC em 2020.

Ainda no período da manhã, os discentes foram conduzidos pelos setores  para conhecerem as instalações. “Desejo que todos tenham bons cursos. Vocês fazem parte de uma escola que oferece a vocês oportunidades únicas para se desenvolverem”, discursou o diretor-geral, professor Luiz Flávio Reis Fernandes.

- Leia notícia na íntegra acessando este link.

 

Machado

Capa Na segunda-feira, 10/02, os veteranos retornaram às atividades letivas. Já os novatos começaram na quarta-feira, 12/02. Os ingressantes dos cursos integrais e diurnos foram recebidos pelos professores e direção no Auditório. 

O diretor-geral, professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, deu as boas-vindas, enfatizando a importância de valorizarem a oportunidade de estudar em uma instituição federal. “Nossa escola é reconhecida pela qualidade e  todos os nossos docentes possuem qualificação elevada. Quando vocês ingressam aqui, estão ocupando uma vaga que poderia ser de outra pessoa. Somos uma instituição pública, ou seja, que é de todos. Gostaria que vocês tivessem essa consciência”.

Após a recepção, os estudantes foram divididos em suas respectivas áreas para um tour. Guiados pelos coordenadores, puderam conhecer a estrutura como: biblioteca, setores produtivos, laboratórios, salas de aula e os diferentes prédios.

Leia notícia na íntegra acessando este link. 

 

Muzambinho

CapaDurante a primeira semana letiva do ano de 2020, foi realizada a recepção de aproximadamente 650 novos alunos. A direção-geral planejou atividades a fim de dar as boas-vindas aos ingressantes. As ações foram realizadas entre os dias 10 e 14 de fevereiro pelos Coordenadores, Professores e Técnicos Administrativos com o objetivo de promover a integração entre novos alunos, veteranos, pais e responsáveis. 

Os departamentos ligados à Diretoria de Desenvolvimento Educacional apresentaram os serviços que são prestados pela instituição, assim como os direitos e deveres dos alunos. As atividades contaram com um diferencial: As reuniões tiveram tradução simultânea em Libras.

Entre as ações estabelecidas pela Diretora de Desenvolvimento Educacional em parceria com a Coordenadoria Geral de Assistência ao Educando (CGAE) houve a apresentação da equipe e programas desenvolvidos em prol dos estudantes. Os alunos foram orientados sobre os trotes, que são proibidos por lei, e houve destaque à valorização da integração saudável entre os discentes.

Leia notícia na íntegra acessando este link. 

 

Passos

CapaNo dia 10, o campus recebeu 310 novos alunos. Para as boas-vindas, a instituição reuniu coordenadores de curso, ensino, pesquisa e extensão, bem como servidores do Setor de Assistência ao Educando. Foram feitas as apresentações dos setores, passadas  informações importantes sobre o funcionamento  e exibido o vídeo institucional. Logo depois, os coordenadores acompanharam a todos em uma visita geral.

“Queremos acolher os novos alunos e parabenizá-los por terem vencido a primeira etapa, que foi o processo seletivo. Sabemos que não é fácil, há uma concorrência, então, são todos vitoriosos por chegarem até aqui”, falou a diretora de desenvolvimento educacional, professora Bruna Bordini.

Atualmente,  Passos oferece três cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, um  Técnico Subsequente ao Ensino Médio, cinco  superiores e sete especializações. 

Leia notícia na íntegra acessando este link.

 

Poços de Caldas

CapaOs dias 10 e 17 de fevereiro marcaram o início do semestre letivo para os alunos veteranos e ingressantes dos cursos técnicos e superiores do campus. No dia 10, aconteceu o início das aulas para cerca de 100 novos discentes dos cursos técnicos em Administração, Eletroeletrônica e Informática Integrados ao Ensino Médio e para 70 ingressantes dos cursos técnicos em Edificações e Eletrotécnica Subsequentes ao Ensino Médio.

Já o dia 17 foi o primeiro dia de aulas para cerca de 170 novatos dos cursos superiores de Engenharia de Computação, Ciências Biológicas, Geografia, Gestão Ambiental e Gestão Comercial.

Para recepcionar todos esses estudantes, o campus preparou uma programação especial. Os ingressantes foram recepcionados no auditório pela diretoria-geral do campus. “Existe uma série de oportunidades para vocês se desenvolverem acadêmica e cientificamente nessa jornada de vocês aqui, como a possibilidade de participar de projetos de extensão e de iniciação científica. Isso é um diferencial do Instituto Federal. Além disso, temos muitos eventos culturais e artísticos. Então, a ideia é que vocês tenham uma formação mais ampla e humana possível, além da técnica, que vocês irão aprender aqui na nossa instituição. Então, aproveitam ao máximo”, destacou o diretor-geral do campus, professor Thiago Caproni.

Leia notícia na íntegra acessando este link.

 

Pouso Alegre

CapaOs ingressantes dos  técnicos integrados ao ensino médio foram recepcionados na manhã do dia 10  pelos  veteranos. Na sequência,  receberam as boas-vindas da diretora, professora Mariana Felicetti. Logo após, ainda no período da manhã,  conheceram os projetos culturais.

Já os  ingressantes dos  subsequentes foram recepcionados com música, um show à parte do professor  Joyce Alves. Após a apresentação da equipe de gestão, foi realizada uma palestra com o diretor da UNA, Wilfred Sacramento Costa Júnior, que falou sobre o mundo do trabalho e o tipo de profissional que o mercado almeja. Houve sorteio de brindes e um café para integração. A recepção dos  superiores ocorreu na quarta-feira, 12/02.

Leia notícia na íntegra acessando este link.

 

 

Campus avançado Três Corações

CapaA volta às aulas aconteceu no dia 03 de fevereiro. O retorno foi marcado por música. O Coral “Encantus” e o Projeto “Musique-se” fizeram apresentações e os servidores participaram de dinâmicas com os  estudantes.

Leia notícia na íntegra acessando este link.

 

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria com informações dos campi
17/02/2020
Fim do conteúdo da página