Página inicial > Institucional Geral > Capacitação - heteroidentificação

Capacitação - heteroidentificação

Servidores do IFSULDEMINAS fazem capacitação sobre heteroidentificação

WhatsApp Image 2019 12 11 at 10.56.52 2Na tarde desta segunda, 09/12, a Diretoria de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promoveu uma capacitação sobre Promoção de Igualdade Racial: Comissão de Heteroidentificação. O trabalho foi realizado no campus Machado, e teve participação dos servidores que são membros das comissões de heteroidentificação nos campi e também na reitoria e que atuam com o tema. Estiveram na qualificação 33 servidores.

A ação foi ministrada pelo Professor, Mestre e Doutor Natalino Neves da Silva pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que é professor-adjunto do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Departamento Ciências Humanas (DCH), da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), onde atua em pesquisas na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, estudando marcadores sociais da diversidade étnico-racial e formação de docentes, além de temas relacionados a educação e cultura, relações étnico-raciais e educação, juventude negra, educação de jovens e adultos, ensino médio, movimentos sociais e educação.

Para a coordenadora de Processos Seletivos do Instituto, Miryan Vieira Alves, “o curso garante aos envolvidos mais segurança e transparência nos trabalhos, bem como efetividade no atendimento aos cidadãos que fazem uso da Lei de Cotas”.

A Lei 12.711/12, em seu artigo 3º, especifica que os candidatos autodeclarados pretos e pardos têm direito às ações afirmativas para ingresso na instituição, popularmente conhecidas como cotas.

A atividade contou com a organização do servidor Nereu Moreira dos Santos Filho, da Diretoria de Assuntos Estudantis.

As cotas

- Saiba mais sobre Ações Afirmativas e sobre a Lei de Cotas

Para concorrer às cotas, o candidato deve preencher a autodeclaração no momento da inscrição para o vestibular. Todavia, na matrícula dos aprovados, a autodeclaração passa por confirmação das comissões de heteroidentificação, que são grupos de trabalho nomeados em cada uma das unidades do instituto federal. As comissões agendam horários para o atendimento dos candidatos e, presencialmente, fazem a coleta de imagens dos mesmos para arquivo, deliberando sobre a matrícula na ação afirmativa.

O cronograma para os trabalhos das comissões deve ser divulgado em breve, com a especificação de cada um dos campi do instituto.

Texto: Ascom Reitoria (com informações Proen)
Fotos: Equipe Proen
Data: 11/12/2019