Página inicial > Institucional Geral > IFSolidário – Apae.2019

IFSolidário – Apae.2019

Reitoria do IFSULDEMINAS  entrega  presentes para crianças da Apae de Pouso Alegre

unnamedAconteceu na manhã desta sexta-feira, 06/12, a entrega dos presentes doados pelos servidores da Reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMNAS) para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). No total, foram 40 crianças beneficiadas pela ação do IFSolidário que busca  atender a instituições que possuem algum tipo de projeto destinado a cuidar de pessoas em vulnerabilidade social e ou intelectual. As sugestões de presentes foram comuns de acordo com a faixa etária: bolas, brinquedos sonoros, carrinhos, entre outros.

IMG 4592

O reitor do IFSULDEMINAS Marcelo Bregagnoli solicitou a Coordenadoria de Qualidade de Vida, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), que o atendesse com uma lista de presentes de natal destinado as crianças desta Instituição. Esta foi a primeira ação desta parceria voltada para com a entidade.

"Está na missão do IFSULDEMINAS seu compromisso social, especialmente, quando se refere a uma instituição de fins tão nobres como as APAE. Temos diversas ações com as APAE no sul do Estado de Minas Gerais, sobre no apoio ao desenvolvimento de projetos educacionais, incluindo, por exemplo a processos produtivos. Mas todo esforço é necessário para que possamos, nós, instituição pública, sermos um diferencial para as pessoas, sobretudo aquelas mais necessitadas." Disse Marcelo Bregagnoli, reitor do IFSULDEMINAS.

Para a Coordenadora de Qualidade de Vida do Servidor, Mônica Araújo, ações como esta são uma ótima opção para os servidores que possuem o desejo de ajudar ao próximo, mas que não encontram oportunidade e nem tempo. "Acreditamos que, se fizermos um pouco, enquanto servidores e Instituição, contribuiremos com o bem-estar das pessoas beneficiadas e também para quem está ajudando, porque nesse tipo de ação tem uma troca: o bem é mútuo”, destacou.

A diretora da Instituição, Maria Paula Costa de Moura, disse que há 2 anos, o IFSULDEMINAS, esteve na Apae, representado por um grupo de alunos, para um dia de diversão com nossas crianças. “Nesse dia a alegria tomou conta das nossas crianças e abriu caminho para buscarmos o IF. Por ser uma Instituição séria e conceituada a Apae buscou esta parceria, através de funcionários que aí trabalham e logo conseguimos os primeiros presentes para nossas crianças, por ocasião do Natal”, lembra a diretora.

IFSolidário – Apae

IMG 4599Para receber o IFSULDEMINAS, a direção da Apae preparou uma manhã dedicada a apresentar, aos novos parceiros, todas as alas da escola destinadas aos alunos. Apresentações com músicas, demonstração de trabalhos feitos pelos atendidos, conhecer os projetos mantidos pela organização como saúde, proteção, educação, capacitação, assistência social e autogestão marcaram o passeio.

Para a supervisora e professora Margareth Godoy, esta coparticipação do Instituto é de extrema importância para com os atendidos da Apae. “Essas parcerias primeiramente valorizam a pessoa com deficiência, que é o nosso foco, ou seja, ver a potencialidade dos alunos. Segundo, trazemos IMG 4544os parceiros para conhecer o nosso trabalho e, com isso, sensibilizar e valorizar a pessoa com deficiência. O valor maior está nisso, na valorização”, disse a funcionária que há 20 presta serviços para a entidade.

“É uma alegria grande. Eles ficam ansiosos esperando este momento e  os presentes  o ano inteiro. Não há dinheiro que pague ver o sorriso dessas crianças”, relatou Joelma Coelho, 31, mãe do menino Luan que há nove anos estuda na Apae.

Conheça a Apae de Pouso Alegre

- Facebook da Apae de Pouso Alegre

- Veja alguns trabalhos realizados pelos alunos da Apae

IMG 4536A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), unidade Pouso Alegre, nasceu em 1972. Caracteriza-se por ser uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Desta forma, a Instituição filantrópica, presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Atualmente conta com 305 crianças assistidas num total de 84 funcionários e cinco voluntários.

IMG 4642“Para um trabalho de excelência, as parcerias se tornam essenciais e possibilitam que o dia a dia das nossas crianças sejam realmente de alegria. Nossa vida é abençoada por pessoas que doam seus dons, doam seu tempo, doam bens materiais, doam amor. Somos felizes porque temos parcerias constantes, diárias e outras eventuais. Ser parceiro é ser comprometido, é ser amigo, é saber o que o outro precisa, é ser doador. Doar é ato de Amor. Nessas parcerias podemos promover os dons de nossas crianças e explorar seus talentos”. Emocionada disse a diretora da Instituição.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 09/12/2019