Página inicial > Institucional Geral > Intercâmbio Perú

Intercâmbio Perú

Intercambistas do IFSULDEMINAS desenvolvem Projeto para comunidade carente no Peru

WhatsApp Image 2019 12 03 at 11.55.28A estudante do 6º período do  Bacharelado em Educação Física do Campus Muzambinho, do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Leticia Maria Ribeiro Carrera, de 23 anos, desde agosto deste ano está no Peru, em intercâmbio acadêmico. A jovem altruísta faz disciplinas do curso de Educação Primária na Universidad Nacional de Piura,  além de estágio.

O Projeto

Elaborado no mês de outubro e aplicado no mês de novembro de 2019, o projeto “Semana verde” é uma parceria entre os estudantes brasileiros e peruanos. No total são nove alunos envolvidos, ou seja, três acadêmicos peruanos pela Universidad Nacional de Piura, e seis  brasileiros do IFSULDEMINAS: três do campus Muzambinho, dois do campus Inconfidentes e um pertencente ao campus Passos.

WhatsApp Image 2019 12 03 at 12.02.21Segundo seus idealizadores, o Projeto nasceu da necessidade de fazer algo pela comunidade Pedregal Chico-Catacaos, povoado carente, afetado pelo fenômeno climático El Niño em 2017, pertencente a cidade de Catacaos.

Leticia disse ainda que a Universidade peruana, mobilizada pela situação daquela população, disponibilizou duas vagas para estágio destinadas a intercambistas de Bacharelado em Educação Física, com o objetivo de desenvolver um trabalho frente a uma escola regular pertencente a Instituição Educativa de Pedregal Chico.

WhatsApp Image 2019 12 03 at 12.00.10 3“Ao decorrer da prática de estágio surgiram as ideias de implementação o projeto ‘Semana Verde’, em que  optamos por convidar todos os intercambistas do IFSULDEMINAS que estão no Peru para participar e contribuir com a implementação do Projeto”, completou.

Durante as atividades Leticia observou a carência daquela população no que diz respeito a conscientização ambiental “e notamos que mesmo com as perdas, aquela população não se deu conta de que deveria fazer algo para mudar a situação em que viviam para evitar que passassem pelas mesmas perdas outras vezes”.

WhatsApp Image 2019 12 03 at 11.55.38As atividades

As atividades ocorreram entre os dias 18 e 22 de novembro com palestra sobre Meio Ambiente, confecção de cartazes sobre conscientização e proteção do meio ambiente, gincana para recolher o lixo espalhado pela escola, confecção de lixeiras com garrafa Pet, criação de composto orgânico, implementação de horta suspensa, plantio de 25 mudas de árvores além de debates sobre higienização pessoal e alimentos.

Todas as ações foram articuladas de acordo com a área de estudo de cada intercambista, incluindo as alunas peruanas Ximena, Mabel e Katherine que auxiliaram.

Experiência

WhatsApp Image 2019 12 03 at 12.00.10 2Quando foi para o intercâmbio, a aluna do curso de Bacharelado em Educação Física do Campus Muzambinho não imaginava que teria a oportunidade de trabalhar em um projeto que beneficiaria uma população tão carente. “Essa oportunidade enriqueceu muito o intercâmbio de todos. A oportunidade de vivenciar experiências únicas e incríveis, o que me permitiu amadurecer muito além de poder complementar minha formação com os cursos que estou realizando aqui no Peru e que não são ofertados na grade curricular no Brasil”, relatou.

Letícia destacou que o fato de morar em outro país, conhecer pessoas e  culturas novas, costumes e estudar em uma língua e metodologias diferentes  faz com que  amadureça em todos os âmbitos, aprendendo e crescendo  acadêmica,  emocional e socialmente”.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 09/12/2019