Olimpíada de Agropecuária na Argentina
Equipe do IFSULDEMINAS participa da Olimpíada de Agropecuária, na Argentina
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) enviou no dia 25 de novembro uma equipe de alunos e professores à Argentina para participar da “Olimpiada Nacional Especialidad Agropecuária”, no Instituto Línea Cuchilla, em Ruiz de Montoya, província de Misiones.
A competição foi organizada pelo Instituto Nacional de Educación Tecnológica (INET), do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Argentina, que enviou o convite ao IFSULDEMINAS depois que cinco equipes argentinas participaram da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada nos dias 27 e 28 de setembro, em Foz do Iguaçu.
Representantes da Instituição
A equipe da Instituição foi composta pelos alunos Brenda Ramos da Silva (campus Muzambinho), Keniow Visconcin (campus Inconfidentes) - que tiveram excelente desempenho na 9ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) - e pelos docentes Marcelo da Rosa (campus Muzambinho) e Evando Coelho (campus Inconfidentes).
A olimpíada
Realizada entre os dias 26/11 e 30/11, a olimpíada na Argentina foi marcada por dois momentos: inicialmente, cada grupo de alunos apresentou um trabalho escolar previamente preparado na sua instituição, cujo tema estivesse vinculado à produção agrícola. Após essa atividade, foram formados grupos de seis discentes de várias nacionalidades para enfrentarem uma situação-problema relacionada a um setor didático escolar produtivo.
Desta forma, após desenvolverem uma proposta, a equipe composta pelos alunos do IFSULDEMINAS foi premiado na categoria Grupo Mencionado e trouxeram medalhas para o Brasil.
Ponto de vista
Para o professor Evando Coelho, a presença da equipe foi de extrema importância. “Estar em contato com os principais docentes que trabalham com Ensino Técnico Agropecuário na Argentina propiciou a troca de muitas impressões sobre a forma de ensino, reconhecer problemáticas usuais, conhecer a forma convencional da olimpíada da Argentina e aproveitar os bons exemplos. Além disto estreitamos relações com as autoridades de Educação Técnica de lá, pensando em futuras ações integradas entre IFSULDEMINAS e Governo da Educação argentino, por exemplo”.
A Equipe
Marcelo Rosa, professor que orientou as equipes durante as provas da Olimpíadas, destaca que “foi um momento de grande aprendizagem e interação com diversos docentes e estudantes do técnico em agropecuária dos países participantes: Argentina, Paraguai, Chile e Brasil. O IFSULDEMINAS, a convite da organização, foi o único representante de nosso país.”
“A participação na Olimpíada foi muito importante para mim e trouxe conhecimentos dos mais diversos tipos. Trouxe também parcerias, amizade que irão ser para a vida toda”, disse Keniow Visconcin, do campus Inconfidentes.
Já a aluna do campus Muzambinho, Brenda Ramos da Silva, gostou da forma como foi avaliada. “Na apresentação dos projetos de pesquisa, eu e o outro aluno, fomos muito bem avaliados e elogiaram nossos trabalhos. Mesmo com a dificuldade na comunicação, os professores gostaram bastante das apresentações”, explica.
Redes Sociais