Página inicial > Institucional Geral > Olimpíada de Agropecuária na Argentina

Olimpíada de Agropecuária na Argentina

Equipe do IFSULDEMINAS participa da Olimpíada de Agropecuária, na Argentina

WhatsApp Image 2019 11 29 at 16.42.46O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) enviou no dia 25 de novembro uma equipe de alunos e professores à Argentina para participar da “Olimpiada Nacional Especialidad Agropecuária”, no Instituto Línea Cuchilla, em Ruiz de Montoya, província de Misiones.

A competição foi organizada pelo Instituto Nacional de Educación Tecnológica (INET), do Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Argentina, que enviou o convite ao IFSULDEMINAS depois que cinco equipes argentinas participaram da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada nos dias 27 e 28 de setembro, em Foz do Iguaçu.

Representantes da Instituição

A equipe da Instituição foi composta pelos alunos Brenda Ramos da Silva (campus Muzambinho), Keniow Visconcin (campus Inconfidentes) - que tiveram excelente desempenho na 9ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) - e pelos docentes Marcelo da Rosa (campus Muzambinho) e Evando Coelho (campus Inconfidentes).

A olimpíada

WhatsApp Image 2019 11 29 at 16.42.47Realizada entre os dias 26/11 e 30/11, a olimpíada na Argentina foi marcada por dois momentos: inicialmente, cada grupo de alunos apresentou um trabalho escolar previamente preparado na sua instituição, cujo tema estivesse vinculado à produção agrícola. Após essa atividade, foram formados grupos de seis discentes de várias nacionalidades para enfrentarem uma situação-problema relacionada a um setor didático escolar produtivo.

Desta forma, após desenvolverem uma proposta, a equipe composta pelos alunos do IFSULDEMINAS foi premiado na categoria Grupo Mencionado e trouxeram medalhas para o Brasil.

Ponto de vista

Para o professor Evando Coelho,  a presença da equipe foi de extrema importância. “Estar em contato com os principais docentes que trabalham com Ensino Técnico Agropecuário na Argentina propiciou a troca de muitas impressões sobre a forma de ensino, reconhecer problemáticas usuais, conhecer a forma convencional da olimpíada da Argentina e aproveitar os bons exemplos. Além disto estreitamos relações com as autoridades de Educação Técnica de lá, pensando em futuras ações integradas entre IFSULDEMINAS e Governo da Educação argentino, por exemplo”.

A Equipe

WhatsApp Image 2019 11 30 at 11.20.31 Marcelo Rosa, professor que orientou as equipes durante as provas da Olimpíadas, destaca que “foi um momento de grande aprendizagem e interação com diversos docentes e estudantes do técnico em agropecuária dos países participantes: Argentina, Paraguai, Chile e Brasil. O IFSULDEMINAS, a convite da organização, foi o único representante de nosso país.”

“A participação na Olimpíada foi muito importante para mim e trouxe conhecimentos dos mais diversos tipos. Trouxe também parcerias, amizade que irão ser para a vida toda”, disse Keniow Visconcin, do campus Inconfidentes.

Já a aluna do campus Muzambinho, Brenda Ramos da Silva, gostou da forma como foi avaliada.  “Na apresentação dos  projetos de pesquisa, eu e o outro aluno, fomos muito bem avaliados e  elogiaram nossos trabalhos. Mesmo com a dificuldade na comunicação, os professores gostaram bastante das apresentações”, explica.

Texto: Kelli de Oliveira, Coordenação de Olimpíadas Científicas
Revisão: Ascom/Reitoria