Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional Geral > Notícias > Notícias da PROEX > JIF’s 2019 – etapa nacional
Início do conteúdo da página

JIF’s 2019 – etapa nacional

Etapa nacional JIF’s 2019: IFSULDEMINAS tem a melhor colocação em todas as edições dos jogos

Equipe handebol feminino e masculino levam o 1º lugar

 

cartaz oficial com a logomarca do JIF 2019Chegou ao fim, durante os dias 06 e 12 de outubro, a fase nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) com edição comemorativa dos 110 anos  da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e 10 anos do Instituto Federal (IF). O evento teve como anfitrião o estado do Espirito Santo, sendo sediado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) em Guarapari e Vitória.

Foram 30 Instituições Federais, totalizando 1.700 pessoas, que participaram da edição composta por diversos atletas atuantes entre as 11 modalidades esportivas existentes: Natação, Judô, Xadrez, Tênis de Mesa, Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol, Voleibol de Praia, Atletismo e Futebol.

 

IFSULDEMINAS no JIF's - etapa nacional

Diversos campi do Instituto Federal do Sul de Minas, após classificação no JIF’s etapa local realizada no campus Machado  de 3 a 6 de setembro, levaram seus representantes que subiram no pódio após conquistarem medalhas de ouro, prata e bronze em diversas modalidades coletivas e individuais.

Neste ano a delegação foi composta por 45 pessoas em equipes de ambos os sexos para as modalidades de Futsal, Handebol, Vôlei de areia; uma equipe masculina para o Basquete e Judô, além de técnicos, auxiliares técnicos e do Coordenador e chefe da delegação. “Esses jogos representam o ato educacional por meio do movimento cultural humano que mais permite seu desenvolvimento. É através do esporte que conseguimos estimular a disciplina, dedicação, superação a ética e regras sociais tão importantes para formamos cidadãos críticos e participativos. Nossa instituição foi exemplo disso. Participamos sete dias em Guarapari/ES e não tivemos nenhum ato de indisciplina dentro ou fora da quadra. Obtivemos ótimos resultados de forma geral,  com o melhor resultado na fase Nacional de todas as participações”, disse o coordenador de Esporte e Cultura e Lazer do IFSULDEMINAS, professor Carlos Paulino.

O Reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, disse que a participação da Instituição no JIF etapa nacional, foi de suma importância para reafirmar a prática esportiva como princípio educativo, de cooperação e união entre as unidades. “Tivemos bons resultados nas modalidades, com a conquista de quatro pódios e tenho certeza que cada dia mais, despertaremos em nossos estudantes o gosto e estímulo para a prática esportiva, que se reporta em uma vida mais saudável, de equilíbrio entre corpo e mente.”

 Depoimentos

João Paulo Balbino, 17,   do Campus Muzambinho, conquistou com a sua equipe o primeiro lugar na modalidade Handebol. O atleta disse que as suas expectativas foram alcançadas, pois colocaram na prática todo conhecido adquirido. “O torneio trouxe muito aprendizado tanto como atleta como pessoa. Adquiri mais responsabilidade, dedicação e maturidade, pois quando você participa de um evento que mexe com diversas delegações distintas, o aprendizado  é surreal”. 

Já para a discente do Campus Muzambinho, Laura Ribeiro de Abreu, 18, a Etapa Nacional do JIF’s foi a realização de um sonho. “Hoje somos a quarta melhor equipe de futsal do Brasil e, por eventualidade nos pênaltis da semi-final, não conseguimos um resultado mais satisfatório. Mesmo assim, a etapa nacional dos jogos superou minhas expectativas. A infraestrutura do hotel era excelente, a alimentação de ótima qualidade e a organização dos jogos espetacular”.

Quadro de Premiação do IFSULDEMINAS

 

Modalidade

Colocação

Handebol Feminino

1º lugar

Handebol Masculino

1º lugar

Futsal Feminino

4º Lugar

Judô

1º lugar/medalha de ouro

categoria Leve

Judô

2º lugar/medalha de prata

categoria torneio por equipe

 

Conheça as equipes

 

Equipe de basquete masculino

Todos uniformizados jogadores e equipe técnica do time de basquete do IFSULDEMINAS posam para foto na quadra

Agachados da esquerda para direita: Lucas Teodoro de Lima Campos (Machado), Iago Oliveira Garroni de Souza (Muzambinho), Vitor Eduardo Nozé Ikeda (Passos), Gustavo Siqueira Signorettide Carvalho (Muzambinho) e Bruno Cândido de Souza(Muzambinho).
Em pé da esquerda para a direita: Prof. Carlos Henrique Paulino (Coordenador e chefe da delegação), Prof. Antônio Sérgio Maritan Júnior (Técnico), Marco Aurélio Gomez Brito (Inconfidentes), Arian Ogamar Alves Martins (Muzambinho) e Pedro Henrique Dullius Caixeta (Muzambinho).
 

 

 

Equipe de Futsal feminino

Jogadoras de futsal do IFSULDEMINAS e equipe técnica posam para foto em frete ao gol

Agachados da esquerda para a direita: Laura Ribeiro de Abreu (Muzambinho), Núbia Ribeiro Vaz (Muzambinho), Sofia Parreira Volpi Silva (Muzambinho) e Lidiane Barbosa Orlando (Muzambinho).
Em pé da esquerda para a direita: Rafael Ribeiro da Silva (Auxiliar Técnico), Rebeca Silva de Freitas (Inconfidentes), Gabriela Evilyn da Costa (Muzambinho), Marcela Aparecida de Paula (Muzambinho), Beatriz Salomão Monteiro (Muzambinho) e o Prof. Antônio Sérgio Maritan Júnior(Técnico). 

 

 

 

Equipe de Handebol feminino

Na quadra jogadoras e equipe técnica de handball do IFSULDEMINAS posam para foto

Agachadas da esquerda para a direita: Isabela Iasmin dos Santos(Muzambinho), Andressa Bernardes Teodoro (Muzambinho), Daiani Carolina Silva Nadaleti (Muzambinho), Maria Eduarda de Lima (Muzambinho) e Gabrielly Aparecida Damasio (Muzambinho).
Em pé da esquerda para a direita: Luis Gustavo Piza( Auxiliar Técnico), Beatriz Salomão Monteiro (Muzambinho), Rebeca Silva de Freitas (Inconfidentes), Tamires Cristina Januária Santos (Muzambinho), Lívia da Cunha Oliveira (Muzambinho), Marya Laura Gomes Pires Pereira (Muzambinho), Lívia Maria de Almeida(Auxiliar Técnica) e o Prof. Antônio Sérgio Maritan Júnior (Técnico).

 

Equipe de Handebol masculino

Na quadra jogadores e equipe técnica do time de handball do IFSULDEMINAS posam em frente ao gol

Agachados da esquerda para a direita: Sérgio Emílio Messias Junior (Muzambinho), kenderson Alves Colombari (Muzambinho), Renan Barros da Silva (Muzambinho), Bruno Eduardo Novais Madeira (Muzambinho), Matheus Henrique de Oliveira da Silva (Muzambinho), Samuel Augusto Correia Barbosa (Muzambinho).
Em pé da esquerda para direita: Lívia Maria de Almeida (Auxiliar Técnica), Pedro Lucas da Silva Felis (Muzambinho), João Paulo Lourenço Balbino(Muzambinho), Júlio César Novais madeira (Muzambinho), Luís Gustavo Piza (Auxiliar Técnico), Prof. Antônio Sérgio Maritan Júnior (Técnico).
 
Equipe de Futsal masculino
Jogadores e técnico da equipe de futsal do IFSULDEMINAS posam para foto em frente à arquibancada
Agachados da esquerda para a direita: Alex Vitor de Assis (Muzambinho), Pedro Henrique Dullius Caixeta (Muzambinho), Gabriel Expedito de Sousa Lima (Muzambinho), Wellington dos Reis Leonardo (Muzambinho).
Em pé da esquerda para a direita: Prof. Antônio Sérgio Maritan Junior (Técnico), Vinicius Cruvinel da Silva Fernandes (Muzambinho), Rodrigo Vergili Cardoso (Muzambinho), Luis Otavio Sotareli Barbosa (Muzambinho), Kleberson Garcia Monteiro(Muzambinho).
 
 
 
 
 
Judô
Dois judocas e o coordenador de esportes do IFSULDEMINAS mostram medalhas
Medalha de Ouro por equipe, com o aluno Daniel Lima da Silva.
Medalha de Prata individual, com o aluno Daniel Lima da Silva.
 
Da esquerda para a direita: David Penha Alves (Muzambinho), Prof. Ricardo Aparecido Avelino (Coordenador  e técnico) e  Daniel Lima da Silva.

 

 

 

Os resultados completos da competição podem ser acessados na página de Boletins no site do JIF’s 2019

Demais informações sobre o evento podem ser acompanhadas pelo site, pelo Instagram e pelo Facebook do evento.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
17/10/2018

 

Fim do conteúdo da página