Página inicial > Institucional Geral > Premiação OBMEP

Premiação OBMEP

Em construção!

Alunos do IFSULDEMINAS recebem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Em cerimônia realizada no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, no último dia 19 de junho, os estudantes do IFSULDEMINAS Marcus Kulay de Araújo Carnevale (Campus Poços de Caldas), Aislan Welington Gouveia dos Santos e Merhy Endy Dias Faria (Campus Muzambinho) receberam medalhas de prata e bronze, respectivamente, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Na ocasião, a estudante Cibele Louise (Campus Muzambinho), medalhista de bronze, esteve representada pelo professor Renato Machado Pereira. Os estudantes do IFSULDEMINAS foram premiados pelo desempenho que obtiveram na 13ª edição da olimpíada realizada em 2017.

De acordo com coordenadora da OBMEP na região MG04, Cleuza Maria da Silva, a competição veio para abrir uma gama de possibilidades ao aluno, além de fazer percebê-lo que é capaz. “Na escola pública nós conseguimos descobrir muitos talentos na matemática, muitos alunos que brilham, se esforçam e que buscam cada vez mais melhores colocações”, salientou.

“Ficamos muito satisfeitos em ver nossos alunos ganhando prêmios”, disse o coordenador de ensino do Campus Poços de Caldas, André Gripp de Rezende Chagas. “Isso é um indicativo da qualidade do ensino do Instituto. Gosto da forma que ele é estruturado, é uma maneira de caçar talentos. Torcemos para que nossos alunos obtenham bastante sucesso daqui em diante”, completou.

Para o professor Renato Machado Pereira, responsável pela organização da OBMEP no Campus Muzambinho, considera a olimpíada uma ferramenta pedagógica: “eu gosto do processo como um todo, desde o ensinar ao aluno, passando pela aplicação da prova, até o deslocamento para outra cidade na segunda fase. Nem sempre o conteúdo da prova é visto em sala de aula, fato que gera um aprendizado por necessidade, é o instrumento mais valoroso que encontrei para ensinar matemática fora da sala de aula”, comentou Renato.

Na opinião do medalhista de prata Marcos Kulay, a OBMEP abre a mente: “eu achava que não gostava de matemática, porém a olimpíada me ajudou a decidir a minha carreira, vou prestar vestibular para curso de Matemática. Enfim, o importante não é só ganhar medalha, e sim obter conhecimento e expandir a mente”. Já para o medalhista de bronze Aislan, a OBMEP abriu portas, ele será bolsista na Fundação Getúlio Vargas (FGV), devido ao excelente desempenho obtido em cinco edições.

As provas

A OBMEP 2017 contou com duas fases. No dia 06 de junho, todos os alunos dos cursos técnicos integrados do IFSULDEMINAS participaram da primeira fase da olimpíada. Por aproximadamente duas horas, os estudantes responderam 20 questões objetivas que envolviam conceitos e aplicações da matemática, além de raciocínio lógico. Os responsáveis pela organização da OBMEP foram os professores de matemática, no Campus Poços de Caldas, Laudo Claumir Santos e no Campus Muzambinho, Renato Machado Pereira.

A segunda e última fase da competição, com questões dissertativas, foi realizada no dia 16 de setembro. A prova teve duração de três horas e foi aplicada nos campi por fiscais selecionados pela coordenação-geral da olimpíada.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Para saber mais, acesse o site: http://www.obmep.org.br/

Outros sete estudantes do Campus Poços de Caldas também receberam menções honrosas. Confira, abaixo, os consagrados.

Hieda Nicodemo de Oliveira

Jeferson José Pedrilho

Natan Hilário da Silva

Natanael Ferreira de Oliveira

Pedro Henrique Leite

Rafael Dalonso Schultz

Vanessa Vilela Tavares

Na semana passada, três estudantes do curso técnico em Informática Integrado receberam medalhas de bronze pela Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): Merhy Endy Dias Faria, que formou-se no ano passado: Millena Correia Silva, do primeiro ano e Haislan Wellington Gouveia dos Santos, aluno do 3º ano.