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FAQ - Jornada e Simpósio

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES EM RELAÇÃO À JORNADA CIENTÍFICA E AO SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Até quando posso submeter trabalhos?
O prazo final para submissão é 14 de setembro de 2020.

Quem pode submeter trabalhos aos eventos?
12ª Jornada Científica e Tecnológica: estudantes de nível técnico e superior e pesquisadores
9º Simpósio de Pós-Graduação: estudantes e pesquisadores de Pós-Graduação Lato ou Stricto sensu

Qual é o valor da inscrição?
A Jornada Científica e Tecnológica e o Simpósio de Pós-graduação do IFSULDEMINAS são eventos gratuitos. Não há cobrança de taxa de inscrição.

Onde serão os eventos neste ano?
Palestras, mesas de debates e apresentações de trabalhos serão realizadas totalmente ON-LINE, por meio de plataforma digital que será disponibilizada pela instituição após o período de submissões de resumos.

A submissão do trabalho (em formato de resumo expandido) por meio da plataforma eletrônica garante a participação no dia do evento?
Não. O trabalho submetido será avaliado por especialista da área e, se aprovado, será apresentado no dia do evento. A inscrição para apresentar o trabalho deverá ser feita após o aceite.

Como faço para submeter trabalhos?
A submissão do trabalho (que deve ser elaborado de acordo com as normas para publicação) é feita exclusivamente por meio da plataforma eletrônica da Jornada Científica ou do Simpósio de Pós-Graduação.

Esqueci de inserir os dados de um coautor, posso alterar?
A alteração nos dados de autoria do trabalho somente será possível se o trabalho ainda não tiver sido avaliado.
Caso o projeto ainda não esteja em avaliação siga os seguintes passos:

Acesse a plataforma eletrônica do evento do qual vai participar (seja da Jornada ou do Simpósio) e, após login, vá até a opção "Página do usuário". Lá aparecerão as submissões ativas. Clique no local identificado como "1 ativa" (o número poderá variar de acordo com o número de trabalhos submetidos). Na próxima página clique sobre o título do trabalho. Na página seguinte você encontrará um espaço identificado como "METADADOS DA SUBMISSÃO". Clique em "EDITAR METADADOS". Na próxima página você encontrará a opção de “INCLUIR AUTOR”.

Posso enviar meu trabalho em língua estrangeira?
Não. Somente serão aceitos trabalhos na língua portuguesa do Brasil.

Posso publicar um relato de experiência na Jornada Científica ou no Simpósio da Pós-Graduação?
Sim. É possível publicar um relato de experiência como resumo expandido na 12ª Jornada Científica e Tecnológica ou no 9º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS. Os relatos de experiência devem atender aos mesmos requisitos dos demais trabalhos, de acordo com as diretrizes para autores.

Se meu trabalho não for aceito, não posso participar no dia do evento?
Pode sim. Nesse caso, você deve fazer a inscrição para participar do evento como “ouvinte”.

Como eu faço a inscrição para participar nos dias dos eventos?
As inscrições para participar dos eventos (02, 03 e 04 de dezembro de 2020) serão realizadas de 20 a 29 de novembro de 2020.
Mais detalhes sobre a plataforma para inscrições serão disponibilizados posteriormente AQUI.

Como entro em contato com a equipe organizadora dos dois eventos?
Somente por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Não serão fornecidas informações por telefone.

Por que bolsistas CNPq e FAPEMIG do IFSULDEMINAS devem, obrigatoriamente, apresentar em formato oral?
Possuímos cotas de bolsas junto ao CNPq e a FAPEMIG. Essas cotas de bolsas são distribuídas através de processo seletivo (edital). Para manutenção da cota, devemos realizar, anualmente, um evento, na forma de seminário/congresso ou similar, onde os bolsistas deverão apresentar sua produção científica (resultado da pesquisa) sob a forma oral. O desempenho do bolsista deve ser avaliado pelo Comitê Institucional do PIBIC (externo) com base nos resultados apresentados na Jornada e critérios do IFSULDEMINAS. É uma forma de acompanhamento do Programa Institucional de Iniciação Científica.

Quem pode ser avaliador de trabalhos?
Para a Jornada Científica e Tecnológica - servidores e profissionais com formação acadêmica nível de Pós-graduação / Especialização.
Para o Simpósio de Pós-Graduação - servidores e profissionais com formação acadêmica nível Mestrado ou superiorA avaliação dos resumos é uma atividade voluntária (não remunerada).

Se eu publicar os resultados de minhas pesquisas na Jornada Científica do IFSULDEMINAS, poderei publicá-los posteriormente em outros meios?
A publicação em outros meios dependerá das normas específicas de cada um.

Um artigo científico já publicado pode ser submetido como resumo expandido para apresentação na Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS ou no Simpósio de Pós-Graduação?
Não. Um dos requisitos avaliados na submissão de trabalhos à Jornada Científica do IFSULDEMINAS e ao Simpósio de Pós-Graduação é que o trabalho ainda não tenha sido publicado, nem esteja em consideração para publicação por outra conferência.
No que tange os direitos autorais do evento, no ato da submissão os autores e coautores deverão declarar que mantêm os direitos autorais e concedem ao IFSULDEMINAS o direito de primeira publicação.

Como ter acesso aos trabalhos apresentados nas edições anteriores?
Os trabalhos publicados nas edições anteriores podem ser acessados na página dos Anais Eletrônicos dos eventos, clicando aqui.

Qual será o formato dos Anais da Jornada Científica e do Simpósio de Pós-Graduação?
Os trabalhos aceitos e apresentados nos dois eventos são disponibilizados para o público em formato de Anais Eletrônicos. Serão organizados em até 60 dias após o evento.

Quem tem direito ao certificado?
Todos os inscritos e que estiverem presentes nos dias do evento têm direito ao certificado. Serão emitidos certificados de ouvintes e de apresentação de trabalhos. Durante a apresentação dos trabalhos, formulários de presença temporários serão disponibilizados para preenchimento e posterior emissão do certificado.

Coautores e orientadores também recebem certificados?
Não são emitidos certificados de coautoria ou de orientação. O certificado será enviado apenas ao apresentador do trabalho e constará os dados completos de autoria informados no momento da inscrição.

Onde encontrar os certificados da Jornada Científica e Tecnológica e Simpósio de Pós-Graduação?
Os certificados são gerados automaticamente por meio do sistema SUAP e enviados para o endereço de e-mail cadastrado no momento da inscrição. Fique atento à sua caixa de entrada e também à sua caixa de spam.

Quando meu certificado estará disponível?
Cerca de 30 dias após o evento, os certificados serão enviados para o endereço de e-mail cadastrado no momento da inscrição. ATENÇÃO: só será possível solicitar reenvio do certificado até 90 dias após o evento.

Quantos trabalhos cada autor pode enviar?
Não estabelecemos limite, entretanto, o autor deve considerar a viabilidade de apresentação nos dias dos eventos tendo em vista que as arguições podem ser simultâneas

Sobre coautores, quantos são permitidos? Eles recebem certificado também?
Sugerimos que não ultrapasse 6 (seis) coautores, embora não seja proibido um número maior. O certificado será enviado apenas ao apresentador do trabalho e constará os dados completos de autoria informados no momento da inscrição - na plataforma.

 

Atualizado em 28 de agosto de 2020.

 

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