Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página

Apresentação do Polo

 

O Polo de Inovação vinculado à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) é constituído a partir de competências tecnológicas específicas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Ministério da Educação. A atuação está voltada ao atendimento das demandas do setor produtivo, por pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e à formação profissional para as atividades de PD&I na indústria. A expectativa é de fortalecer a base de conhecimento existente nessas instituições e sua capacidade de geração de soluções tecnológicas, potencializadas pelo mecanismo de compartilhamento de custos e riscos oferecido pela Embrapii para gerar inovação industrial no país.

A criação de uma unidade Embrapii no IFSULDEMINAS se enquadra perfeitamente no seu papel institucional, possibilitando a oferta do ensino, o desenvolvimento da pesquisa, interligada com a extensão, vinculados à execução de projetos em parcerias com as empresas, trazendo o mercado de trabalho para dentro da instituição, oportunizando, assim, a formação de profissionais especializados em áreas do conhecimento ligadas à Agroindústria do Café, possibilitando a geração de emprego e renda e disponibilizando novas tecnologias, atendendo às demandas do Sul de Minas.

A região é reconhecida pela excelente qualidade do café, sendo considerado o melhor café do país em muitos concursos de qualidade. O segmento de cafés especiais, com crescimento anual de 15%, é um mercado aberto para o incremento de P,D&I. São cerca de dois a três produtos novos sendo lançados por ano, possibilitando investimento em máquinas para a fase de pós-colheita, secagem e indústria de café torrado e moído, fortalecendo a sublinha de máquinas e implementos e também a de torra e moagem.

O número de micro torrefações no Brasil é crescente (64% das indústrias em Minas Gerais), sendo uma área que demanda tecnologia. Indústrias do café têm prioridades de produção de embalagens e novos desenvolvimentos para o armazenamento de cafés especiais e equipamentos para torra. Há demanda também para atuação no mercado de pequenas máquinas de café expresso, ideais para residências, além das máquinas para embalar e encapsular café. Outra realidade é a demanda para a utilização de materiais recicláveis em embalagens e a criação de cápsulas reutilizáveis.

Área de competência

O IFSULDEMINAS está localizado em uma região responsável por aproximadamente 48,5% da produção de café de Minas Gerais. A instituição tem potencial inovador na pesquisa em cafeicultura e detém reconhecida tradição e competência tecnológica na área.

Dessa forma, a área de competência do polo é a Agroindústria do Café, com duas sublinhas de atuação: Indústria de torra e moagem de café e Indústria de máquinas e implementos, produzindo tecnologias de soluções para o cafeicultor e para a indústria do café.

Recentemente o Brasil foi citado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), como o país que lidera o registro de patente voltado para o café, e a proteção jurídica da propriedade intelectual quanto às marcas coletivas.

Campus Sede

machado

O Campus Machado, com o apoio e integração dos demais campi do IFSULDEMINAS, centralizará a coordenação dos projetos desenvolvidos no polo. Esse campus, desde 1997, aprimora os segmentos temáticos do café, da agroindústria e do meio ambiente como alternativas de desenvolvimento sustentável para a região e capacitação dos técnicos.

O campus possui potencial inovador na formação de pessoal e na pesquisa em cafeicultura, na qual detém reconhecida tradição e competência tecnológica. Aproveitando a história de 60 anos da oferta de cursos de ciências agrárias com o curso Técnico em Agropecuária, a unidade investiu no Bacharelado em Agronomia e no curso superior de Tecnologia em Cafeicultura. Oferta ainda a especialização Lato sensu em Cafeicultura Empresarial. Teve uma melhora visível na qualidade de ensino nas áreas de cafeicultura, agroindústria e qualidade de café, proporcionando um contato direto dos alunos com o agronegócio cafeeiro. A instituição oferece aos alunos a oportunidade de acompanhar toda a cadeia produtiva do café, desde a formação das mudas até a comercialização final do produto na cooperativa dos alunos, passando pela produção, colheita, secagem, rebenefício e torrefação.

Visando atender à demanda regional por soluções tecnológicas sustentáveis, o IFSULDEMINAS oferta o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, sediado no Campus Machado, com duas linhas de pesquisa: Gestão da Qualidade na Cadeia Produtiva de Alimentos, Inovação e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios.

 

 

 

 

 



 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página