Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Apresentação dos trabalhos
Início do conteúdo da página

Apresentação dos trabalhos

A comissão organizadora divulgará na página inicial da 12ª Jornada Científica e Tecnológica e 9º Simpósio da Pós-Graduação do IFSULDEMINAS as datas, horários e a forma de apresentação dos trabalhos aprovados, lembrando que as apresentações serão feitas de forma online.

Para a 12ª Jornada Científica e Tecnológica e também para o 9º Simpósio de Pós-graduação, os formatos de apresentação dos trabalhos serão:·       

 

Apresentação oral

A apresentação oral será composta por vídeo enviado com antecedência e um encontro para arguição em plataforma virtual disponibilizada no portal do evento. Trabalhos que tiverem o resumo aceito poderão escolher entre este formato e a apresentação no formato de pôster. Os bolsistas de graduação financiados pelas agências de fomento CNPq e FAPEMIG deverão, OBRIGATORIAMENTE, apresentar na forma oral. 

O tempo de apresentação de cada trabalho será de 10 a 15 minutos, não podendo exceder esse limite. A apresentação deverá ser gravada em vídeo e enviada até dia 19/11/2020 através de formulário próprio que será encaminhado por e-mail para os autores dos resumos aprovados. 

Os certificados contarão com a informação do formato da apresentação (oral, pôster ou pitch).

 

Apresentação em pôster 

A apresentação em pôster será composta por vídeo enviado com antecedência e um encontro para arguição em plataforma virtual disponibilizada no portal do evento. Trabalhos que tiverem o resumo aceito poderão escolher entre este formato e a apresentação oral.

O tempo de apresentação de cada trabalho será de 3 a 5 minutos, não podendo exceder esse limite. Além do vídeo, deverá ser encaminhado o pôster em formato pdf de acordo com o modelo disponível nesta página. Tanto o pôster quanto a apresentação gravada em vídeo, deverão ser enviados até dia 19/11/2020 através de formulário próprio que será encaminhado por e-mail para os autores dos resumos aprovados. 

Os pôsteres deverão conter título e autores com devida afiliação, introdução, objetivo(s), material e métodos, resultados e discussão, conclusão(ões) e referências. Agradecimentos relacionados a instituições de fomento deverão ser obrigatoriamente mencionados.

Os certificados contarão com a informação do formato da apresentação (oral, pôster ou pitch).

 

Apresentação em pitch 

Apresentação em pitch é destinada para projetos de inovação sigilosos que não devem enviar resumo. Será composta por vídeo enviado com antecedência e um encontro para arguição em plataforma virtual disponibilizada no portal do evento. Os bolsistas PIBITI/CNPq OBRIGATORIAMENTE devem  fazer a apresentação na forma oral e em sala sigilosa.

Esta modalidade de apresentação fica restrita aos projetos aprovados no Edital de Incentivo ao Desenvolvimento de Inovação Tecnológica do IFSULDEMINAS e também aos projetos cadastrados nos NIPEs locais como INOVAÇÃO e com caráter sigiloso.

O tempo de apresentação de cada trabalho será de 3 a 5 minutos, não podendo exceder esse limite. A apresentação deverá ser gravada em vídeo e enviada até dia 19/11/2020. Solicitamos a confirmação do coordenador do projeto e o envio do arquivo do pitch no formulário de envio de pitch clicando aqui.

O pitch é um vídeo curto, simples e direto, no qual o pesquisador e/ou bolsista apresentará seu projeto de pesquisa, impactos e resultados em uma linguagem acessível a qualquer cidadão. O pitch permite expor ideias, produtos ou tecnologias de maneira simples, rápida e palatável. Reforçamos que o pitch deve ser gravado com a linguagem mais acessível possível por meio da comunicação de seus resultados. Deve-se gravar um pitch que apresente o resultado e/ou andamento do projeto aprovado nos editais, conforme detalhado.

Estes  trabalhos que envolvem sigilo, em função de suas características de inovação e/ou geração de patente, deverão encaminhar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando o título do trabalho e o autor principal. Será criada uma Sala especial durante a Jornada para a exibição desses trabalhos.

Os certificados contarão com a informação do formato da apresentação (oral, pôster ou pitch).

 

Orientações técnicas:

Gravação preferencialmente em HD (alta definição) com qualidade adequada para visualização. Smartphones e câmeras digitais permitem a gravação de um vídeo com qualidade desejável. Qualidade do áudio: evite ruídos externos, tais como vento e equipamentos de laboratório em funcionamento, eco, entre outros.

IMPORTANTE: fazer teste de som e de imagem de todos os vídeos antes da submissão.

 

Fim do conteúdo da página