Concurso público

IFSULDEMINAS abre concurso público para professor nos campi de Inconfidentes e Pouso Alegre

- Edital Nº 42/2017

unnamedProfissionais das áreas de Zootecnia ou Medicina Veterinária e Engenharia Civil podem se inscrever para o concurso público do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). São duas vagas para atuação como Professor do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico nos campi de Inconfidentes e Pouso Alegre. As inscrições começam nesta quarta-feira, 17 de maio, e seguem até o dia 8 de junho. O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Como se inscrever?

Os interessados deverão se inscrever, via Internet, pelo endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br/concurso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 e será paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência bancária ou casa lotérica, até o dia 9 de junho. A inscrição do candidato somente será confirmada após a comprovação do pagamento. A homologação das inscrições será publicada a partir do 19 de junho, na página do concurso.

Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa, exceto para o candidato que se declarar impossibilitado de arcar com o pagamento da taxa e comprovar tal situação. Aqueles interessados em solicitar a isenção deverão enquadrar-se, no mínimo, em um dos pré-requisitos: estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ser membro de família de baixa renda, ou seja, ter renda per capita familiar mensal de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Quadro de vagas

Cargo Vagas Habilitação mínima exigida Habilitação específica* Lotação Carga horária
Zootecnia/Medicina Veterinária 1 Bacharel em Zootecnia
ou Medicina Veterinária
Especialização, mestrado
ou doutorado em Ciência Animal
Campus Inconfidentes 40 horas (DE)
Engenharia Civil 1 Bacharelado em Engenharia Civil Especialização, mestrado ou doutorado em Engenharia Civil Campus Pouso Alegre 40 horas (DE)

* Obs.: A habilitação específica não é pré-requisito, é somente pontuada na avaliação da Prova de Títulos.

Remuneração

Escolaridade Classe/nível Vencimento Básico  Retribuição por Titulação Total geral
Graduação D1-1 R$ 4.446,51  ------------- R$ 4.446,51
Especialização D1-1 R$ 4.446,51 R$ 683,29 R$ 5.129,80
Mestrado D1-1 R$ 4.446,51 R$ 2.140,15 R$ 6.586,66
Doutorado D1-1 R$ 4.446,51 R$ 5.123,90 R$ 9.570,41

Seleção

O concurso será realizado em três fases: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; prova de desempenho didático, de caráter eliminatório e classificatório, e a prova de títulos, de caráter classificatório.

A prova escrita será aplicada no dia 25 de junho, em Pouso Alegre, e terá duração de quatro horas. O candidato deverá comparecer munido de documento oficial de identificação com foto. O local e os horários de realização das provas serão divulgados no site do concurso, no dia 19 de Junho. O exame contará com duas questões discursivas sobre dois temas sorteados. O valor é cem pontos, com peso dois. Os temas a serem sorteados constam no ANEXO III do Edital.

Já a prova de desemprenho didático-pedagógico será aplicada somente para os candidatos que obtiverem a média igual ou maior de 60 pontos na prova escrita, dentro do limite de oito candidatos para cada cargo. Terá o valor de cem pontos, com peso três, sendo avaliada e pontuada pela banca examinadora, de acordo com os critérios de avaliação (ANEXO VI). O calendário com as datas, os horários e o local de realização das provas, será divulgado, a partir do dia 31 de julho.

A prova de títulos, de caráter classificatório, terá valor de cem pontos e peso um. Os títulos serão entregues por todos os candidatos classificados na prova escrita à Comissão Organizadora do Concurso, antes do início da prova de desempenho didático-pedagógico de cada área, no local e horários a serem divulgados. Após o início da prova de desempenho didático-pedagógico, não será aceita a entrega da documentação e o candidato ficará automaticamente com nota zero na prova de títulos.

Regime de trabalho

O regime de trabalho será de dedicação exclusiva, com obrigação de prestar 40 horas semanais de trabalho em dois turnos diários completos (que poderão ocorrer em turnos diurnos e/ou noturnos de acordo com os cursos ministrados e as necessidades da Instituição) e impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada. O docente poderá atuar, conforme a necessidade da Instituição, nos cursos Superiores e Técnicos nas modalidades Integrado, PROEJA, Programas de Formação Inicial e Continuada, Subsequente, Concomitante, Desenvolvimento de aulas a serem utilizadas no Ensino a Distância (EaD) e atividade em gestão acadêmica.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
17/05/2017