Núcleos de Estudos

IFSULDEMINAS seleciona servidores e estudantes para formação de núcleos de estudos e pesquisas

Interessados podem se inscrever até o dia 31 de agosto

- Chamada interna 01/2017
- Chamada interna 02/2017

- Inscreva-se!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), por meio da Coordenação de Ações Inclusivas da Pró-Reitoria de Ensino, abre inscrições para seleção de membros para composição de dois núcleos: Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígena (NEABI) e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES).

O NEABI trata-se de um núcleo voltado para o fomento de estudos das questões étnico-raciais e desenvolvimento de ações antirracistas e de valorização das identidades afro e indígenas. Já o NEGES é voltado para o estudo da temática gênero e sexualidade no âmbito educacional e para o desenvolvimento de ações de promoção da equidade de gênero, identidade de gênero e orientação sexual e ao enfrentamento ao sexismo e à homofobia.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas por meio de preenchimento do formulário, entre os dias 02 e 31 de agosto. Os candidatos deverão indicar no formulário o link do currículum atualizado na Plataforma Lattes e enviar carta de intenções, justificando o interesse em ser membro de um dos núcleos para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Poderão se candidatar professores (efetivos e substitutos) e técnicos administrativos do quadro de pessoal do Instituto e estudantes regularmente matriculados no IFSULDEMINAS.

Requisitos

O interessado em ser membro do NEABI/IFSULDEMINAS deve preencher, pelo menos, um desses requisitos: possuir estudos, pesquisas ou projetos de extensão referentes às temáticas das relações étnico-raciais; participar ou ter participado de projetos, estudos ou pesquisas nas áreas de diversidade cultural, direitos humanos, sociais e culturais, educação das relações étnico-raciais, culturas indígenas ou intersecções de raça, gênero e classe; entre outros.

Já aqueles que desejam ser membros do NEGES/IFSULDEMINAS devem: possuir estudos, pesquisas ou projetos de extensão referentes às temáticas de gênero e sexualidade; participar ou ter participado de projetos, estudos ou pesquisas nas áreas de diversidade cultural, direitos humanos, sociais e culturais, gênero, diversidade, sexualidade ou intersecções de raça, gênero e classe; entre outros.

Seleção

A análise da documentação e a homologação das inscrições serão feitas pela Coordenação de Ações Inclusivas. As inscrições receberão avaliação final como “indeferida” ou “deferida”. Todos que tiverem  inscrições deferidas constituirão os núcleos. Os grupos que se formarão serão responsáveis pela elaboração do regimento e por estabelecerem a organização, o modelo de coordenação, o funcionamento, as competências e as atribuições dos núcleos. A minuta dos regimentos elaboradas pelos membros fundadores serão encaminhadas para apreciação da CAMEN, do CEPE e aprovação do CONSUP.

Publicação do Edital 01 de agosto de 2017
Período de Inscrições 02 a 31 de agosto de 2017
Divulgação da homologação dos membros dos núcleos

04 de setembro de 2017