Página inicial > Últimas notícias > Inauguração de campus

Inauguração de campus

Ato solene marca a entrega do Campus Avançado Três Corações à comunidade

Na manhã da quinta-feira, 30 de junho, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) deu mais um passo rumo a sua consolidação. Servidores, estudantes, autoridades locais e comunidade participaram da cerimônia de descerramento da placa de inauguração do Campus Avançado Três Corações. O momento solene marcou a reforma do prédio e a entrega oficial do campus avançado à comunidade tricordiana.

inagura1

O ato de descerramento da placa contou com a presença do reitor da instituição, Marcelo Bregagnoli; do diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula; do prefeito municipal, Cláudio Cosme Pereira de Souza e da representante da Câmara, a vereadora Regina Célia Valadão Moysés. Também prestigiaram a cerimônia os pró-reitores do IFSULDEMINAS, José Luíz Andrade Pereira (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação); José Mauro Costa Monteiro (Desenvolvimento Institucional); Honório José de Morais (Administração); os diretores-gerais, João Olympio de Araújo Neto (Campus Avançado Carmo de Minas) e Marcelo Botazzini (Campus Pouso Alegre); o diretor de Desenvolvimento Institucional, Paulo Roberto Ceccon; além dos servidores da Reitoria e dos campi avançados de Três Corações e Carmo de Minas.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito enfatizou o compromisso assumido com a educação e com o IFSULDEMINAS e anunciou a intenção de doar o prédio da antiga Indústria Atalaia para a instituição. Com o processo de desapropriação do imóvel que corre na justiça, a Prefeitura pretende adquirir o imóvel para disponibilizar ao IF. “Esse momento lança uma pedra fundamental que transformará o Instituto Federal em referência na região. "Nós não queremos simplesmente gerar empregos de má qualidade que possam causar LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) aos trabalhadores. Nós queremos gerar bons empregos e para isso é necessário investimento”, esclareceu.

inagura2Em seu discurso, o reitor lembrou a importância do momento para a comunidade, ressaltando que a solenidade vai além da entrega formal de uma obra, marcando vidas repletas de expectativas, potencialidades e esperanças. “Séneca cita que os ventos só sopram a favor daqueles que sabem aonde ir e o Instituto Federal sabe para onde caminha, em direção à terra fértil e próspera." O reitor destacou que esse é o caso de Três Corações, cuja escolha foi extremamente assertiva pela capacidade do município de liderar a microrregião. Ele declarou que o Instituto Federal do Sul de Minas está preparado para assumir a área doada pela Prefeitura e sobre os planos de, além de implantar um núcleo de Mecânica, criar um centro esportivo, educativo e cultural para a comunidade. Bregagnoli fez uma menção honrosa ao antigo reitor, professor Sérgio Pedini, pelo compromisso em implantar a unidade em Três Corações, quando procuradores desaconselharam a decisão de assumir a área. ”São decisões como essa, que nos permitem levar a educação profissional a quem mais precisa”.

O diretor-geral do Campus Avançado Três Corações, Francisco Vitor de Paula, falou sobre os investimentos realizados em obras e equipamentos que já ultrapassaram 2 milhões de reais. “Mais do que recursos investidos, o número que mais impressiona são os mais de 600 técnicos formados. Isso faz diferença no mundo do trabalho, a partir de momento que formamos novos técnicos, criamos condições para a vinda de novas empresas e para a geração de empregos no município”. O diretor enfatizou o papel do IFSULDEMINAS de contribuir com a educação e gerar o desenvolvimento regional. “Só conseguiremos fazer uma educação efetiva com parcerias, como as que ocorreram em Três Corações”.

Doação de Imóvel

O imóvel pertencente à Indústria de calçados Atalaia está localizado à rua Alfa, em Três Corações. Um processo judicial está em andamento para desapropriação do prédio que a prefeitura planeja adquirir e doar ao IFSULDEMINAS. O local que possui mais de 6.500 metros quadrados abrigará o núcleo do curso de Mecânica e um complexo de atividades culturais e esportivas.

inaugura3

Sobre o Campus Avançado Três Corações

Parceira na implantação do campus, a Prefeitura de Três Corações e a Câmara de Vereadores contribuíram, desde o início, com o projeto de expansão do IFSULDEMINAS. Presente no município desde 2012, inicialmente como unidade do Polo Circuito das Águas, o Campus Avançado Três Corações ganhou essa denominação em 2013. Com sede própria, graças à aquisição feita pelo IFSULDEMINAS do imóvel ocupado pelo antigo Colégio de Aplicação da Unincor, a unidade oferta cursos técnicos na modalidade subsequente, cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, especialização técnica e um MBA, cursos de Formação Inicial Continuada (FIC). Atualmente, a unidade têm mais de 500 alunos matriculados.

Laboratório equipado

Recentemente, o IFSULDEMINAS investiu na aquisição de máquinas e equipamentos para o laboratório de Mecânica do Campus Avançado Três Corações. A unidade conta também com uma sala desenho que possui pranchetas A0 e um laboratório de informática com máquinas para desenho em CAD. Além dos equipamentos, foram firmadas parcerias com empresas e universidades para disponibilizar mais recursos. Toda essa estrutura possibilita aos alunos colocarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, auxiliando no ensino e aprendizado.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS
Fotos: Reitoria e Campus Avançado Três Corações