Página inicial > Últimas notícias > Dicas de férias

Dicas de férias

Saiba como aproveitar o tempo livre e unir lazer e aprendizado nas férias de julho

ferias1Neste mês de julho, a maioria dos estudantes do IFSULDEMINAS estará de férias. Para animar os dias de folga, nada melhor que aproveitar para fazer tudo o que não dá tempo quando se tem milhares de provas, trabalhos e prazos a cumprir. Separamos dicas para ajudar os estudantes a aproveitarem o período com atividades que possibilitem o aprendizado, experiências e enriquecimento.

Viajar é sempre o máximo nas férias, seja com amigos, família ou sozinho. Aproveite para conhecer lugares históricos que proporcionem um mergulho na história, cultura e artes e depois compartilhe tudo com seus amigos nas redes sociais.

As férias abrem portas para diversas atividades e oportunidades de aprendizado. Pense no que você sempre quis aprender e aproveite o recesso para isso. Uma boa sugestão são os cursos on-line, eles têm curta duração e conferem certificado à atividade. No IFSULDEMINAS, a plataforma MOOC disponibiliza diversos cursos on-line (confira).

Para quem estuda uma língua estrangeira, uma maneira divertida e dinâmica de praticá-la é encontrar um amigo virtual em grupos de idiomas nas redes sociais. Os fãs de carteirinha de cinema podem fazer uma maratona de filmes e convidar os amigos. Para aliar diversão ao conhecimento, a dica é escolher filmes com conteúdos que relacionem História, Geografia, Literatura ou até mesmo, aproveitar as grandes produções em língua estrangeira, nesse caso não vale versão dublada.

Em tempos de aplicativos de mensagens e redes sociais, escrever bem é uma necessidade. Por isso, você também pode aproveitar o período das férias para exercitar não só a escrita, mas também colocar sua imaginação e criatividade em prática, além de relembrar o conteúdo das aulas de português. Se além de exercitar a escrita, você quiser concorrer a prêmios como tablets e celulares, o concurso de monografias do IFSULDEMINAS é uma boa oportunidade. As inscrições seguem até 12 de agosto (clique aqui). ferias2

Outra boa sugestão é criar um blog e compartilhar seus interesses, você terá tempo para montar o layout e desenvolver os textos. Já os vestibulandos do ano, podem começar a pensar em sua carreira e formação profissional, conhecer mais sobre os cursos e carreiras. Vale começar pelos cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS (confira aqui nossos cursos).

Se a sua praia é desenhar, capriche e inscreva-se no concurso “Arte de Caderno” do Campus Poços de Caldas. O concurso seleciona os desenhos mais originais e criativos de alunos de escolas públicas de todo o Brasil. O prazo para inscrição segue até 12 de setembro. Assista ao vídeo com as informações!

Mas se você quer uma dica que fará muito bem ao coração, aí vai: ajudar ao próximo! Por que não usar o seu tempo livre e dedicar algumas horas do seu dia para um trabalho voluntário? Você pode fazer visita a hospitais, asilos ou conhecer pessoas e organizações que precisem de colaboração.

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 04/07/2016