Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas notícias > Grupos de Trabalho
Início do conteúdo da página

Grupos de Trabalho

1º Fórum Mineiro da Rede Federal aponta ações comuns para serem institucionalizadas no Estado

forum14Os participantes do 1º Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica dedicaram o segundo dia do evento para o compartilhamento de casos de sucesso, identificação de gargalos da administração pública, propostas para os desafios de ensino, pesquisa, extensão, ingresso, gestão de pessoas, desenvolvimento institucional e diversas outras temáticas. Além disso, foram apontadas iniciativas com o objetivo de elaborar um relatório final contendo ações comuns para as seis organizações participantes do Fórum.

A dinâmica dos trabalhos desta quinta-feira, 23, consistiu em encontros de 12 grupos de trabalhos divididos em temas de interesse. Dentre os conteúdos discutidos estão educação a distância, fonte de financiamento para extensão, intercâmbio para servidores e estudantes, divulgação das informação e fluxos da Administração e mecanismos de comunicação.

Partilha de experiências

O servidor Mateus Costa Frade é diretor de Administração da Reitoria do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e expôs para o grupo de trabalho a experiência do setor onde trabalha. De acordo com ele, o Fórum está cumprindo a finalidade de conectar as diferentes experiências. “Começamos a padronizar métodos, procedimentos e ferramentas para direcionar a Rede para o mesmo caminho. Os problemas são próximos e parecidos, por isso é preciso padronizar para que os problemas enfrentados por uns não afetem outros”, comentou, destacando a proposta de continuidade dos debates por

meio da promoção de um novo encontro entre os administradores.forum17

Além das atividades em grupos, houve palestras e mesa-redonda. Uma delas abordou o “Marco legal da inovação” e foi ministrada pelo professor do Instituto Federal do Espírito Santo, Luciano Toledo, que também foi diretor da Rede Federal. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Norte de Minas, Rogério Mendes Murta, o debate central deste grupo de trabalho foi a dispensa de licitações. “A principal discussão foi a alteração da Lei de Licitações. A partir da publicação do Marco Legal da Inovação, nós passamos a ter autonomia para comprar produtos de pesquisa por meio da dispensa de licitações”, lembrou Murta. “Vamos sugerir um modelo de processo de compra direta, com fins de pesquisa, para toda a Rede de Educação Profissional e Tecnológica”, adiantou o pró-reitor.

A segunda palestra abordou o tema “Autoestima e motivação como ferramenta para o sucesso profissional. O assunto foi explorado pela consultora do Senac, Katiúsia Corrêa. Uma terceira palestra foi proferida pelo advogado da Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa da UFMG (Fundep), Bruno de Moura Teatini. Ele falou sobre órgãos de controle e capitação de recursos externos em prol das instituições federais de educação e das instituições científicas e tecnológicas.

Avaliação do reitor

forum12Segundo o reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, as atividades do segundo dia do Fórum chamaram atenção pela qualidade técnica. “O dia foi extremamente positivo pelo caráter técnico”, avaliou o reitor. Segundo ele, os grupos de trabalhos apresentaram encaminhamentos práticos suficientes para fortalecer a Rede. “As propostas apresentadas foram muito boas como compras compartilhadas, editais comuns e padronização de registros acadêmicos. Está se criando uma rede forte no Estado de Minas Gerais, sobretudo para enfrentarmos o que está por vir. Qualquer coisa que surgir, vamos resistir”.

Desdobramentos

Como resultado do encontro em Poços de Caldas, o reitor anunciou ainda a execução da segunda parte do Fórum, no mês de julho, em Brasília. “A ideia é fazer um fórum na sede do Conif e convidar a bancada mineira de parlamentares. Vamos apresentar a demanda apontada aqui e, sobretudo, os números que nos qualificam para conseguirmos ajuda através de emendas”, disse o reitor.

O Primeiro Fórum Mineiro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica aconteceu no Hotel Palace Casino, em Poços de Caldas, entre os dias 22 e 24 de junho. O evento reúniu cerca de 70 instituições federais de ensino que atendem mais de 300 municípios de Minas Gerais.

Texto: José Valmei Bueno - Assessoria de Comunicação Campus Inconfidentes
Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS
24/06/2016

registrado em:
Fim do conteúdo da página