JIF 2017: Etapa Nacional

Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 19h52 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2017, 11h12

Mais de 1.200 atletas disputam os Jogos dos Institutos Federais (JIF) em Poços de Caldas

Cerimônia de abertura acontece nesta terça-feira, 03 de outubro

Apresentacao JIF Nacional 01O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) recebe nesta terça-feira, 03 de outubro, mais de 1.200 estudantes de todo o país na cidade de Poços de Caldas para a Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). A cerimônia de abertura acontecerá às 20h, no Centro de Convenções (Cenacon) e marcará o início da competição que envolve 11 modalidades esportivas: atletismo, natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, handebol, futsal e basquete. A solenidade será transmitida ao vivo pelo facebook, no endereço:facebook.com/ifsuldeminas.

Os jogos acontecem durante toda a semana, de quarta-feira (4) a domingo (8), serão realizados em diversos centros esportivos cedidos pela Prefeitura de Poços de Caldas e abertos ao público. Futsal  e handebol acontecerão no Ginásio Poliesportivo Arthur de Mendonça Chaves, judô e tênis de mesa no Centro de Convenções (CENACON). Já a Natação será realizada no Country Club, futebol de campo no Estádio Municipal Benedito Bandola de Oliveira, voleibol no Ginásio Poliesportivo Miguel Zanetti, basquetebol no Ginásio Poliesportivo do Campus Poços de Caldas (Jardim Esperança), vôlei de areia no Parque Municipal Antônio Molinari, xadrez no no Hotel Village In e atletismo na Pista de Atletismo localizada à Rua Hélio Dominguete.

Sobre o evento

A Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) é um evento que envolve todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. Trata-se de uma confraternização promovida por intermédio do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional dos Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) com o objetivo de incentivar o esporte entre os estudantes e também para a integração da comunidade escolar.

Foram classificados para essa fase os melhores atletas das fases locais e regionais em cada modalidade esportiva. Cada ano uma instituição da Rede Federal fica responsável pela organização dos jogos da etapa nacional, que acontece de forma itinerante na cidade sede da instituição realizadora. Neste ano, a competição  será realizada pelo IFSULDEMINAS, que escolheu a cidade de Poços de Caldas para sediar o evento.

Participação dos estudantes do IFSULDEMINAS

O IFSULDEMINAS disputará todas as modalidades esportivas com uma delegação formada por aproximadamente 150 alunos, além de 20 servidores e funcionários que acompanharão a equipe. As equipes classificados nas etapas locais do jogos estão sendo treinadas. De acordo com o coordenador de Esporte do IFSULDEMINAS, uma das novidades para este ano é que alunos de outros campi que se destacam pela capacidade tática e técnica estão sendo convidados para fazer parte das equipes classificadas. O volei feminino foi vencido pelo Campus Inconfidentes, contudo, a equipe possui atletas de Muzambinho e Machado, o que acontece para todas as modalidades. Alem disso, os atletas foram reunidos em dois finais de semana para um treinamento geral em Muzambinho e Poços de Caldas, com o objetivo de reconhecer os locais de competição.

"Acredito que isso não é uma responsabilidade e sim uma grande possibilidade de oferecermos essa oportunidade aos nossos alunos de participarem de um evento dessa magnitude. Os resultados são frutos do trabalho desenvolvidos pelos profissionais de Educação Física no dia a dia de cada campus. Não podemos nos esquecer que somos uma instituição de ensino e que esse é o nosso foco. Apesar de não sermos formadores de atletas de alto rendimento, acredito que podemos conseguir resultados expressivos pelo potencial de nossos alunos", comentou.

Reunião do Conif

Paralela à realização dos JIFs, os reitores das instituições da Rede Federal estarão reunidos em Poços de Caldas para a 79ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), que acontecerá de 4 a 5 de outubro.

Confira mais informações: https://jif2017nacional.ifsuldeminas.edu.br/

Mais notícias sobre os Jogos!

Comissão visita Poços de Caldas e aprova instalações para os Jogos dos Institutos Federais

IFSULDEMINAS sediará a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) em 2017

Texto: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 26/09/2017