IFSULDEMINAS empossa 44 novos servidores e realiza o 1º Seminário de Integração Institucional

A tarde do dia 28 de janeiro foi marcada por muita emoção no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Isso porque 44 novos servidores federais tomaram posse no auditório da Reitoria, em Pouso Alegre. Esta foi a maior cerimônia de posse já realizada pela instituição e representa um marco no processo de fortalecimento institucional. Do total de empossados, 41 são docentes e 3 técnicos administrativos, que passam a integrar o quadro efetivo da instituição nos diferentes campi.
As vagas são resultado de uma autorização concedida pelo Ministério da Educação (MEC) em 21 de novembro de 2025, quando o Instituto recebeu a liberação de 73 novas vagas docentes. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) conduziu os procedimentos administrativos para que a maior parte dessas vagas fosse preenchida ainda em 2025, por meio do aproveitamento de listas de concursos públicos vigentes. As nomeações ocorreram oficialmente em 30 de dezembro de 2025. As demais vagas serão preenchidas ao longo de 2026, conforme a necessidade institucional. Do total autorizado pelo MEC, 22 vagas serão destinadas à implantação do Campus Itajubá.
A solenidade contou com a presença do reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa; do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes, representando todos os pró-reitores; da diretora-geral do Campus Machado, Aline Manke Nachtigall, representando os diretores-gerais dos campi, os quais compuseram a mesa; além de gestores, servidores, familiares e convidados. 
Durante a cerimônia, os novos servidores puderam contar um pouco da sua história, assinaram o termo de posse e foram apresentados oficialmente à instituição, com indicação da área de atuação e do campus de lotação. Os profissionais atuarão nos campi Carmo de Minas, Inconfidentes, Itajubá, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações.
Em sua fala, o reitor Cleber Ávila Barbosa destacou o significado do momento para a instituição e para a sociedade. “É a história sendo escrita em frente aos nossos olhos. Hoje é um momento solene, de celebração, que revigora as nossas energias e reafirma que estamos no caminho certo. Que novas oportunidades e novos jovens serão contemplados com o futuro do IFSULDEMINAS”, afirmou. 
O reitor também ressaltou a dimensão da comunidade institucional. Atualmente, o IFSULDEMINAS conta com cerca de 1.200 servidores efetivos ativos, quase 500 aposentados e pensionistas, além de mais de 600 colaboradores terceirizados, atendendo aproximadamente 27 mil estudantes, entre modalidades presenciais e a distância.
Após a cerimônia de posse, o Instituto ofereceu um café especial na Área de Vivência para todos os presentes, como um momento de celebração e integração.
Seminário de Integração Institucional
Como novidade neste ano, o IFSULDEMINAS promove, nos dias 29 e 30 de janeiro, o 1º Seminário de Integração Institucional, voltado aos novos servidores empossados. A iniciativa é organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e tem como objetivo apresentar de forma aprofundada a estrutura, o funcionamento e os projetos estratégicos da instituição. 
A programação inclui apresentações das pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração, Desenvolvimento Institucional e Gestão de Pessoas, além de diretorias e setores sistêmicos, criando um espaço ampliado de diálogo e troca de informações.
De acordo com o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Clayton Silva Mendes, a iniciativa surge a partir da percepção institucional da necessidade de um momento formativo mais estruturado. “Estamos empossando servidores de cinco concursos diferentes, realizados pela própria Reitoria. Aproveitamos esse ingresso expressivo para conceber o primeiro Seminário de Integração Institucional, com dois dias dedicados para que os novos servidores conheçam a fundo a instituição, seus projetos, suas áreas de atuação e tenham mais tempo para diálogo”, explicou.
Trajetórias que se encontram no serviço público
Entre os novos servidores está o professor Matheus Lima dos Santos, que tomou posse para o cargo de docente de Filosofia no Campus Machado. Natural de São Carlos (SP), ele relatou que o ingresso no IFSULDEMINAS representa uma conquista pessoal e profissional. “Desde que conheci o Instituto, tive vontade de trabalhar aqui. Quando surgiu o concurso, escolhi prestar para o IFSULDEMINAS também pela proximidade com minha família. Já conheci o campus de Machado, que é muito bonito, e fiquei impressionado com a estrutura e com iniciativas como o núcleo de qualidade do café”, contou.
Para o professor, a recepção institucional foi um diferencial. “Foi um acolhimento humanizado, que vai além da burocracia. Isso faz toda a diferença em um momento tão importante da nossa trajetória”, afirmou. Sobre o Seminário de Integração, ele destacou a expectativa de conhecer melhor os programas institucionais, especialmente os de extensão. “Tenho muito interesse em desenvolver projetos que relacionem filosofia e cinema, por exemplo”, completou.
Outra história marcada por dedicação e persistência é a da professora Patrícia Resende Pereira, que tomou posse como docente de Língua Portuguesa no Campus Inconfidentes. Jornalista e licenciada em Letras, ela concluiu o doutorado em 2018 e buscava, há anos, a aprovação em um concurso público no Sul de Minas Gerais. “Esse era o concurso dos sonhos. Estudei em meio ao trabalho, à organização do meu casamento e até durante a lua de mel. Eu me dediquei muito para conseguir essa vaga. Quando recebi a ligação informando a nomeação, foi uma emoção impossível de descrever”, relatou.
Natural de Belo Horizonte, Patrícia mudou-se para Inconfidentes com o marido e destacou o acolhimento recebido desde o início do processo. “Sempre que precisei, fui prontamente atendida. Isso cria uma impressão muito positiva da instituição e fortalece o desejo de contribuir com o seu desenvolvimento”, afirmou.
Confira as fotos do evento aqui!
Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 29/01/2026
Redes Sociais