Permanência e Êxito

IFSULDEMINAS inicia Plano Estratégico de Permanência e Êxito

O IFSULDEMINAS, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, deu início nos campi ao Workshop: Plano Estratégico de Permanência e Êxito (PEPE). O evento, como explica a diretora de Ensino do Instituto, professora Márcia Rodrigues Machado, “visa promover um pacto pela qualidade do ensino no âmbito do IFSULDEMINAS, resgatando a Nota Técnica SETEC/MEC n° 282/2015 e a Resolução CONSUP 026/2016, que instituem a obrigatoriedade dos IFs de produzirem o plano”.

Para tanto, o pró-reitor de ensino, professor Giovane José da Silva, esteve no Campus Avançado de Carmo de Minas e falou dos dados acadêmicos da instituição, disponibilizados na Plataforma Nilo Peçanhaa gestores, professores e técnicos envolvidos.  A partir daí, corpo docente e as equipes pedagógicas discutirão e avaliarão seus cursos para apresentarem ações de melhoria. O objetivo, segundo o pró-reitor, “é promover, a partir da análise SWOT, um brainstorming, cujas ideias subsidiarão a produção de Planos Táticos-Operacionais mais assertivos, com metas e prazos definidos, visando à elevação dos indicadores acadêmicos institucionais”.

27 cursos com notas 4 e 5

A Procuradora Educacional Institucional, Maria Inês Pelegrini, destaca que a qualidade dos cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS é reconhecida por meio das avaliações in loco de reconhecimento de curso, promovidas pelas comissões do INEP/MEC. “Até o momento, 36 cursos foram avaliados e, numa escala de zero a cinco, 27 deles receberam conceito 4 e nove outros o conceito 5. Oito desses cursos receberam a nota 5 nos últimos três anos, o que comprova as políticas assertivas do ensino e a maturidade institucional. Confira aqui a tabela de notas obtidas nas avaliações do INEP/MEC.

Giovane explica que as notas obtidas medem, especificamente, a organização didático-pedagógica, a qualificação do corpo docente e a infraestrutura dos cursos. “O desafio que se impõe é traduzir a excelência da referência da organização didático-pedagógica institucional, a alta qualificação docente e a infraestrutura em melhores indicadores acadêmicos, sobretudo os divulgados pela Plataforma Nilo Peçanha”.

Um dos indicadores dessa plataforma é o índice de eficiência acadêmica dos concluintes. Ele é calculado a partir da relação entre a taxa de concluintes, a taxa de retenção e abandono dos estudantes. “Creio que, como instituição, cumprimos o nosso papel de incluir milhares de estudantes. Porém, não tenho dúvidas: o maior desafio na atualidade é o de garantir ao aluno o direito a permanecer e concluir o seu curso com êxito. E é nesse sentido que estamos resgatando o PEPE. Devemos isso ao contribuinte”, ressalta Giovane. Todos os demais campi pertencentes ao IFSULDEMINAS devem participar do workshop.

Acompanhe o cronograma das atividades

Carmo de Minas 03/04/2019
Inconfidentes Data adiada (a definir)
Pouso Alegre 08/05/2019