Página inicial > Últimas notícias > Notícias do ensino > Auxílio Estudantil Emergencial

Auxílio Estudantil Emergencial

Inscrições abertas para solicitar Auxílio Estudantil Emergencial

- Instrução Normativa

- Cronograma

Os alunos que, após a finalização do último Edital do Programa de Auxílio Estudantil, tiveram mudança em sua condição social e que possam comprová-la, podem solicitar o Auxíilio Estudantil Emergencial. O prazo para inscrição segue até o dia 12 de setembro. Para isso, eles devem estar regulamente matriculados em cursos presenciais de nível técnico ou de graduação e atender às seguintes situações:

– Não receber nenhum tipo de bolsa ou auxílio estudantil que atenda a mesma modalidade do Programa de Auxílio Estudantil ou qualquer outra concessão que visa a permanência estudantil;

– Encontrar-se em situações emergenciais que venham a atrapalhar seu rendimento escolar/acadêmico como: alteração na realidade socioeconômica familiar (Ex.: desemprego, problemas de saúde grave, violência doméstica, alteração da renda familiar), alteração acadêmica por parte da Instituição (Ex.: mudança de endereço, alteração nos horários de aula e/ou funcionamento, estágio obrigatório curricular).

Os estudantes precisam comprovar as alterações socioeconômicas ocorridas após a finalização do último edital de Auxílio Estudantil. Essa condição de vulnerabilidade socioeconômica deverá ser analisada por meio da avaliação da Assistência Social do IFSULDEMINAS, que deverá também certificar-se da impossibilidade de participação do estudante no último edital de auxílio estudantil regular.

Caberá ao profissional do Serviço Social decidir quais os auxílios e por quanto tempo o aluno receberá. A duração máxima do auxílio deverá ser o término do processo de renovação dos pedidos de auxílios estudantis, que ocorre ao final de cada ano, ao que o estudante deverá participar, caso queira continuar recebendo o auxílio estudantil no ano seguinte.

Os valores do auxílio emergencial serão os mesmos concedidos aos estudantes participantes dos editais regulares e terão como base as mesmas modalidades de auxílios dos editais vigentes. A data de início da concessão do auxílio emergencial poderá ser retroativa à data da mudança na condição socieconômica do estudante, de acordo com a análise do Assistente Social.

Inscrições

O estudante deverá realizar sua inscrição no Sistema Auxílio Estudantil da seguinte forma:

- Realizar o Cadastro no Sistema Auxílio Estudantil e a Inscrição no ícone Editais Abertos, exclusivamente, no site da Instituição (http://auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br/) por meio do Sistema do Auxílio Estudantil, completando o passo a passo dentro do Sistema;

- Entregar a documentação solicitada no Anexo I em envelope lacrado na sala do Serviço Social, Coordenação Geral de Assistência ao Educando – CGAE, e/ou Setor de Assistência ao Educando – SAE dos campi, ou para os Coordenadores de Unidade nos casos dos Núcleos Avançados, Campi Avançados e Polos de Rede;

– Acompanhar no Sistema Auxílio Estudantil o agendamento da entrevista com o estudante.

Ação Prazo
Inscrição 05 a 12/09/2018