IFSULDEMINAS implanta módulo SIGEPE para apropriação da folha de pagamento
Em janeiro de 2026, o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) implantou o módulo SIGEPE – Apropriação da Folha de Pagamento, sistema voltado à gestão, controle e apropriação mensal das despesas com pessoal.
A implantação teve início após convite do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) ao pró-reitor de Administração do IFSULDEMINAS, Honório José de Morais Neto. A partir disso, foi realizada reunião com a equipe da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), na qual ficou definido que o coordenador de Orçamento, servidor Rodrigo Alves de Oliveira, atuaria diretamente nos testes do sistema, no encaminhamento de sugestões de melhoria e na participação institucional como órgão colaborador no projeto piloto do módulo.
Com base nessa atuação, o IFSULDEMINAS realizou a implantação do sistema com o objetivo de apropriar mensalmente a folha de pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. O processo contou com cerca de dois anos de colaboração, reuniões, discussões técnicas e apoio prático da PROAD, por meio da Coordenação de Pagamento, contribuindo para o aprimoramento e a consolidação do módulo.
Atualmente, o SIGEPE – Apropriação da Folha de Pagamento possibilita:
-
• acompanhar e validar os dados da folha de pagamento antes do envio ao SIAFI;
-
• gerar e controlar as informações necessárias para a execução orçamentária da despesa com pessoal;
-
• gerir os registros contábeis dos gastos com servidores ativos, aposentados e pensionistas;
-
• informar mensalmente os valores das despesas com pessoal cedido não pagos pelo SIAPE (extra-SIAPE), para envio à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e para o controle do teto de gastos com pessoal;
-
• tratar casos de rejeição de crédito bancário, com possibilidade de repagamento por meio de OB Pix para conta-salário.
O novo módulo amplia a eficiência dos processos de liquidação e pagamento da folha ao automatizar procedimentos que anteriormente eram realizados manualmente no SIAFI, com o apoio de planilhas, reduzindo riscos operacionais e inconsistências nos registros.
O coordenador de Gestão da Folha e Integração de Sistemas do MGI, Jefferson Matos Tomázio, elogiou o IFSULDEMINAS pela adoção do módulo Sigepe Gestão da Folha: "É muito gratificante ver instituições como o IFSULDEMINAS adotando a solução e contribuindo para consolidar boas práticas na administração pública federal. Essa iniciativa demonstra o compromisso da instituição com a modernização da gestão de pessoas e com a eficiência na execução orçamentária e contábil da folha de pagamento. Seguimos firmes no apoio à implementação e no desenvolvimento contínuo dessa ferramenta, sempre com o objetivo de simplificar processos e gerar valor para os órgãos e seus servidores".
De acordo com o MGI, novas melhorias estão previstas para o sistema, incluindo avanços no tratamento dos retornos de pagamento das instituições financeiras. Atualmente, quando são informados dados bancários inválidos, o estorno do pagamento somente é identificado após a efetivação do lote e a posterior devolução dos recursos pela instituição financeira.
Com as funcionalidades em fase de implantação, essas inconsistências passarão a ser informadas no momento do recebimento do arquivo do lote de pagamento, possibilitando maior agilidade no reenvio dos valores. A funcionalidade já se encontra em fase de testes com o Banco do Brasil e deverá ser disponibilizada, gradualmente, para pagamentos realizados por outras instituições financeiras.

Redes Sociais