Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Capacitação novos gestores

Capacitação novos gestores

Reitoria do IFSULDEMINAS capacita novos gestores

Treinamento marca o início da transição de gestão nos campi de Inconfidentes, Muzambinho e Pouso Alegre

1 IMG 2649 001Nesta quinta-feira, 3 de maio, os novos diretores-gerais, eleitos no pleito ocorrido em março deste ano nos campi Inconfidentes, Muzambinho e Pouso Alegre, e suas novas equipes de gestão participaram de uma capacitação no prédio da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Também estiveram presentes representantes dos campi avançados Carmo de Minas e Três Corações, além de servidores convidados pelo reitor e novos diretores . Esta é a primeira vez que a Instituição realiza um treinamento deste tipo para dar as boas-vindas às novas equipes de gestão, reforçar a comunicação e a cooperação e estabelecer um diálogo aberto entre os campi e a Reitoria do IFSULDEMINAS. O diretor-geral eleito no campus Inconfidentes, Luiz Flávio Reis Fernandes,  enfatizou a importância do convite para a capacitação ter englobado não apenas os futuros diretores, mas também as equipes gestoras. "Entender a responsabilidade de cada ator no processo é muito válido e fazer o intercâmbio de informações com os servidores dos outros campi auxilia a todos, coletivamente, na tomada de decisões e no crescimento da instituição como um todo".

Cerca de 60 pessoas foram recebidas pelo reitor Marcelo Bregagnoli, que apresentou os indicadores do IFSULDEMINAS e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; abordou a situação administrativa e orçamentária da Instituição; falou sobre a importância da gestão participativa na busca de resultados e atendimento aos anseios da comunidade interna e externa e ressaltou os desafios que as recém-eleitas diretorias dos campi irão enfrentar a partir da nomeação, marcada para o início do segundo semestre deste ano. "O objetivo desse curso foi fornecer uma apresentação geral do IFSULDEMINAS que, mesmo sendo proporcionalmente pequeno em número de unidades em relação à Rede Federal, é extremamente representativo, com uma série de indicadores positivos e que destacam nossa Instituição. Os eleitos e suas equipes terão o desafio de conseguir elevar ou manter estes índices, mesmo frente a orçamentos cada vez mais restritos. Essa capacitação também foi elaborada para promover a socialização dos servidores e passar a eles uma visão didático-pedagógica-administrativa ampla para que, como gestores, possam tomar decisões acertadas para as suas unidades e para a comunidade", definiu Bregagnoli.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Reitoria, além de compreender as atribuições de cada setor administrativo. Os pró-reitores de Administração, de Ensino, de Extensão, de Pesquisa, de Desenvolvimento Institucional e de Pós-graduação e Inovação, além do diretor de Gestão de Pessoas, do chefe de Gabinete e os coordenadores da Assessoria de Comunicação e da Ouvidoria do IFSULDEMINAS apresentaram seus departamentos, programas e projetos e esclareceram dúvidas dos novos gestores. A diretora-geral eleita no campus Pouso Alegre, Mariana Felicetti Rezende, ressaltou a importância do encontro. "A maioria dos servidores da equipe que estamos montando são novos, com pouca experiência em gestão, por isso, conhecer globalmente a instituição e como cada setor funciona é fundamental para que todos possam trabalhar em conjunto, de modo responsável e com chances menores de errar", ressalta Mariana.

1 IMG 2765O diretor-geral eleito no Campus Muzambinho, Renato Aparecido de Souza, frizou a relevância de capacitações contínuas para otimizar o trabalho de gestão. "O treinamento permitiu que nós compreendêssemos um pouco melhor os processos institucionais, conhecêssemos pessoalmente outras pessoas que estarão engajadas com os mesmos objetivos de desenvolvimento institucional, além de ter dado a oportunidade de estreitarmos os laços entre a própria equipe que iniciará a próxima gestão. Nós passamos o dia ouvindo cada uma das pró-reitorias, suas principais ações e desafios, e esperamos ter outros momentos como este para ampliarmos nossos conhecimentos", concluiu Renato.

Texto e Fotos: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria

Data: 03/05/2018