Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ciclo de palestras

IFSULDEMINAS promove ciclo de palestras sobre saúde e prevenção de lesões ocupacionais 

IMG 9703Como parte do calendário anual de ações de saúde e segurança do servidor, a Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promove um ciclo de palestras nos campi e Reitoria com o tema: saúde e prevenção de lesões ocupacionais. O fisioterapeuta Dr. Anderson Costa Zampieri já falou aos servidores do Campus Avançado Três Corações (07/02), Campus Pouso Alegre e Reitoria (08/02). Os demais campi receberão as instruções entre os meses de fevereiro e março.

Mônica Ribeiro de Araújo, coordenadora de Qualidade de Vida do Servidor, falou que “a conscientização e a mudança de pequenos hábitos podem ajudar a minimizar determinadas dores e adoecimentos dos servidores. A palestra traz muita informação sobre os tipos de lesões e nos leva também a autorreflexão do que fazemos para nos cuidar e melhorar a nossa qualidade de vida no cotidiano, seja no trabalho, em casa e até mesmo nos momentos de lazer”. Ela contou ainda que a Coordenação de Qualidade de Vida, durante este ano, disponibilizará as atividades como meio de universalizar as dicas e orientações sobre saúde e segurança em todo IFSULDEMINAS.

Palestra

O fisioterapeuta, Anderson Costa Zampieri, explica o teor discutido na palestra.“Trabalho por meio da autorreflexão com perguntas baseadas na percepção de satisfação dos servidores, para que eles possam identificar o nível de satisfação dentro de alguns aspectos. Por exemplo, uma boa alimentação, nutrição, prática de atividades físicas regulares, relacionamento interpessoal na família e no ambiente de trabalho e qualidade do sono são condições importantes para a pessoa atingir um estado muito bom de bem-estar de saúde. Esses aspectos interferem no estado emotivo, de satisfação, vitalidade no ambiente de trabalho. Um dos focos é mostrar para os servidores o quanto, com estratégias simples, como aconselhamento, informação, autoconhecimento, já conseguimos fazer mudanças importantes e ter um nível de satisfação maior. Isso vai repercutir no ambiente de trabalho”, explica o palestrante.

A assistente em Administração, Kélica Andréa Campos de Souza participou da palestra realizada na Reitoria. “Gostei bastante do evento. O palestrante não se limitou a falar sobre lesões ocupacionais, pois abordou de forma abrangente a saúde e o bem-estar, em especial no ambiente de trabalho. Ele ressaltou a importância de uma alimentação equilibrada, do sono de qualidade, da prática de atividades físicas e, o que achei mais interessante, da prática meditativa. Foi muito válido, agora é colocar em prática”.

Confira o cronograma do ciclo de palestras:

Poços de Caldas 14 de fevereiro
Carmo de Minas 15 de fevereiro
Inconfidentes 21 de fevereiro
Muzambinho 22 de fevereiro
Machado 28 de fevereiro
Passos 01 de março


Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
12/02/2019

Palestra na Reitoria

registrado em:
Fim do conteúdo da página