Página inicial > Últimas notícias > Notícias Gerais > Eleições 2022 - Dia de votação

Eleições 2022 - Dia de votação

Servidores e estudantes da reitoria e dos campi votam nesta quarta-feira (13/04) para escolha do reitor e diretores-gerais do IFSULDEMINAS

eleicoes ifsuldeminas 2022 banner300x200 1Acontece nesta quarta-feira, dia 13 de abril, nos oito campi e reitoria do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), o processo de consulta à comunidade para escolha do reitor e diretores-gerais dos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre. Os eleitores dos polos votaram nos dias 11 e 12 de abril.

A votação será secreta e uninominal e cada eleitor terá direito apenas a um voto para reitor e um voto para diretor-geral do campus. Entretanto, na unidade em que não houver eleição para um dos cargos, o eleitor receberá somente a cédula correspondente à votação para o cargo objeto da eleição.

Locais e horários de votação

- Reitoria: o horário de votação será das 08:00 às 18:00, ininterruptamente, no auditório.

- Campus Avançado Carmo de Minas: a sala de votação foi montada no auditório, que recebe servidores e estudantes das 8h às 21h.

- Campus Inconfidentes: os eleitores devem comparecer às seções de votação organizadas no “Auditório da Cantina”, localizado da Fazenda Escola, das 8h às 21h.

- Campus Machado: a votação ocorrerá no Setor 1, Prédio H, nas salas 101, 102 e 103 (Prédio Pedagógico), das 8h às 21h.

- Campus Muzambinho: Discentes da Sede do Campus Muzambinho votam no Auditório do Prédio H, das 8h às 21h; discentes do CeCAES votam no Laboratório da Licenciatura, das 12h às 21h; e servidores votam no Laboratório de Enfermagem, das 8h às 21h.

- Campus Passos: a votação será no auditório, de 8h às 21h.

- Campus Poços de Caldas: a votação acontecerá nesta quarta-feira, 13/04/2022, das 08h às 21h, na sala 06 do prédio administrativo - Sala de Recursos Multifuncionais/NAPNE, localizada ao lado da Coordenadoria de Ensino e EaD.

- Campus Pouso Alegre: a votação ocorrerá das 8h às 21h, na garagem (onde normalmente ficam os veículos oficiais) ao lado do almoxarifado.

- Campus Avançado Três Corações: a votação acontecerá na Sala de Videoconferência na Unidade 1, das 8 às 21h.

Como votar

Por ordem de chegada, o votante se identificará mediante a apresentação de documento oficial com foto. Em seguida, o votante deverá assinar na frente de seu nome, na lista dos votantes. Neste instante, o votante deve confirmar o seu nome e CPF, presente na lista. Na sequência, cada eleitor receberá duas cédulas na cor correspondente a reitor e diretor-geral, devendo assinalar na quadrícula que precede o nome do candidato de sua preferência numa à cabine de votação.

Confira os documentos de identificação permitidos:

- Carteira de Identidade;

- Carteira Nacional de Habilitação;

- Carteira de Trabalho;

- Certificado de Dispensa de Incorporação;

- Carteira de Reservista, para o sexo masculino;

- Crachá de Identificação Funcional (para servidores);

- Carteira Estudantil, emitida pelo campus (para alunos).

Os alunos que, nos registros do Instituto, não possuírem documento oficial com foto, serão aceitas cópias de documentos, com fotos nítidas, expedidas e autenticadas pela secretaria de cada campus do Instituto.

Quem pode votar

Têm direito a voto os servidores (docentes e técnicos-administrativos) que estiverem em exercício até o dia 11 de março de 2022, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), presenciais e a distância, matriculados até a mesma data.

O discente poderá votar apenas uma vez, independentemente da quantidade de matrículas em cursos e campi do IFSULDEMINAS. Caso o aluno encontre-se matriculado em dois campi distintos, ele poderá escolher o local de sua votação, por meio de formulário (Anexo VIII do edital). Já o servidor que se encontrar também na condição de discente terá direito a voto apenas na condição de servidor e deverá votar na sua unidade de origem, independentemente de sua lotação.

Resultados

O processo de apuração será iniciado após lacrada a última urna e os resultados, divulgados pela Comissão Eleitoral Central no dia 18 de abril. Ao Conselho Superior (Consup), serão encaminhados o relatório sobre o pleito e todos os materiais relativos ao processo de eleição direta. Cabe ao Consup, a análise de possíveis recursos contra o Resultado Final, a homologação e a publicação do resultado oficial das eleições em reunião ordinária dia 04 de maio.

Recursos

Os recursos deverão ser protocolados nas Comissões Eleitorais Locais, dentro dos prazos previstos no cronograma, conforme modelo constante no Anexo IV do edital, com competência de julgamento dos recursos encaminhada à Comissão Eleitoral Central e ao Consup. Ademais, denúncias de irregularidades em todas as fases do processo eleitoral podem ser informadas por meio de formulário constante no Anexo VII do edital.

Acompanhe!

As dúvidas referentes ao processo deverão ser encaminhadas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O cronograma completo das Eleições 2022 pode ser acessado aqui. Além disso, as etapas, notícias e documentos relativos ao processo de consulta à comunidade aos cargos de reitor e diretores-gerais dos campi serão publicados no portal do IFSULDEMINAS, por meio deste endereço eletrônico

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Publibado em: 12/04/2022