Página inicial > PROEN > Certificação ENEM 2017

Certificação ENEM 2017

ascom

Nota do Enem pode ser utilizada para a certificação do Ensino Médio

Edital publicado pelo IFSULDEMINAS orienta o processo de solicitação

-Edital 02/2017

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) torna público, por meio do edital nº 02/2016, o processo de Certificação de Conclusão do Ensino médio ou Declaração de Proficiência com base no Exame Nacional do Ensino Médio 2009 a 2016.

A certificação é gratuita e poderá ser solicitada nos campi do Instituto: Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Campus Avançado Carmo de Minas e Campus Avançado de Três Corações, a partir do dia 23 de janeiro de 2017 e segue até a publicação do novo edital. É destinada às pessoas maiores de 18 anos e que não concluíram o Ensino Médio em idade própria, inclusive às pessoas privadas de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas ou que estão fora do sistema escolar. O participante poderá aproveitar os resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Enem (a partir de 2009) e do Encceja - Ensino Médio realizado no Brasil até 2008 ou o aplicado no exterior.

Os candidatos devem acessar o Edital para conferir os requisitos completos das seguintes solicitações: Certificação do Ensino Médio com base no ENEM de 2012 a 2016; Certificação do Ensino Médio com base no ENEM de 2010 e 2011; Declaração de Proficiência com base no ENEM 2009; Declaração Parcial de Proficiência com base no ENEM de 2012 a 2016 e Declaração Parcial de Proficiência com base no ENEM de 2009 a 2011.

Documentação:

Para solicitação de certificado do Ensino Médio com base no ENEM:

- Requerimento fornecido pela secretaria do Campus (Anexo I);
- Declaração de que não possui o Ensino Médio completo fornecida pela secretaria do Campus;
- Original e cópia da certidão de nascimento ou casamento;
- Original e cópia do RG;
- Original e cópia do CPF;
- Original e cópia do Certificado de Reservista;
- Original e cópia do Título de Eleitor com comprovante de quitação eleitoral;
- Boletim Individual com as notas do ENEM entre 2009 até 2016.

Para solicitação de declaração parcial de proficiência:

- Requerimento fornecido pela secretaria do Campus (Anexo II);
- Boletim Individual com as notas do ENEM entre 2009 até 2016;
- Original e cópia do RG;
- Original e cópia do CPF.

Todos os documentos devem ser apresentados na forma de cópias autenticadas por Cartórios de Registro Civil ou na forma de cópia simples, acompanhadas dos documentos originais que serão analisadas e autenticadas pelos campi do IFSULDEMINAS, com data e assinatura do servidor da seção de registros escolares responsável pelo atendimento.

Após o participante apresentar a solicitação da certificação no campus escolhido, o IFSULDEMINAS terá um prazo de:

- Declaração Parcial de Proficiência – 3 dias úteis
- Certificado de Ensino Médio – 30 dias corridos
- 2ª via de Certificado de Ensino Médio – 30 dias corridos

O certificado ou a declaração deverão ser retirados pelos requerentes ou por seus procuradores no campus onde fizeram a solicitação com apresentação de documento original com foto.

O atendimento será realizado nas secretarias dos campi do IFSULDEMINAS. Confira os endereços:

Campus Endereço
Campus Inconfidentes Praça Tiradentes, 416 – Centro – Inconfidentes/MG.
Tel: (35) 3464-1200
Campus Muzambinho Estrada de Muzambinho – km 35 Bairro Morro Preto – Muzambinho/MG.
Tel: (35) 3571-5063
Campus Machado Rodovia Machado – Paraguaçu – km 03 – Machado/MG.
Tel: (35) 3295- 9721
Campus Pouso Alegre Av Maria da Conceição Santos, 900 – Parque Real – Pouso Alegre/MG.
Tel: (35) 3427-6600
Campus Poços de Caldas Avenida Dirce Pereira Rosa, 300 – Jardim Esperança – Poços de Caldas/MG.
Tel: (35) 3713-5120
Campus Passos Rua Mário Ribola, 409 – Penha II – Passos/MG.
Tel: (35) 3526-4856
Campus Avançado Três Corações Rua Coronel Edgar Cavalcanti de Albuquerque, 61-Chácara das Rosas – Três Corações/MG. Tel: (35) 3232-9494
Campus Avançado Carmo de Minas

Alameda Murilo Eugênio Rubião, s/nº – Bairro Chacrinha – Carmo de Minas/MG.
Tel: 9 9809-7953 (VIVO)

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS