Página inicial > PROEN > 1º Encontro Institucional dos NEGES

1º Encontro Institucional dos NEGES

IFSULDEMINAS promove 1º Encontro Institucional dos Núcleos de Estudos de Gênero e Sexualidade

Foto 10O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) realizou na última quarta-feira (28/02), o primeiro encontro dos Núcleos de Estudos de Gênero e Sexualidade (NEGES). O evento, realizado com o apoio do Campus Machado, foi organizado pela Diretoria de Assuntos Estudantis/Coordenação de Ações Inclusivas e contou com a presença de representantes dos NEGES dos Campi Passos, Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Pouso Alegre.

O primeiro encontro dos NEGES contou com a presença do reitor Cleber Ávila Barbosa, do Pró-Reitor de Ensino, Luiz Carlos Dias da Rocha; da diretora-geral do Campus Machado, Aline Manke Nachtigall; e da diretora de Ensino do campus, Fabiana Lúcio de Oliveira. Durante o evento, o reitor expressou seu entusiasmo e apoio à iniciativa, ressaltando como elas são vitais para fomentar um ambiente acadêmico inclusivo e respeitoso. O dirigente também aproveitou a oportunidade para reforçar o compromisso institucional com a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência sexual, criando uma atmosfera de otimismo e determinação coletiva para mudanças positivas.

Na oportunidade, o pró-reitor de Ensino também manifestou total sintonia e apoio às iniciativas apresentadas, reiterando o contínuo compromisso da pasta no fortalecimento dos Núcleos. E, no seu momento de fala, a diretora-geral do campus anfitrião do encontro destacou que é a primeira mulher a ocupar este cargo no Campus Machado, enfatizou os desafios únicos enfrentados e a importância crítica desta agenda para promover a igualdade de gênero e combater a violência sexual.

Foto 6Pauta
O encontro teve como objetivo principal promover a troca de experiências e fortalecer as ações desenvolvidas pelos NEGES. Com uma programação rica e diversificada, os participantes representantes dos NEGES contaram com o espaço para o compartilhamento da história dos Núcleos dos campi, das dificuldades e resistências enfrentadas, das experiências e práticas bem-sucedidas. Além da troca de conhecimentos, o evento serviu como uma plataforma para prospectar a possibilidade de trabalhos conjuntos, fortalecendo a cooperação entre os campi. A discussão fomentou a ideia de unir os grupos locais para ações conjuntas, ampliando o impacto e o alcance das iniciativas voltadas para questões de gênero e sexualidade dentro da comunidade acadêmica.

Durante o encontro, a servidora Pâmela Oliveira, coordenadora de Integridade e Controle Interno do IFSULDEMINAS, destacou os esforços da Instituição para o cumprimento da Lei nº 14.540/2023 que estabelece o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual. A coordenadora esclareceu que a política será construída com a colaboração dos servidores representantes dos campi e será embasada em diretrizes essenciais, como: capacitação contínua, campanhas educativas e o estabelecimento de procedimentos uniformizados para o acolhimento das vítimas.

Foto 23A coordenadora de Ações Inclusivas, Mayara Lybia, discutiu com os Núcleos sobre as experiências decorrentes do Edital 175/2023. A professora Stephanie Duarte ofereceu uma apresentação sobre o projeto aprovado no Edital 175/2023, denominado "CONEXÃO NEGES". O momento foi enriquecido pela participação ativa dos estudantes bolsistas envolvidos, que corroboraram a importância e o impacto do projeto. Esse momento de compartilhamento e discussão não apenas reforçou o potencial de trabalhos conjuntos entre os NEGES dos campi, mas também abriu espaço para o diálogo sobre melhorias e aprimoramentos para o próximo edital de apoio, visando ampliar ainda mais o alcance e a eficácia das iniciativas voltadas para questões de gênero e sexualidade.

Ao final do encontro, a diretora de Assuntos Estudantis, Aloísia Rodrigues Hirata, realizou uma dinâmica para levantar as ações que podem ser aprimoradas e mantidas, as ações que precisam ser repensadas e as iniciativas que podem ser iniciadas de imediato. Uma das iniciativas acordadas é a construção de uma Cartilha de Prevenção à Discriminação, ao Assédio Moral e às Violèncias de Natureza Sexual junto à comissão responsável pela construção do Programa de Prevenção e Orientação ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual.

De acordo com os organizadores do evento, o encontro foi concluído com uma sensação de união renovada e um compromisso reforçado com a promoção da igualdade de gênero e o combate à violência sexual. Os representantes dos NEGES deixaram o evento com planos ambiciosos para ações conjuntas e a determinação de continuar a fazer do IFSULDEMINAS um lugar de ensino inclusivo, seguro e acolhedor para todos.

Texto: Pâmela Oliveira
Data: 01/03/2024