Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PIBIEI

IFSULDEMINAS lança Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação em Educação Inclusiva (PIBIEI)

Os campi ineressados em participar do projeto devem lançar editais próprios para seleção de bolsistas para atuarem junto ao NAPNE

 

- Chamada aos campi (Edital 161/2023)

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) lançou, nesta semana, a primeira ação do Programa Institucional de Promoção da Igualdade e da Diversidade. O Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação em Educação Inclusiva (PIBIEI) foi criado a fim de contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva.

A proposta do PIBIEI é oferecer bolsas para estudantes de Licenciatura do IFSULDEMINAS que irão acompanhar as ações conduzidas pelos NAPNEs (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) localizados nos campi do Instituto, onde atuarão de forma presencial por até 20 horas semanais, num período de cinco meses, entre agosto e dezembro de 2023.

De acordo com a coordenadora de Ações Inclusivas do IFSULDEMINAS, Mayara Lybia Silva Muniz, esta ação é ofertada a todos os alunos matriculados em cursos de Licenciatura da instituição. “O público-alvo é abrangente, considerando que a formação para o trabalho com alunos com necessidades educacionais específicas é uma demanda de todos os professores, não somente daqueles que realizam o Atendimento Específico e Especializado (AEE)”.

O valor da bolsa PIBIEI será de R$ 750,00 por mês e cada campus será responsável por realizar a própria seleção dos bolsistas, na quantidade máxima de cinco licenciandos por unidade do IFSULDEMINAS. Os campi têm até o dia 07 de julho de 2023 para publicar os editais que irão regulamentar o processo seletivo. Acesse aqui a chamada pública aos campi do Instituto para lançarem editais do PIBIEI.

O recurso destinado para as bolsas do PIBIEI vem da verba adicional recebida pelo IFSULDEMINAS, em maio deste ano, direcionada à Assistência Estudantil. O montante foi repassado pelo Governo Federal que, na época, havia anunciado a recomposição orçamentária das instituições federais de ensino superior. Além do PIBIEI, outras ações institucionais serão contempladas com a verba extra, como o Programa Auxílio Estudantil e futuros editais de apoio aos Núcleos de Estudos e Pesquisa em Gênero, Educação e Sexualidade (NEGES) e de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Data: 30/06/2023
Fim do conteúdo da página