Página inicial > PROEN > Curso de Inglês

Curso de Inglês

IFSULDEMINAS inicia curso de inglês para cerca de oito mil alunos de escolas estaduais

foto1

Nesta semana, o Instituto Federal do Sul de Minas por meio da Pró-Reitoria de Ensino e da Diretoria de Ensino a Distância iniciou um curso de inglês, na modalidade a distância do programa Idioma Sem Fronteiras (ISF), para cerca de 8 mil alunos do Sul e Sudoeste de Minas. Ao todo, foram contempladas pela iniciativa mais de 200 escolas em 188 municípios. O público atendido inclui estudantes dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio, além de professores e servidores de escolas estaduais dos municípios abrangidos pelas superintendências regionais de ensino de Pouso Alegre, Varginha, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Caxambu e Campo Belo.

A parceria pioneira com o Governo de Minas surgiu de uma proposta feita pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, à secretária de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo dos Santos, no início do ano. Em junho, o acordo foi discutido durante uma reunião realizada com as superintendências de educação do Sul e Sudoeste de Minas (acesse). Para oficializar a parceria, o representante da Secretaria Estadual de Educação, Hércules Macedo, assinou um convênio simbólico durante a realização do Fórum de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, promovido pelo IFSULDEMINAS na cidade de Poços de Caldas.

Desde então, a Diretoria de Ensino a Distância do IFSULDEMINAS iniciou a programação das atividades para oferta do curso com a realização de processo seletivo para contratação de instrutores, gravação de videoaulas e preparação dos conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma de conteúdos on-line que pode ser acessada pelo endereço: http://isf.ifsuldeminas.edu.br/.

Giovane José da Silva, diretor de Ensino a Distância, explica que os materiais estão sendo produzidos e disponibilizados pela Diretoria de EaD da Reitoria, com o apoio da Diretoria de Tecnologia de Informações e Comunicações (DTIC), Assessoria de Comunicação e também conta com a parceria firmada entre o IFSULDEMINAS e a TV Câmara de Pouso Alegre, onde as videoaulas estão sendo gravadas. “Até o fim de 2018, o projeto prevê o atendimento a 51 mil alunos em 1700 escolas públicas de Minas Gerais”.

Cristiane Steiger Ferreira, analista educacional da Superintendência de Educação (SRE) de Poços de Caldas, comenta que há um grande entusiasmo dos diretores e professores em relação à oferta do curso e oportunidade de aperfeiçoamento. “Entre os servidores da SRE que também são cursistas, como eu, todos têm demonstrado muito interesse e estão animados para os estudos, pois acreditamos que, sobretudo no nosso trabalho, cuja matéria-prima é a educação, devemos estar em permanente aprendizagem”.

foto2

A assessora pedagógica da Superintendência de Educação de Caxambu, Giselle Amaral, comentou que receberam com muita satisfação a notícia sobre a oferta do curso de inglês na modalidade a distância. “Dividimos as vagas entre as escolas, porém, várias delas solicitaram mais vagas já que tinham muitos alunos interessados. Até os professores e servidores solicitaram a participação no curso, reivindicação esta que foi atendida para alegria de todos. Não é sempre que temos a oportunidade de um curso deste tipo, totalmente a distância e gratuito."

Em Ilicínia, o início das aulas do curso de inglês empolgou os alunos que participaram das atividades no polo do município. Eles realizaram o primeiro acesso ao curso e acompanharam a aula. Já no município de Cruzília, Eric Brito, professor facilitador da Escola Estadual São Sebastião, contou que reuniu os alunos inscritos no laboratório de informática da escola e orientou sobre como navegar na plataforma. Ele explicou que os alunos não apresentaram dificuldades e ainda ficaram muito otimistas e reconheceram o valor de um certificado obtido por meio de instituição federal. “Eles gostaram muito e estão animados para começar as lições. Já criaram um grupo no WhatsApp para tirar dúvidas e trocar experiências.”

Sobre o curso de inglês

foto3O curso tem a duração de um semestre com duas videoaulas semanais e uma série de atividades interativas e autoavaliativas, compondo o conteúdo de um total de 18 lições. Os exercícios e atividades estão disponíveis na plataforma on-line, cujo acesso é exclusivo para os participantes. O curso também conta com webnários quinzenais, seminários virtuais para tirar as dúvidas. Além disso, os estudantes também poderão obter a ajuda de professores facilitadores. Eles fazem parte do quadro de professores da Rede Estatual e atuarão, de maneira voluntária, na própria escola, acompanhando de perto e de forma mais próxima as principais dificuldades dos alunos.

De acordo com o coordenador de cursos a Distância do IFSULDEMINAS, Evandro Moreira Silva, esse curso tem como objetivo auxiliar os alunos das escolas públicas na aprendizagem do Inglês. “Algumas pessoas tem dúvidas sobre a possibilidade de aprender inglês na modalidade a distância, mas o ambiente virtual de aprendizagem tem muitos recursos disponíveis, como ferramentas de repetição, de correção gramatical interativa, exercícios com imagens sugestivas, webconferências, material didático virtual interativo, entre outros.”

Libras

Além do curso de inglês para estudantes da rede estadual, o IFSULDEMINAS também ofertará o curso de Libras no Atendimento ao Público para servidores da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O formato das aulas será o mesmo com disponibilização de videoaulas, atividades na plataforma e webnários para esclarecimento de dúvidas.