Página inicial > PROEN > Cursos superiores EaD

Cursos superiores EaD

IFSULDEMINAS é credenciado para oferta de cursos superiores na modalidade a distância

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) foi credenciado pelo Ministério da Educação para ofertar cursos superiores na modalidade a distância. O ato de credenciamento foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 19 de julho, com homologação para um prazo máximo de recredenciamento de oito anos, em função dos bons indicadores da Instituição.

O reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, explicou que o credenciamento do IFSULDEMINAS para oferta de cursos superiores a distância é o resultado de várias ações para a institucionalização dessa modalidade de ensino no Instituto. "Esse é um importante passo para o atendimento das necessidades da sociedade, na busca de profissionais cada vez mais capacitados, em consonância com a dinâmica do mundo moderno, que exige que o estudante tenha oportunidade de ensino em diferentes ambientes".

Processo de credenciamento

Após o trâmite que ocorreu dentro dos prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação, teve inicio o processo de credenciamento do IFSULDEMINAS com o preenchimento de formulários a partir de 2011, solicitando a autorização do curso de Pedagogia. Entre os dias 09 e 12 de abril de 2014, a instituição recebeu a visita de uma comissão de avaliação do Inep, na qual recebeu o Conceito 4 (escala de 1 a 5). (Confira o resumo das avaliações e conceitos nas diferentes dimensões no Parecer: 167/2016).

A decisão do Conselho Nacional de Educação foi proferida em sessão no dia 10 de março de 2016, com parecer favorável publicado no Diário Oficial da União em 19 de maio de 2016. Nesta terça-feira, 19 de julho, finalmente foi publicada a Portaria MEC nº 660 que credencia o IFSULDEMINAS. Todas estas fases foram acompanhadas pela instituição, até mesmo em visitas presenciais ao Conselho Nacional de Educação e ao Ministério da Educação.

Para o pró-reitor de Ensino, Carlos Alberto Machado Carvalho,“o credenciamento do IFSULDEMINAS para oferta de cursos Superiores a distância muito contribuirá para a construção justa, de uma educação que deve universalizar, incluir e harmonizar a diversidade. Este credenciamento será de extrema importância para o Instituto bem como, estratégico no desenvolvimento de ações e projetos, sobretudo, para a eminente necessidade de ações de formação continuada de professores do Ensino Básico, conforme objetivos dos Institutos Federais previstos pela lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008.”

Texto: Carlos Alberto Machado Carvalho adaptado pela Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria
19/07/2016